Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 3.993

TCC - Impairment (ajuste ao valor recuperável)

GSR

Gsr

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 13 anos Quarta-Feira | 9 março 2011 | 12:33

Olá pessoal,

Estou realizando uma pesquisa entre as 50 maiores empresas segundo a revista Exame, verificando quais delas realizaram em 2009 perdas por não recuperabilidade de seus ativos em decorrência da aplicação do CPC 01. Alguém já fez algum trabalho semelhante? Verifico que em algumas empresas a nota explicativa exprime claramente a existência do ajuste, mas em outras não é possível visualizar claramente se foi feito o impairment, e muito menos o valor da perda, que é uma exigência do meu orientador. Alguém consegue me dar alguma orientação ou dica sobre esse assunto?

Grata,

Giselle Rosa

Leandro de Oliveira Silva Zanon

Leandro de Oliveira Silva Zanon

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 17:49

Giselle,

Estou fazendo um projeto de pesquisa sobre a metodologia de calculo do impairment.

Sobre o seu assunto acredito existir muitas dificuldades por conta das publicacoes nao apresentarem tao claramente o calculo em si.

Quais referencias bibliograficas voce esta utilizando?

GSR

Gsr

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 20:44

Olá Leandro,

Como referências bibliográficas estou utilizando o CPC01, IAS 36, Manual de Contabilidade Societária Fipecafi, Manual de Normas Internacianais de Contabilidade Ernst & Young e Fipecafi, Contabilidade Internacional: Aplicação das IFRS 2005, IFRS-Vol. 2 Valor Recuperável de Ativos e Ajuste a Valor PResente (IOB), entre outras bibliografias de apoio. No site da USP também é possível encontrar monografias realizadas sobre o impairment, e no site do Congresso USP de Contabilidade tem trabalhos interessantes sobre o tema também.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.