Daniel S.jesus
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar QualidadeOlá colegas, sou estudante de contabilidade e durantes meus estudos fiquei com uma questão em mente relacionada a ênfase usada para normatizar a contabilidade societária/Financeira. É o seguinte, bem sei que a contabilidade se vale de varias ênfases, pressupostos e teorias para fundamentar sua estrutura conceitual, a contabilidade financeira tem objetivo de informar os usuários externos (Investidores e Credores) das capacidades financeiras das entidades, com a globalização foi necessário que houvesse uma padronização internacional contábil, porque "cada país fazia contabilidade de um jeito" e acabavam havendo divergências entre a contabilidade conhecida pelo usuário externo de outro país e a contabilidade praticada pela entidade local, assim, creio eu, foram adotados princípios contábeis, que favoreçam esses usuários, para convergir a contabilidade internacionalmente. Paralelamente, cada país, geralmente para fins fiscais, tem seus padrões próprios de contabilidade, o qual as entidades devem adotar para prestar contas com esses governos. Para fins internos das organizações, as empresas podem adotar as características que quiserem das teorias contábeis. Enfim, tendo em vista essa característica da contabilidade, é possível se falar de uma contabilidade correta? Ou sempre vai depender dos objetivos e ênfases adotados? E ainda, adotar uma ênfase que atenda os interesses do mercado financeiro, como se faz atualmente para normatização da contabilidade societária, traz algum tipo de prejuízo para a compreensão da realidade patrimonial das entidade?