Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.867

william machado silveira

William Machado Silveira

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 23:05

Como fazer o lançamento contabil de estoques de produtos em elaboração. Tendo vista que o não lançamento dos custos de materia prima , insumos impacta no resultado do exercicio.:

Débito : Estoques - MP
Crédito: Fornecedores

Débito: Produto em elaboração
Crédito: Estoque - MP

Débito: Produto acabado
Crédito: Produto em elaboração

Débito : Custos de produtos e serviços vendidos
Crédito: Produtos acabados

Débito : Clientes
Crédito: Receitas de vendas

Perguntas:
1 - Estes lançamentos estão corretos?
2 - Produtos acabados tem que ser pelo valor do custo?

PS. Se não estão, qual será o lançamento correto?


Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 17 janeiro 2011 | 12:29

Olá, Willian.

1 - Sim, os lançamentos estão corretos. Mas seria interessante que você colocasse os históricos dos lançamentos para que não fique perdido.

2 - Não sei se entendi direito sua pergunta, mas os produtos acabados, quando vendidos, têm sua contrapartida o CMV (Custo da Mercadoria Vendida).

Acredito que esteja em torno do 2º ~ 3º período da faculdade. Você ainda terá contabilidade de custos que vai te tirar todas essas dúvidas.

Mas posso te adiantar um princípio básico:
O custo é formado por todos os insumos que fizeram com que o produto chegasse ao ponto de comercialização. Então é correto afirmar que o frete da matéria-prima, estadia de um engenheiro que você trouxe de outros lugares, aluguel da fábrica, salário dos funcionários da fábrica (pode incluir rateios), seguro da fábrica e etc. Eu poderia fazer um grande texto aqui.

Espero ter ajudado

Pesquise antes de perguntar,
Você pode ficar sabendo mais do que espera!
Experiência própria!
Rs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.