x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 38

Ênfases da contabilidade

Daniel S.Jesus

Daniel S.jesus

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Qualidade
há 2 dias Domingo | 4 janeiro 2026 | 13:22

Olá colegas, sou estudante de contabilidade e durantes meus estudos fiquei com uma questão em mente relacionada a ênfase usada para normatizar a contabilidade societária/Financeira. É o seguinte, bem sei que a contabilidade se vale de varias ênfases, pressupostos e teorias  para fundamentar sua estrutura conceitual, a contabilidade financeira tem objetivo de informar os usuários externos (Investidores e Credores) das capacidades financeiras das entidades, com a globalização foi necessário que houvesse uma padronização internacional contábil, porque "cada país fazia contabilidade de um jeito" e acabavam havendo divergências entre a contabilidade conhecida pelo usuário externo de outro país e a contabilidade praticada pela entidade local, assim, creio eu,  foram adotados princípios contábeis, que favoreçam esses usuários,  para convergir a contabilidade internacionalmente. Paralelamente, cada país, geralmente para fins fiscais, tem seus padrões próprios de contabilidade, o qual as entidades devem adotar para prestar contas com esses governos. Para fins internos das organizações, as empresas podem adotar as características que quiserem das teorias contábeis. Enfim, tendo em vista essa característica da contabilidade, é possível se falar de uma contabilidade correta? Ou sempre vai depender dos objetivos e ênfases adotados? E ainda, adotar uma ênfase que atenda os interesses do mercado financeiro, como se faz atualmente para normatização da contabilidade societária,  traz algum tipo de prejuízo para a compreensão da realidade patrimonial das entidade?
  

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 1 dia Segunda-Feira | 5 janeiro 2026 | 10:19

Daniel S.jesus,

Olá colega, seus questionamentos são pertinentes. Mas a contabilidade prática em si é muito mais abrangente do que se lê em teorias, tentarei responder seus questionamentos com base no que penso ser a realidade de muitos profissionais:

Enfim, tendo em vista essa característica da contabilidade, é possível se falar de uma contabilidade correta? Ou sempre vai depender dos objetivos e ênfases adotados?
A contabilidade possui seus normativos, além disso, DEVE seguir a exigência do fisco, ou seja, o que a legislação tributária/fiscal e procedimental exigir. 
No entanto, a contabilidade ainda que siga essas normas, deverá seguir a ESSÊNCIA da primazia sob a forma, ou seja, sobre o FATO REAL e não apenas o fato fictício.
Com isso, sua dúvida sobre uma contabilidade correta vai depender do controle da entidade, ou seja, o contador DEVE seguir os fatos contábeis mais próximos da exatidão e realidade. Portanto, sim a afirmação de contabilidade correta prevalece sobre essa hipótese de depender de cada caso. No entanto, é sabido que pequenos empresários possuem algumas resistências, ai cabe o contador orientar todos prós e contras sobre seguir ou não a regularidade contábil.

E ainda, adotar uma ênfase que atenda os interesses do mercado financeiro, como se faz atualmente para normatização da contabilidade societária,  traz algum tipo de prejuízo para a compreensão da realidade patrimonial das entidade?
Pelo contrário, seguir os relatórios para fins específicos trazem benefícios para a entidade, pois a contabilidade tem como objetivo fornecer informações aos usuários desta. Embora as normas discriminem demonstrações financeiras, nada impede a entidade criar relatórios gerencias visando o cumprimento de solicitações de investidores (mercado) para uma melhor explicação do patrimônio, com isso, mais uma vez, voltamos que a contabilidade utiliza-se da primazia da essência sob a forma, sempre respeitando é claro o regramento contábil.


Creio que fui bem sintético, caso possua mais dúvidas nos informe.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade