x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 4.496

Livros Contábeis e Livros Fiscais

Débora da Cunha

Débora da Cunha

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2011 | 15:24

Boa Tarde a todos!
Com relação aos Livros abaixo, quais são obrigatórios para as Empresas do Simples, Lucro Real e Lucro Presumido? E quais Livros eu devo autenticar em Cartório e/ou apresentar na Junta Comercial? Vejam se podem me ajudar:

- LIVROS FISCAIS

1 Livro Registro de Compras
2 Livro Registro de Inventário
3 Livro LALUR - Livro de Apuração do Lucro Real do Imposto de Renda
4 Livro Registro de Entradas ICMS-IPI
5 Livro Registro de Saídas ICMS-IPI
6 Livro Registro de Apuração IPI-ICMS

LIVROS CONTÁBEIS:
1 Livro Razão
2 Livro Diário
3 Registros de Duplicatas
4 Livros Societários
5 Livros da Socidade Empresáriais

OBS. Aliás, existe mais algum Livro do qual eu tenha me esquecido de citar?

Agradeço a todos.

Débora da Cunha.
Everton Pereira da Silva

Everton Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2011 | 15:34

Bom aqui em MT os livros fiscais obrigatorios estao relacionados no PED, verificado junto a Sefaz;

quanto aos livros contabeis depende do regime de tributação, mas os basicos são Razão e Diario (que incluem balanco e dre) .

"O sucesso geralmente vem para aqueles que estão muito ocupados para estarem procurando por ele" - Henry David Thoreau
Débora da Cunha

Débora da Cunha

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2011 | 16:22

Obrigada Sr (a), pela resposta. Mas eu preciso mesmo de uma resposta mais ampla, por exemplo:

Empresas optantes pelo Simples - Livros obrigatórios e quais devo autenticar em Cartório e/ou apresentar na Junta Comercial.

Empresas Lucro Presumido - Livros obrigatórios e quais devo autenticar em Cartório e/ou apresentar na Junta Comercial.

Empresas Lucro Real - Livros obrigatórios e quais devo autenticar em Cartório e/ou apresentar na Junta Comercial.

Se alguém puder me ajudar...

Obrigada.

Débora da Cunha.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.