x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 549.242

Exame de Suficiência 2012.1

Visitante não registrado

há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 21:44

Erika Formenti Minuzzo

acredito que tem chances sim, já estamos formulando aqui os recursos para 12, 25 e 49.

Visitante não registrado

há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 21:46

alguem me manda a base das questões 12 e 49 que vcs fizeram?

@Oculto

Vanessa Santos

Vanessa Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 21:47

Thiago Padilha tbem estou formulando a minha. Mas vou pedir ajuda de uns professores. O Patrimonio Liquido da sociedade era 800.000 e ele pagou 1.000.000, entao esses 200.000 seria classificado como ágio!!

Visitante não registrado

há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 21:47

George Miranda de Souza

tem sim amigo, vc acertou a 12, 25 e 49?

Visitante não registrado

há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 21:51

RECURSO DA QUESTÃO 25, PODE SER BASEADO ASSIM:

Questão 25

Fica evidente que a assertiva A e C não procedem, pois a Rentabilidade dos proprietários aumentou o que pode ser verificado pela evolução do índice Rentabilidade sobre o Capital Próprio “18%, 21% e 24”, que é calculado através da seguinte fórmula: LL / PL, alternativas A e C não poderiam ser mesmo.

Realmente a letra B é a correta, vamos as explicações:
O Giro de Ativo é calculado através da fórmula: Receita Liquida / Ativos Totais, alguns livros trazem como Venda / Ativo Total, ou ainda, Vendas / Ativo Médio (Média dos 2 últimos anos), mas o que é importante saber é que: “O quanto cada 1,00 de Ativos gerou de receita para empresa, portanto, quanto maior melhor, sendo que, neste contexto, a expressão giro mostra quantas vezes os ativos se renovaram no decorrer do ano”. Sendo assim é possível inferir que, com um maior Giro do Ativo fruto de uma elevação das receitas em velocidade superior ao crescimento dos ativos a rentabilidade tende a aumentar desde que, as despesas estejam sobre controle. Nesta assertiva a afirmação é que a taxa de retorno se manteve mesmo com a queda da Margem Liquida (LL / Receita Liquida), portanto é possível concluir que as Vendas aumentaram e o lucro caiu em termos relativos, e também, houve redução dos ativos, mas a queda relativa do lucro possivelmente foi em um ritmo inferior a queda dos ativos, o que permitiu manter a rentabilidade.

Porem a resposta da letra D também está correta, remete ao conceito de Alavancagem Financeira, a capacidade de utilizar recursos de terceiros e acelerar a rentabilidade sobre o capital próprio, em outras palavras, em se utilizando de uma proporção maior de recursos de terceiros em detrimento do capital próprio é possível acelerar a rentabilidade. O Calculo da Alavancagem é feita da seguinte forma: ROE / ROA que no exemplo em questão está aumentando saiu de 1,2 para 1,6, ou seja, pela utilização de capital de terceiros o resultado dos proprietários foi alavancado em 20% inicialmente e 60% posteriormente. Isso só é possível se a Rentabilidade do Patrimônio Liquido for superior a rentabilidade dos Ativos, em outras palavras, a Alavancagem Financeira é o incremento da Rentabilidade através do Endividamento, com um risco maior é claro. Mas isso acontece se o custo de capital for inferior a Rentabilidade, tanto sobre o capital próprio quanto sobre o Ativo, em especial sobre o Ativo.

Desta forma, temos ai duas respostas nesta questão: Letra B e D

ERIKA FORMENTI MINUZZO

Erika Formenti Minuzzo

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 21:54

George não podemos desanimar, ainda temos chances sim.Tb preciso de 2 pontos.Vamos torcer e esperar.Já mandei os fundamentos para meu professor analisar amanhã terei a resposta.

Visitante não registrado

há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 21:55

diz fontes seguras que a 25 eh pra ser anulada, haha

vamos ver vamos ver...

eu acho que será, e a 49 tmbm eh bem provavel para nao prejudir os que acertaram com o gabarito anterior

Alessandra Dias

Alessandra Dias

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 22:00

Pessoal foram alteradas 2 questões de português, segue abaixo, vide site CFC para conferencia

Categoria Bacharel em Ciências Contábeis - Gabarito

Onde se lê "questão 49 letra A", leia-se "questão 49 letra C"
Onde se lê "questão 50 letra D", leia-se "questão 50 letra A"

Luiz Paulo

Luiz Paulo

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 22:01

Ola pessoal boa noite.

Fico feliz e triste ao mesmo tempo, pois da mesma forma que alguns conseguiram o objetivo com a correcao da 49 e da 50, outros perderam esse objetivo e ai, a felicidade se tornou em frustacao, talvez seja alguem que nem entraria com recurso pq ja se considerava apto, depois disso tudo tera q correr atras de anulações. Dificil mas desejo sucesso a todos voces. E quanto a nulacao acredito que so a 25 teria condicoes de ser anulada, ao meu ver pois a 39 ja foi aplicada no exame de 2011 a primeira prova com o mesmo sentido uma hipotese. Acredito que usarao o mesmo criterio.

joão marques soares

João Marques Soares

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 22:02

Boa noite colegas

Estou com uma ansiedade muito grande em relação a tudo isso, eu quero elaborar algo para questão 46, onde a mesma tem duas formas de cálculos tanto pelo racional composto como pelo racional simples.

Ao calcular pelo simples tem a reposta A e no composto a B, sendo que a pergunta não cita nada, apenas desconto racional.... eu acho que cabe um belo recurso, pois temos que ler e formalizar um calculo certo .... temos dois meios de calculo isso mata qualquer um....

Visitante não registrado

há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 22:12

FIZ O DA QUESTÃO 12 CONFORME TINHA FALADO, O QUE ACHAM?

Questão 12

Peço que seja anulada a questão 12, No enunciado da questão dá a entender que R$ 1.200.000,00 é a soma dos ativos identificáveis e dos passivos assumidos. Então não temos como calcular o valor liquido dos ativos identificáveis (ativos identificaveis - passivos assumidos) nao tem como aplicar a Norma para um balanço fechado.

A norma fala sobre o Valor Liquido dos Ativos identificáveis adquiridos e dos passivos assumidos, por ser liquido seria o Ativo menos os passivos assumidos. (o passivo é 400.000, só se você somar o PL chega aos 1.200.000). Ao chamar isso de uma compra vantajosa é o mesmo que assumir que ao comprar, por exemplo, um carro de 50.000 a prazo sem entrada você teve um ganho de compra vantajosa de 50.000 pois registrou um passivo e um ativo nesse valor. Não faz sentido atribuir o termo “compra vantajosa” quando se assume uma dívida de igual valor do ativo adquirido.

Essa situação se enquadra como uma combinação de negócios e não exatamente como a simples aquisição de um ativo o que resultaria numa compra vantajosa.

A Alternativa A está mais correta, a questão Goodwill explica bem, deixa bem claro:

O Goodwill é um termo contabilístico utilizado para designar a parte do valor de mercado (ou valor intrínseco) de uma empresa que não esteja directamente reflectida nos seus activos e nos seus passivos. Inclui-se neste tipo de valores a marca e a imagem de mercado, a carteira de clientes, o know-how dos funcionários, entre outros. Dado o seu carácter de intangibilidade e de difícil quantificação, apenas é possível a sua contabilização no caso de uma aquisição.

O sentido original do termo surgiu com o intuito de justificar a razão pela qual as empresas ou negócios eram adquiridos e vendidos por valores superiores ao dos seus capitais próprios (book value). Quando uma empresa adquire uma outra por um valor superior ao dos seus capitais próprios, esta terá que reconhecer essa diferença (o goodwill) nos seus activos. Este valor pode posteriormente ser ajustado, ou por amortização ou por ajustamentos ocasionais do valor estimado dos activos. De referir que com a entrada em vigor das NIC's, deixa de ser possível amortizar o goodwill, restando apenas a possibilidade de efectuar ajustamentos periódicos.

Fórmula de Cálculo:

Apresenta-se abaixo a fórmula de cálculo do Goodwill contabilístico:

Goodwill =
+ Preço de Aquisição 1.200.000,00
- Valor do Capital Própria da Empresa Adquirida 1.000.000,00

= 200.000,00

RESPOSTA CORRETA. ALTERNATIVA = A

Página 72 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade