x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 1.141

Consultor Empresarial

Eduardo Maia Rocha

Eduardo Maia Rocha

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 13 anos Domingo | 9 outubro 2011 | 17:03

Prezados(as) boa tarde!

Estou precisando de algumas orientações de como me tornar um consultor empresarial, como fazer para entrar nesse mercado de consultoria, o que devo estudar alem da faculdade que já estou fazendo de administração de empresas, quais os livros devo ler para ter mais conhecimento desta área, como iniciar o meu primeiro trabalho como consultor??

Por gentileza, se alguém puder me orientar, ficarei muito agradecido!!

Desde já obrigado!

Eduardo

Fernando Aidar
Articulista

Fernando Aidar

Articulista , Consultor(a)
há 13 anos Domingo | 9 outubro 2011 | 19:02

Caro Eduardo,

Em primeiro lugar, parabéns pela sua iniciativa! Vamos ver se posso ajudá-lo.
Antes de mais nada, é preciso que você analise profundamente a sua decisão em tornar-se um consultor. Digo isso porque hoje em dia, o "consultor" e a "consultoria" tornaram-se sinônimos de "vendedor" e "bico".
É muito comum encontrarmos com alguém que nos diz: "Fiquei desempregado, agora estou trabalhando com consultoria". Ou, mais comum ainda, os "consultores" ligados às empresas, ou seja, não passam de vendedores disfarçados, uma vez que a consultoria pressupõe independência total de soluções e/ou fornecedores.
Pense, acima de tudo, na Consultoria (caixa alta proposital) como uma profissão, e para tal, é necessário vocação e dedicação.
Independente de qual área irá atuar (Empresarial, TI, Jurídica, Contábil etc) a sua postura como consultor é fundamental.
O consultor é um conselheiro. Seu trabalho consiste, grosso modo, em analisar uma situação, elaborar um diagnóstico e um plano de ação. Seu sucesso é medido na razão direta em que suas opiniões e ações propostas são seguidas pelas empresas, e claro, bem sucedidas.
Infelizmente não existe uma disciplina de "consultoria" ou "formação de consultores" nos cursos universitários.
A bibliografia sobre Consultoria não é muito extensa, mas aconselho que você inicie sua jornada pelo livro "Consultoria, um guia para a profissão" de Milan Kubr, Ed. Guanabara. É um trabalho editado originalmente pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e uma verdadeira "Bíblia", um livro para ter sempre à mão.
Espero que tenha ajudado por enquanto. O assunto é bastante extenso, podemos ir seguindo nos próximos "posts", aguardando os aportes dos outros colegas.
Abraços,
Fernando Aidar

Eduardo Maia Rocha

Eduardo Maia Rocha

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 13 anos Domingo | 9 outubro 2011 | 19:50

Fernando,

Muito obrigado pela resposta, irei procurar esse livro já está semana. Além do livro teria outro material como exemplo que eu possa focar também, existe a possibilidade de prestar o meu primeiro serviço como consultor, e não cobrar nada por isso, só para ver se a maneira irei dar o meu parecer/ diagnóstico para melhorar a empresa/comércio etc... está sendo rentável???Posso fazer isso, só para começar adquirir experiência no assunto??Você me sugere algo para iniciar esse trabalho?Estipulei uma meta para cumprir, tenho que montar o meu escritório até eu completar 30 anos de idade. Pretendo não trabalhar mais como empregado, estou sugando livres, apostilas a internet e alguns professores da faculdade. Espero conseguir, pois já estou com 25 anos.

mais uma vez, muito obrigado!

Eduardo

Fernando Aidar
Articulista

Fernando Aidar

Articulista , Consultor(a)
há 13 anos Domingo | 9 outubro 2011 | 20:11

Eduardo,

Tenha sempre em mente que o trabalho do Consultor está baseado principalmente em conhecimento acumulado. Você usou um termo que se encaixa perfeitamente: "sugando". O Consultor é uma esponja (ou um HD virgem para ser mais moderno!). Claro que só isso não basta, é preciso saber como aplicar esse conhecimento, aí entra a experiência.
E a experiência, não tem jeito, vem com a prática. É preciso "praticar". O primeiro trabalho (ou os primeiros) sempre são muito difíceis.
Não sei qual a sua experiência, profissional e acadêmica, isso também é muito importante.
Quanto a possibilidade de prestar serviço e não cobrar por isso eu não recomendo. Está provado que quando não se cobra por alguma coisa, as pessoas (e empresas) tendem a não dar o valor devido, mesmo que o trabalho seja excelente. Talvez se for uma entidade beneficente, filantrópica, aí sim, isso se encaixaria.
Uma outra possibilidade a se pensar é estagiar ou trabalhar em uma empresa de consultoria.
Vamos ver se outros(as) colegas postam outras opiniões.
Abraços,
Fernando Aidar

Guilherme Baptista

Guilherme Baptista

Bronze DIVISÃO 2 , Assessor(a) Diretoria
há 13 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 09:48

Na minha opinião, o consultor deve ter alto nível de conhecimento técnico e experiência no tema a ser desenvolvido / trabalhando na empresa. Sugiro que entre numa firma de consultoria (big4 ou mckinsey) para adquirir bagagem, conhecimento, experiência e know how. Não adianta só estudar, pois na prática tudo é diferente...
Eu, pessoalmente, muito provavelmente só contrataria um consultor com grande experiência na área e/ou background (por exemplo: um consultor que atuou por 30 anos como gerente/diretor financeiro de grandes instituições).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade