x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 8

acessos 2.170

Contador na era global

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 9 outubro 2010 | 11:39

Bom dia,

Quando você fala em mentalidade global, eu entendo o seguinte:

1 - Ser um profissional atuante,
2 - Desemvolver trabalhos que vão contribuir para o fortalecimento da classe,
3 - Não achar que sabe de tudo e parar de pesquisar (aprender),
4 - Ter humildade para procurar meios externos de consulta,
5 - Integralizar-se com outras culturas para conhecer seus metodos de trabalho,
6 - Inovar
7 - Investir
8 - Dentre outros,

Espero que seja isto, caso não discutiremos adiante.

Abraços.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Marcos A. Canavezzi
Articulista

Marcos A. Canavezzi

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 17:35

Creio que devemos incluir na lista do Colega José Placido o Seguinte:

Falar menos contabilês e procurar falar no idioma do empresário.

é disso que eles precisam em qualquer lugar do mundo.

JOSÉ CLAUDIO PEREIRA

José Claudio Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Controlador(a)
há 13 anos Domingo | 21 novembro 2010 | 23:42

No meu entender estamos em um novo momento do fazer contábil, onde socializamos com diversos seguimentos que são atividades intercontabilidade, daí, nós profissionais da contabilidade temos que estar sempre interagindo como se gestores fóssemos. Isto nos obriga a articular as convergências que esta posta na internacionalização da contabilidade via Institutos Internacionais, onde o Brasil tem assento....

A contabilidade é uma ciências de grande relevância no desenrolar operacional independente do seguimento, pode-se observar que a contabilidade inicia na ideia do projeto ou meta com a seu custo, no oçamento da compra com o custo do operário que o executa, em todos os meios não importando onde, como e a dimensão. O fazer contábil vai sempre estar presente.

Nós contabilistas somos multi-funcionais.

PRETENDO INGRESSAR NO MESTRADO EM 2012-1.
PRECISO DE INFORMAÇÃO SOBRE IES QUE OFERTAM O MESTRADO PROFISSIONAL NA AREA DE CONTABILIDADE. ESTOU PRETENDENDO A FUCAPE.
SOU COORDENADO DE CURSO DE C. CONATBEIS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Roberto Alves Alencar Machado

Roberto Alves Alencar Machado

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 25 novembro 2010 | 00:52

No meu ponto de vista a humildade da pessoa é muito util não apenas na fase de aprendizado da contabilidade, mas em todos os meios, seja na vida pessoal, na faculdade, onde quer que for.

A pessoa deve pedir ajuda para com os outros sempre que tiver alguma duvida;
Ler bastante;
Conversar com profissionais da área, professores, amigos...
Sempre estudar além da sala de aula, porque você tem que gostar do que está estudando, nao basta fazer os exercicios de casa, que são repassado pelo professor..

Você tem que ir além... ler... pesquisar, tirar duvidas, ler artigos.

Seguindo algumas dicas nesse sentido, conserteza você será um bom profissional capacitado, e com grande valor no mercado.

Denise Carmo de Almeida

Denise Carmo de Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 3 janeiro 2011 | 16:09

Acredito que o Contador, como disse nosso colega Marcos, tem que deixar de falar o "contabilês" e adequar a informação a quem escuta, ou seja, entender que a maioria das pessoas não conhece contabilidade, e que não adianta nada usar tantos termos técnicos. A informação tem que ser passada para o fácil entendimento do ouvinte.
Abraços!!!

Denise Carmo de Almeida
Josiane Schneider

Josiane Schneider

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 3 janeiro 2011 | 17:02

Todas essas mudanças nas normas internacionais são claro muito importantes, mas percebo principalmente em sala de aula, que muitos estão esqueçendo de outras mudanças como o SPED e a NF-e, isso vem tirando o sono de muita gente...

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 3 janeiro 2011 | 19:26

Ao meu ver, aquela imagem de contador com a chapeleta e lápis pendurado acima da orelha, e seus vários envelopes pardos com um monte de documentos ficou com dias contados desde a chegada era do conhecimento.

Pois, hoje o profissional que está correndo contra o tempo, o faz porque, não percebeu as mudanças a seu redor.

O SPED, NF-e, CT-e, EFD, ECD, E-fopag, é somente a ponta do iceberg. Olha que já se fala emprego da Identificação por Radiofrequência (RFID) para rastrear mercadorias.

O contador atual com mentalidade global é aquele que deixou sua versão 1.1 de lado, adentrou a uma versão 2.0 de sua profissão. Onde seu conhecimento geral e especifico monta não somente as de sua área de atuação, mas também de outras áreas tais como: gestão, planejamento, recursos humanos e até a tecnologia da informação.

É o contador que deixou aquela imagem desgastada de recebedor de envelopes pardos para contabilização, o fazedor de darf's, dando lugar ao contador/gestor, que trabalha além da informação social, ligado em TI, nas leis, atua no gerenciamento das informações como também na tomada de decisões de sua área, e por muitas vezes nas decisões de outros gestores empresariais.

E se você profissional, ainda não acompanhou tais mudanças, corra que ainda dá tempo, pois IFRS, Convergência, SPED e tantos outros é só o começo.

Um forte abraço!

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.