x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 11

acessos 9.429

exame de suficiencia CFC 2

Marcio Costa dos Santos

Marcio Costa dos Santos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 10:08

Olá Pessoal
Eu ainda estou cursando Ciências Contábeis (8º Período)
porém fiz o exame de suficiencia e fui aprovado....
gostaria de saber se posso pedir a carteira de registro profissional e se depois de concluir o curso vai ser necessário fazer um novo exame de suficiencia pra obter o registro definitivo.
me ajudem a esclarecer essa dúvida

Nem só de pão viverá o homem....
SÉRGIO BATISTA

Sérgio Batista

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 16:12

Somente poderão se inscrever no Exame candidatos que tenham efetivamente concluído ou que venham a concluir até a data do Exame o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade.

Fonte: CFC

Sérgio Batista
Contador
Esp. em Contabilidade, Planejamento Tributário e Societário
Cleverson Alex Mezzomo

Cleverson Alex Mezzomo

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 16:56

Algém pod m ajudar. Na qestão 45 da prova de suficiencia para bacharel, nao é indicado o regime para apuração da despesa do mes de agosto. Sabemdo-se que uma empresa pode optar pelo sistema de competencia ou caixa, esta qestão poderia ser anulada?
Gostaria da opinião de vcs.

suely luzia pereira

Suely Luzia Pereira

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 17:09

Marcio,

Você agora so precisa esperar, quando receber o diploma da faculdade você vai ao CRC ou delegacia mais proximo da sua residencia e dá entrada no seu registro, pois no apagar das luzes antes da prova ficou liberado para os estudantes do curso de ciências contábeis do 7º e 8º periodo fazerem a prova e vc tem até 2 anos apos a publicação do resultado para dar entrada no registro.

Espero ter ajudado.

Parabéns, abraços.

Fernando Aidar
Articulista

Fernando Aidar

Articulista , Consultor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 00:28

Caro Marcio,

Vou discordar do Sergio Batista. A exigência da conclusão para o exame de suficiência foi derrubada por uma liminar concedida na Ação Civil Pública movida pelo MPF-RJ de No. 0012634-73.2011.4.02.5101.
Você pode consultar o andamento através do site http://www.jfrj.jus.br.
No caso dos técnicos, a abrangência da medida ainda está em análise pelo MPF.
Você pode terminar o seu curso tranquilamente e pedir o registro.
Parabéns,
Fernando Aidar.

Marcio Costa dos Santos

Marcio Costa dos Santos

há 13 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 09:58

De acordo com a colega Suely eu tenho que concluir o curso e ser diplomado pra pedir o crc (prazo de dois anos)...
Eu gostaria de saber se eu já posso pedir o CRC provisório agora, pra trocar por um definitivo após a diplomação...
Se alguem souber alguma oisa a reseito me informem por favor...
Certo da colaboração de já agradeço atodos.

Nem só de pão viverá o homem....
suely luzia pereira

Suely Luzia Pereira

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 10:02

Marcio,

Desconheço essa possibilidade.
O registro é somente com o diploma, mas para ter certeza você pode ligar para o CRC do seu estado ou delagacia do seu municipio e pedir para falar com o setor de registro e tirar essa duvida.

Abraços.

Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

há 13 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 10:54

Marcio, você pode requerer a carteira de habilitação provisória no CRC desde que a faculdade lhe forneça uma declaração de conclusão do curso. Para receber tal declaração é necessário que você efetivamente já tenha concluído seu curso, e que não haja qualquer disciplina pendente.

A carteira definitiva só é entregue após a apresentação no CRC do diploma de conclusão.

Muitas faculdades demoram para fornecer aos alunos o diploma (o meu estou aguardando a 8 meses...) por isso existe a opção de dar entrada na carteirinha com a declaração de conclusão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade