x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 7

acessos 3.219

Importancia da contabilidade p/ gestão empresarial

Marcos Antonio Zambianco

Marcos Antonio Zambianco

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Financeiro
há 14 anos Terça-Feira | 26 outubro 2010 | 17:39

A Contabilidade é uma importante fornecedora de informações para a equipe de gestão da empresa?
A Contabilidade pode ajudar na tomada de decisões?
As empresas que utilizam o contador apenas como um apurador de tributos pode estar perdendo importantes informações para a tomada de decisão?
Qual a opinião sobre esses tópicos?

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 28 outubro 2010 | 18:28

A Contabilidade é uma importante fornecedora de informações para a equipe de gestão da empresa?

Minha opinião: Não só é importante, como é necessária, juntamente com uma equipe que preze por uma gestão onde os diversos setores de uma empresa trabalhan em armonia.

A Contabilidade pode ajudar na tomada de decisões?

Minha opinião: Sim, a contabilidade é o principal meio de informações acerca de tomadas de decisões, pois trata das informações que são vitais para qualquer empresa.

As empresas que utilizam o contador apenas como um apurador de tributos pode estar perdendo importantes informações para a tomada de decisão?
Qual a opinião sobre esses tópicos?

Minha opinião: com certeza perde, quando se contrata um profissional contábil, deve-se exigir dele (desde que pague) para que este faça parte dos projetos da empresa em busca dos resultados esperados.

Espero ter ajudado

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Plácido Filho

Plácido Filho

há 14 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2010 | 16:37

Boa tarde, Ronaldo

Pelo que sei as empresas do Simples não destatam (não geram crédito de ICMS nem de IPI)daí voçe olhando a nota se tiver destaque de ICMS ou IPI elas não são do Simples. É uma maneira não sei se existem outras.

Abraços.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 6 novembro 2010 | 09:59

Bom dia José Plácido dos Santos Filho!

Diferentemente do que disse o amigo José Plácido dos Santos Filho, o simples fato de "tiver destaque de ICMS" não é o bastante para concluirmos que uma empresa "não são do Simples".

Isto porque o Artigo nº 23 da LC nº 123/2006 permite às empresas optantes pelo Simples Nacional a informação e destaque do valor do ICMS que poderá ser creditado pela empresas não optantes por este regime de tributação.

Para se ter certeza, e de "forma oficial", que uma empresa é (ou não) optante pelo Simples Nacional, basta fazer a consulta, através do nº do CNPJ da empresa, no Portal do Simples Nacional, clicando no item "Consulta de Optantes".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Plácido Filho

Plácido Filho

há 14 anos Sábado | 6 novembro 2010 | 10:29

Bom dia, Sr. Wilson

Agradeço a correção da informação colocada por mim, só quiz ajudar, porém eu acredito que a pergunta da colega se referia apenas "olhando uma nota fiscal", por isso destaquei minha resposta apenas como exemplo o ICMS e o IPI.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 6 novembro 2010 | 11:03

José Plácido dos Santos Filho,

Como eu disse em minha mensagem anterior, consultando o CNPJ (que consta na NF) da empresa no Portal do Simples Nacional, temos uma consulta de "forma oficial", se a empresa é (ou não) optante pelo Simples Nacional.

Agora, se a questão for constatar se uma empresa é (ou não) optante pelo Simples Nacional apenas na análise de uma NF emitida por esta empresa, (mesmo que não recomendado) basta verificar se consta a expressão "DOCUMENTO EMITIDO POR ME OU EPP OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL", conforme determinação constante no Inciso I, §2º, Artigo 2º da Resolução CGSN nº 10, de 28 de junho de 2007.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Plácido Filho

Plácido Filho

há 14 anos Sábado | 6 novembro 2010 | 11:12

Que fique registrado minhas desculpas e meu obrigado ao Sr. Wilson por sua determinação em esclarecer nossas dúvidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: