x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.263

Transferência de prejuízo fiscal - Brasil/EUA

Alejandro Augusto Sainz de Vicuña Alves Poinho

Iniciante DIVISÃO 1 , Publicitário(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 10 novembro 2010 | 00:30

Prezados,

Estou estudando finanças e contabilidade em um livro indicado pela universidade de um autor norte-americano. Bom, ao menos ele tem por parâmetro a legislação tributária norte-americana. Isso cria algumas confusões e me parece que a própria professora se confundiu feio. Ou talvez eu tenha me expressado mal e isso vocês também podem avaliar. Como está demorando para que eu tenha um retorno à minha dúvida, transcrevo aqui o e-mail trocado com ela:

E-MAIL 1 (pergunta)

"Prezada X,

Estou lendo o capítulo 1 e 2 do Gitman, no material didático, e ele é feito em cima da contabilidade e da legislação norte-americana. Isso traz alguns problemas, pois tenho que pesquisar o equivalente nacional.

De momento, tenho uma dúvida. Segundo as legislação fiscal norte-americana, uma empresa pode transferir o prejuízo fiscal para até 2 exercícios anteriores ou para até 20 anos futuros! O que diz a legislação nacional sobre isso e como é possível retroagir com o prejuízo fiscal? Os tributos dos exercícios anteriores já não teriam sido pagos? Retroagir implica o quê? Restituição fiscal? O Governo devolve dinheiro para a empresa que retroage um prejuízo fiscal?

Obrigado,

Alejandro."

E-MAIL 2 (resposta)

"Olá Alejandro

Veja O principio da irretroatividade da lei tributária.

Tem previsão no artigo 150, inciso III, alínea "a" da nossa Carta Maior[18]. O principio da irretroatividade da lei tributária impede que os entes tributantes cobrem tributos relativos a fatos geradores ocorridos antes do inicio da vigência da lei. Este princípio não se atém à data de publicação, mas à data da vigência."

E-MAIL 3 (réplica)

"Oi X,