Silvio Ribeiro Jacobina
Iniciante DIVISÃO 3 , Não InformadoPessoal estou estudando contabilidade de custos e estava tentando responder uma questão do livro do Eliseu e estou com dificuldades... Se alguem puder dar uma ajuda ou pelo menos um norte pra que eu tente responder ficaria grato, a questão é do Cap 22 do livro de exercícios, questão 22.5:
Uma indústria do setor eletroeletrônico produz um único artigo, cujo preço de venda bruto é de $ 1.200 por unidade; o custo dos componentes utilizados para a produção das filmadoras é de $ 650/un.
O valor do Patrimonio Liquido da empresa $2.000.000 e ela possui um passivo tributário cujo parcelamento acaba de ser negociado com a secretaria da receita. O acordo de parcelamento estipula que o valor de cada pagamento mensal deve corresponder a 3% da receita bruta.
Tabela 1:
Supervisão do galpão industrial - $12000
Aluguel do Galpão industrial - $10500
Energia elétrica na produção (demanda) -$6.800
Despesas administrativas gerais da empresa -$9500
Depreciação das máquinas de produção -$25000
Despesas com publicidade e propaganda -$68000
Despesas com assessoria de imprensa -$10100
outros dados:
Sobre a receita bruta incidem 25% de tributos; e
a empresa remunera seus vendedores à base de 2% sobre a receita líquida.
Com base nos dados apresentados, pede-se calcular o ponto de equilíbrio mensal da empresa (PE) em unidades físicas (Q), de modo a cumprir com o parcelamento de tributos e ainda remunerar os acionistas em 6% ao ano.
a questão é um tanto encorpada, tentei fazer alguns calculos, mas sem sucesso, se alguem poder ajudar, toda ajuda é bem vinda desde já agradeço.
Silvio Ribeiro Jacobina
Aluno de Ciencias Contábeis