x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 14

acessos 5.085

conciliação bancaria

marcelo dos santos

Marcelo dos Santos

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 16:59

ola pessoal do contabeis, gostaria de ajuda de quem for possivel...entrei numa empresa a pouco tempo c/aux.contabil e me pediram para fazer a conciliação da empresa..mais sao 4contas banc. e cada conta mensalmente contem mais de 10folhas de extrato.
Minha ajuda é a seguinte, sempre trabalhei com licitação e ate entao nao tinha feito conciliação bacaria e contabil de empresa...hpa alguma maneira simples ou planilha q possa me ajudar nesta questao, alguem pode me dá uma dica de como fazer?

Juan Gustavo Lorente Gaston

Juan Gustavo Lorente Gaston

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Auditor
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 09:39

Bom dia,

Normalmente os programas contábeis fazem a importação dos arquivos bancários e alguns outros importão de xls.
Fica muito mais rápido.

Sobre a conciliação, é grande, mais não é esse bicho de sete cabeças que parece a primeira vista.

As dicas são:
Não lançar primeiro os débitos e depois os créditos, lance tudo sequencial do primeiro ao ultimo lançamento, é muito mais rápido.
Antes de lançar os bancos, procure no Razão do mês quais lançamentos já foram efetuados a fim de diminuir as falhas.
Quase todos os programas contábeis tem um programinha interno que ajuda a conciliação bancária, ele te mostra o valor de D/C e o saldo da conta Banco no final do Dia, facilita muito na hora de conciliar.
Quando você acabar de lançar um dia, confira se esta certa, pois é mais fácil conferir poucos lançamentos em poucos do que muitos.
Antes de começar tente pegar e separar todos os documentos pagos pelo banco, a fim de facilitar seu trabalho.
Preste atenção com aplicações automaticas, as vezes você pode confundir os saldo, pois normalmente a movimentação vem consolidada com o extrato.

Basicamente é isso.

Normalmente, em um dia no máximo dois, você consegue lançar.

Eu às vezes confiro conciliação Bancaria de empresas que tem mais de 40 bancos (No balanço consolidado), é trabalhoso.

Juan Gaston
Consulcamp Auditoria e Assessoria
Campinas - SP
https://www.consulcamp.com.br
Alexandre Cesar

Alexandre Cesar

Iniciante DIVISÃO 4 , Chefe Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 14:38

Marcelo dos Santos
boa tarde , gostaria de saber se a conciliaçao bancaria feita de forma resumida estaria correta , ja que consigo enviar o sped contabil , entendido que tem que ser efetuada de forma detalhada , porem como estou seguindo com o serviço do meu pai antigo contador , estamos trabalhando dessa forma , repasso os saldos bancarios mensalmente para o balanço , e dou baixa nas despesas, conforme documentos pagos que sao emitidos via contas pagas (relatorio) incluindo desp com adm de cartoes fornecidas pelos bancos , no caso dos recebimentos , trabalho com a unica receita da empresa ou seja revenda de mercadorias , que por ventura é escriturado no registro de sáidas , entao basicamente faço um lançamento de saldo bancario por mes e qto as despesas sao baixadas todas do caixa , gostaria de saber se essa forma pode ser considerada uma conciliaçao bancaria já que todos dados qto a saldo de bancos e receitas e despesas batem de acordo com a dre e balanço?

CAMILA LIMA

Camila Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 15:33

Ola Pessoal!

Gostaria de tirar algumas duvidas a respeito de conciliação bancária. Eu estou com a planilha que disponibilizaram no site, mas ainda não sei como lançar os valores não identificados no extrato... e como esses lançamentos serão incluídos no razão?

Desde já agradeço!

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 11:02

Olá Camila, bom dia!

Olha, todos os lançamentos do extrato bancário precisam ser identificados e de preferência ter comprovante da operação.

Procure o empresário, solicite os comprovantes, se ele não possuir, peça para ele solicitar no banco.

Na verdade, o extrato serve somente para conferência, os lançamentos devem ser feitos pelos comprovantes de depósito, pelos cheques emitidos e os avisos de débito e crédito emitidos pelo banco.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
EDSON HASS

Edson Hass

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 11:16

Camila, caso ocorra a demora dos devidos documentos normalmente se utiliza saque/deposito utilizando a conta caixa. E apos os laçamentos enviar uma notificação ao empresario solicitando os devidos documentos. Esta forma não é muito correta mas assim você consegue deixar a contabilidade em dia ate que chegue os devidos documentos.

Atenciosamente

Edson Hass
Fone (44) 99274355
[email protected]
CAMILA LIMA

Camila Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 11:23

Oi Edson! Muito Obrigada pela sugestão,será muito útil visto que a maioria das empresas nao costuma enviar todos os comprovantes...

Mais uma vez, agradeço pelo respaldo!

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 15:54

Boa tarde a todos

Wesley faz o favor de colocar essa planilha disponível no site. no topo desta página tem um link enviar arquivos.

Obrigado.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 14:45

Parabéns pela iniciativa a planilha é melhor do que eu esperava.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade