x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 122

CRC para militar da ativa

Matheus Pierre

Matheus Pierre

Iniciante DIVISÃO 1 , Oficial
há 35 semanas Sábado | 6 setembro 2025 | 20:16

Fui realizar o requerimento cadastro profissional para fazer o primeiro registro da carteirinha CRC e há um campo que solicita o número do Certificado de Reservista, mas eu não possuo, pois sou militar da ativa. Já concluí a graduação e fui aprovado no exame, faltando somente o cadastro pra seguir com a emissão da carteira. Existe alguma legislação que me impeça de ter a carteira por ser militar da ativa ? Caso não tenha, como devo preencher o campo do número do certificado ? Posso botar o número da minha identidade militar ? 

Visitante não registrado

há 6 semanas Quarta-Feira | 1 abril 2026 | 23:05

Resposta objetiva:
Não existe impedimento legal para militar da ativa possuir registro no CRC. Você pode se registrar normalmente. Quanto ao campo “Certificado de Reservista”, para militar da ativa ele não se aplica, devendo ser informado conforme orientação do CRC (normalmente: deixar em branco, inserir “não se aplica” ou utilizar documento militar equivalente, se o sistema exigir).
Fundamentação:
O registro profissional é regulamentado pelo Conselho Federal de Contabilidade, especialmente pela Resolução CFC nº 1.707/2023 (registro profissional).
A exigência de quitação militar decorre da legislação geral (Lei nº 4.375/1964 – Serviço Militar), porém:
Militares da ativa já estão em situação regular com o serviço militarO certificado de reservista é exigido apenas para civis do sexo masculino
Logo, não há vedação ao registro, nem exigência literal de certificado para quem está em serviço ativo.
Pontos de atenção:
Alguns sistemas dos CRCs estaduais não estão totalmente adaptados e podem exigir preenchimento obrigatório do campo