x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 1.557

Brunoo

Brunoo

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 15:22

Por favor alguém poderia me explicar

um pouco sobre PIS e CONFINS, por que eu to meio perdido ainda.

para que serve.

grato, para quem tiver a paciência de me explicar ..

att,

Bruno

"Nada é difícil se for dividido em pequenas partes."
-- Henry Ford
Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 17:02

É um tema complexo, e bem amplo quando se lida com estas contribuições na prática.

Vamos aos conceitos básicos e gerais:

PIS

Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS/PASEP ou PIS, é uma contribuição social de natureza tributária, devida pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.

Quando foi instituído, o PIS tinha a finalidade de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas, viabilizando melhor distribuição da renda nacional.

Mais informações: PIS - PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL

COFINS

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) é uma contribuição federal, de natureza tributária, incidente sobre a receita bruta das empresas em geral, destinada a financiar a seguridade social.

Mais informações: COFINS – CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL

Qto a aplicações especificas do PIS/COFINS sobre determinado regime de tributação, produto, operação, etc., eu sugiro pesquisar no fórum os tópicos relacionados aos respectivos assuntos.

Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 17:15

E são impostos Federais. Portando são recolhidos através de DARF´s (Documento de Arrecadação da Receita Federal) com códigos especificos. Neste LINK tem estes códigos para exemplificar.

Nas empresas optantes do Lucro Real e Presumido, estas contribuições são declaradas à receita através da DACON (qto a apuração) e da DCTF (qto ao recolhimento)

Obs: Nas empresas optantes do SIMPLES NACIONAL, estas contribuições são recolhidas junto com os outros impostos no DAS.

Espero ter sanado boa parte das dúvidas.

Brunoo

Brunoo

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 09:17

oK
Muito obrigado

Com essas explicações que você me deu ajudo muito ..

Fico agradecido mesmo valew !!

att,

Bruno

"Nada é difícil se for dividido em pequenas partes."
-- Henry Ford
MAURO ANTONIO ALMEIDA SANTOS

Mauro Antonio Almeida Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 10:45

Bom alguém pode me ajudar nesta atividade escolar

Projeto : Implantação do EFD PIS COFINS
Para realizar esta atividade imagine que você foi contratado fazer a implantação do EFD PIS COFINS.

marcadorA empresa pode ser Fictícia ou Real

marcadorItens que deve constar no projeto:

A - Informar a Razão Social da Empresa e seu regime de Tributação

B - Determinar o Cronograma de implantação ( respectivas atividades para cada etapa de implantação )

C - Descrever quais áreas serão envolvidas em cada atividade de implantação

D - Custo estimado para execução do projeto

E - Identificação de riscos e oportunidades de melhorias nos processos das áreas :fiscais, contábeis, financeiros e etc.

F - Montar o fluxograma de geração do arquivo, após a implantação do projeto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: