x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 74

Assumir concurso de contador em câmara municipal?

Lucas

Lucas

Iniciante DIVISÃO 4 , Agente Administrativo
há 4 horas Segunda-Feira | 1 junho 2026 | 09:55

Pessoal, queria ouvir opiniões de quem já passou por uma situação parecida.

Tenho 23 anos, sou contador e atualmente trabalho na iniciativa privada em cargo de liderança, 42h semanais, salário bruto ~R$ 7,2 mil + R$ 1,2 mil de VA + plano de saúde. Trabalho é perto de casa, tenho estabilidade e domínio da função, mas tenho bastante desgaste mental, cobrança, responsabilidades e sinto que isso impacta meus estudos.

Recentemente fiquei em 1º lugar para contador em uma Câmara Municipal pequena (20h semanais). Pelo que conversei com servidores de lá: trabalho é tranquilo e organizado, ambiente parece bom, possibilidade real de concentrar carga horária em alguns dias e não precisar cumprir 4h todos os dias da semana, trabalho parcialmente remoto, contador atual trabalha presencialmente basicamente 1 dia/semana e a ideia seria mais manter a estrutura funcionando do que pegar algo caótico

Cenário aproximado:
Atual:
líquido + benefícios ≈ R$ 6,9 mil/mês
Câmara: líquido + VA ≈ R$ 5,2 mil/mês, ainda teria custos maiores com deslocamento e plano de saúde.
Na prática, perda próxima de R$ 2 mil/mês.

Minha dúvida é: Sou concurseiro, estou me preparando para concursos de controle, e gostaria de ouvir a experiência de pessoas que já passaram por decisões parecidas, eu consigo viver com essa queda na renda, mas ficaria no limite.

Tenho possibilidade de buscar renda extra como contador ou dedicar o tempo livre 100% em estudos para os próximos concursos. Quem já trocou renda por tempo/qualidade de vida para estudar ou assumir cargo escada se arrependeu? O ganho de tempo compensou? Como foi a adaptação financeira?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies