x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 5.582

Engenharia e Finanças. Dá certo?

Rafael V. Bermudes

Rafael V. Bermudes

Iniciante DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2012 | 23:10

Olá pessoal, tudo bem? Sou o Rafael, novato no fórum, e gostaria da orientação de vocês!

Vou me introduzir:

Faço Engenharia de Controle e Automação em um Instituto Federal (IFES) e estou no 5o período. Estou adorando minha área e pretendo trabalhar nela, talvez até com empresa própria que abrirei com amigos. Estou tento contato com algumas disciplinas na área de gestão no meu curso.

Em congresso de engenharia que vou, vejo muitos engenheiros que logo após a graduação, faziam pós em alguma área administrativa ou financeira. E muitos me instruíram a fazer o mesmo. Dizem que o tempo de vida de um engenheiro na área técnica é muito curta, logo vira gestor.

Então andei lendo algumas notícias que muitos engenheiros são cogitados no setor financeiro, principalmente aqueles com algum MBA na área. Acabei me interessando no assunto e deve ser interessante trabalhar com auditoria, finanças ou controladoria.

O que vocês acham disso? Um engenheiro recém formado buscar trabalhar nessa área? Vocês conhecem algum?

E um monte de dúvidas:

Que pós fazer quando me formar?
Que ferramentas seria útil aprender?
Alguma certificação interessante que deveria correr atrás?
Onde seria interessante buscar estágios, além das empresas de engenharia?

Fico grato a quem puder responder!

Cheers..!

Everton Ferreira da Silva

Everton Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Assessor(a) Financeiro
há 13 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2012 | 17:36

Em geral os cursos de engenharia formam profissionais com capacidade matemática e logística muito forte, o que é bem vindo no mercado financeiro. Se você se identifica com a área recomendo que faça Pós em Finanças, Banking ou dependendo do caso Controladoria ou afins tudo vai depender da área do mercado financeiro que você pretende atingir e um MBA em uma FECAP, FGV, FIPE entre outras conceituadas no setor vai ser um diferencial.
Hoje em dia os Bancos têm valorizado muito profissionais graduados em Engenharia.

Espero ter ajudado.

Att.

Everton F. Silva
Lucivando Coelho Guimaraes Coriolano

Lucivando Coelho Guimaraes Coriolano

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2012 | 15:33

1-Aconselho a fazer pós de planejamento tributário ou auditoria fiscal.
2- Vc tem de aprender bastante sobre o uso de planilhas EXCEL,contabilidade geral,analise de balanços,direito tributario,contabilidade tributaria.

Bem, se fizer cursos sobre SPED(sistema publico de escrituração fiscal) também vai agregar valor a área financeira. É bem verdade que engenheiros são cotados para trabalhar em grandes empresas em cargos executivos. É bem possível que a longo prazo consiga emprego em cargo de diretoria,cujo salários são entre 15 e 25 mil. Mas, a longo prazo. Para isso, invista numa pos em controladoria ou auditoria,pois são tops da contabilidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: