x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 8

acessos 3.051

Orientação sobre livros

Nilton

Nilton

Bronze DIVISÃO 5
há 14 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2010 | 12:15

Ola.
Estou querendo me aprofundar sobre a contabilidade tributária.
Alguém poderia me orientar qual livro/autor/edição é interessante eu estar adiquirindo atualmente?

Quero aprender desde o início sobre substituição tributária, ipi, icms, ncm, etc...

Por favor, peço uma orientação de qual obra, manual, apostila devo estar lendo para ter entendimento sobre o assunto.

Obrigado!!!

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2010 | 16:51

Boa tarde, Nilton

Antes de tudo é interessante que voçê procure estudar a LEI Nº 5.172 (denominada Código Tributário Nacional) nessa lei voçê encontra as bases legais para todos os tributos aplicados no Brasil.

Abraços

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Ricardo Santos

Ricardo Santos

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 9 novembro 2010 | 18:13

Olá Nilton,

Concordo com o Sr. José, para iniciar o aprendizado sobre tributos vc terá que ler o Código Tributário Nacional (CTN), a Constituição Federal (CF 1988) a partir do artigo 145, terá também que estudar sobre Direito Tributário. para este último eu recomendo a leitura do Curso de Direito Tributário, Hugo Ribeiro, 31ª Edição.

espero ter contribuído.
lembrando q essas recomendações é pra início, depois vc ler a legislação específica de cada tributos...

boa sorte e bons estudos

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 17:39

Leia também

Direito Tributário de Vittorio Cassone - ed. Atlas

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Nezio Jose da Silva

Nezio Jose da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Consultor(a)
há 14 anos Domingo | 28 novembro 2010 | 23:22

Procure apostilas gratuitas na internet sobre direito e planejamento tributario. Use as extensoes pdf ou doc.

Bons estudos e meus parabéns, essa é uma área que cresce a cada dia no Brasil.

ALESSANDRA DE SOUSA FERREIRA

Alessandra de Sousa Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3 , Tecnólogo
há 14 anos Segunda-Feira | 27 dezembro 2010 | 10:36

Bom Dia,

Estou terminando minha pós em direito tributário e estou a procura de livros com o tema Direito Tributário Internacional, mas estou sentindo muitas dificuldades em encontrar...Alguém poderia auxiliar-me com alguma indicação de quais livros / autores pesquisar?

Também tenho um trabalho para entregar sobre IPTU mas também não sei qual(is) melhor(es) autores /livros para pesquisa.

Abraços.

JOAQUIM RODRIGUES NETTO

Joaquim Rodrigues Netto

Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Controladoria
há 14 anos Segunda-Feira | 27 dezembro 2010 | 15:39

Caros Forenses,

Segue abaixo indicações de livros para leituras:

1) Manual de Contabilidade Tributária (inculindo aspectos fiscais das Leis nº 11.638/07 e 11.941/09 RTT)
Autor: Paulo Henrique Pêgas
Editora: Freitas Bastos

2) Curso Prático de Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Tributos Conexos (CSLL - PIS - COFINS)
Autores: Silvério das Neves / Paulo E. Viceconti / Francisco Aguiar
Editora: Frase

3) Imposto de Renda das Empresas (Interpretação e Prática)
Autores: Hiromi Higuchi / Fábio Hiroshi Higuchi / Celso Hiroyuki Higuchi
Editora: IR Publicações

Atenciosamente,

Joaquim Rodrigues Netto
Contador

Joaquim Rodrigues Netto
Gerente Fiscal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade