x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 14

Conteúdo no YouTube sobre contabilidade

Daniel S.Jesus

Daniel S.jesus

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Qualidade
há 4 horas Sábado | 6 junho 2026 | 20:01

Boa noite meus colegas da área contábil. Estava pesquisando alguns conteúdos de contabilidade no YouTube e acabei percebendo que a grande maioria dos assuntos sobre contabilidade nessa rede são voltados a concursos públicos ou são profissionais contábeis criando conteúdo para vender de seus serviços, há ainda uma pequena parcela de vídeos de faculdades e alguns poucos vídeos de entrevistas e professores dando aulas ou ministrando palestras. Comparando o tipo de conteúdo disponível na internet sobre contabilidade com outras áreas a diferença é gritante, dentro da nossa área de Ciências Sociais aplicadas, tomando por exemplo a economia, encontramos vários canais de economistas discutindo teorias econômicas, comentando acontecimentos econômicos, defendendo um ponto de vista sobre a economia, explicando conceitos e temas da área sem ser propriamente um acadêmico ativo da área, alguns vídeos tem até um teor de entretenimento, temos por exemplo o Paulo Gala na área de economia, em comparação não consigo encontrar nada desse tipo da área de contabilidade, em outra áreas não ligadas tanto a economia, por exemplo a psicologia, temos vídeos mostrando como conceitos psicológicos se apresentam no cotidiano, temos o psicanalista Cristian Dunker que discute e explica tamas da psicanálise, participa de programas no Youtube analisando situações com base nas teorias da área de formação dele, em contabilidade não vejo ninguém discutindo um novo CPC de forma crítica, ressaltando o porque daquelas escolhas, as implicações, vieses outras alternativas, quase não se  vê pessoas analisando demonstrações contábeis reais, é muito difícil ver alguém explicando de forma acessível para não contadores conceitos contábeis e como eles podem ser aplicados no cotidiano e nos negócios. Não sei se estou sendo injusto com nossa área, mas as vezes me parece que ,até mesmo na parte mais teórica, Contabilidade acaba caindo no modus de se pensar como aplicar tau pronunciamento, tal lei, sem muita reflexão, sem questionando, sem invocação, ou parece que a maioria só tem interesse em decorar conceitos para passar em concursos 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies