x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 1.616

Duvidaa Contábeis...

Rafael de Carvalho Machado

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 14 anos Segunda-Feira | 1 novembro 2010 | 22:20

Andei estudando um pouco sobre contabilidade, mas, uma coisa não ficou muito clara para mim.

Uma empresa pode obter um prejuízo contábil, porém ter excedente de caixa? Quem puder me ajudar e se puder também exemplificar para ficar mais claro o exemplo. Será de uma grande valia para mim.

Obrigado e parabens pelo "portal" que ajuda muito os curiosos e os profissionas.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 2 novembro 2010 | 10:13

Rafael, pode sim.

O saldo de caixa pode se justificar por entrada de numerários advindos de financiamentos, integralização de capital ou de outras fontes que não sejam RECEITAS e sim, oriundas do Passivo Circulante.

EXEMPLIFICANDO:

1 - Financiamento contraido no Banco tal, no valor de R$ 30.000,00

D - Bancos (AC)
C - Financiamentos (PC)

2 - Com parte desse recurso (veja que não se trata de receitas), pagou por exemplo, a fl. do mês, no valor de R$ 10.000,00:

D - Salarios (CR)
D - Bancos (AC)

Veja que nos dados hipotéticos acima, voce terá prejuízo de R$ 10.000,00 e uma sobra de caixa de R$ 20.000,00.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 14 anos Terça-Feira | 2 novembro 2010 | 15:36

Muito obrigado pelo esclarecimento hugo. Será de grande valia para mim.
eu possuo mais uma dúvida, se puder me ajudar mais uma vez.

Apresentand resultados em união de diretoria, foi verificado que,apesar do indicador de liquidez corrente da empresa ser de 1,20, neste mesmo período, o indicador de liquidez geral é de 0,85. o diretor operacionalargumentou que seria impossível, pois um indicador de liquidez geral não pode ser menor do que o de liquidez corrente.

A minha dúvida é se o diretor operaciona está certo ou errado em sua análise e o porque?

Obrigado!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 2 novembro 2010 | 15:54

Rafael, boa tarde.

Primeiramente seria interessante que voce postasse o seu parecer a respeito, para que eventuais esclarecimentos tivessem um ponto de partida para nossas conversações, ou seja, trabalharíamos em cima das suas considerações.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
João Evaristo Ferreira Filho

João Evaristo Ferreira Filho

Bronze DIVISÃO 3 , Professor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 12:57

Rafael e possível
A situação de uma empresa é idêntica a sua situação financeira veja:
Considere você como uma empresa. Você trabalha o mês de outubro todo e recebe um montante bruto por este trabalho, R$ 2.000,00 este valor que você acabou de receber (dinheiro ) é o seu caixa mais com este valor você paga de transporte R$ 100,00, de IPTU do mês R$ 20,00 de seguro do veículo do mês R$ 150,00, logo você tem no bolso (caixa) ainda 1.730,00
Ai você vai no Mercado e faz uma compra de 730,000 para este mês (alimento que será consumido neste mês) , observe que este valor não saio do seu CAIXA, não aconteceu desembolso, mais a sua economia deste mês será de apenas R$ 1.000,00 e não R$ 1.730,00 que é o valor que você tem em dinheiro no bolso.
Sendo assim o seu lucro é de 1.000,00 e um caixa de 1.730,00
Transferindo para a empresa , nem tudo que ela paga no mês ou recebe é uma despesa ou receita daquele mês. Um bom exemplo é o 13º salário que é pago em novembro e dezembro , mais para a empresa e uma despesa de 12 meses e não destes 02 meses (11 e 12 ) que são pagos.

Quanto a segunda duvida o diretor esta correto , liquidez corrente entra só o corrente da empresa (caixa, banco e aplicação imediata ) quanto que a liquidez geral entra outras contas como duplicatas a receber, estoque etc , logo nunca vai ser menor
João

Camila de Alencar Gama

Camila de Alencar Gama

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 9 novembro 2010 | 16:27

Boa tarde
Estou estudando para fazer uma prova e fiquei com dúvida em duas questões será que alguém poderia me ajudar?
Nesta primeira questão tenho que montar o balancete de verificação e a minha dúvida é onde colocar o pdd, se no lado devedor ou credor e porque?E como calcular as reservas de capital?
Na segunda questão fala sobre conciliação Bancária, estou com dúvida em qual lado colocar e como fazer. Se for mais fácil eu posso enviar as questões por e-mail.
Grata,
Camila

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade