Questão 25
É preferível responder esta questão analisando cada assertiva:
a) Falsa: É possível inferir por meio dos dados que essa situação não aconteceu, pois é verdade que o endividamento aumentou, conforme apresentado pelo Quociente de endividamento, mas a Rentabilidade dos proprietários, medida pela rentabilidade sobre o P.L. aumentou
b) Falsa: O Mais provável é que o Lucro Liquido caiu no mesmo ritmo do Ativo Total, mantendo o retorno em 15%.
c) Falsa: Pelo contrário, está mais lucrativa do ponto de vista dos proprietários, como pode ser observado pelo Retorno sobre o P.L. e mais arriscada conforme mostra o quociente de endividamento, que está em ascenção.
d) Verdadeira: O Custo do Capital é inferior ao retorno, pois a empresa esta captando a uma taxa inferior a 15% e obtendo um resultado superior em termos de rentabilidade tanto sobre o P.L e sobre o A tivo. Essa conclusão remete ao conceito de Alavancagem Financeiram em que a Empresa capta recursos de terceiros, aplica-os em ativos de rentabilidade superior e com isso alavanca a lucratividade. Essa situação é observada na empresa em questão, com o endividamento e rentabilidade sobre o P.L. em alta.
Revisão da Questão 25
Alguns comentários foram postados questionando a resposta desta questão, sendo assim, resolvi avaliar os questionamentos.
Primeiro Lugar: Fica evidente que a assertiva A e C não procedem, pois a Rentabilidade dos proprietários aumentou o que pode ser verificado pela evolução do índice Rentabilidade sobre o Capital Próprio “18%, 21% e 24”, que é calculado através da seguinte fórmula: LL / PL.
Segundo Lugar: Os questionamentos foram no sentido de que a letra B é a correta, vamos as explicações:
O Giro de Ativo é calculado através da fórmula: Receita Liquida / Ativos Totais, alguns livros trazem como Venda / Ativo Total, ou ainda, Vendas / Ativo Médio (Média dos 2 últimos anos), mas o que é importante saber é que: “O quanto cada 1,00 de Ativos gerou de receita para empresa, portanto, quanto maior melhor, sendo que, neste contexto, a expressão giro mostra quantas vezes os ativos se renovaram no decorrer do ano”. Sendo assim é possível inferir que, com um maior Giro do Ativo fruto de uma elevação das receitas em velocidade superior ao crescimento dos ativos a rentabilidade tende a aumentar desde que, as despesas estejam sobre controle. Nesta assertiva a afirmação é que a taxa de retorno se manteve mesmo com a queda da Margem Liquida (LL / Receita Liquida), portanto é p ossível concluir que as Vendas aumentaram e o lucro caiu em termos relativos, e também, houve redução dos ativos, mas a queda relativa do lucro possivelmente foi em um ritmo inferior a queda dos ativos, o que permitiu manter a rentabilidade.
Terceiro Lugar: A assertiva D remete ao conceito de Alavancagem Financeira, a capacidade de utilizar recursos de terceiros e acelerar a rentabilidade sobre o capital próprio, em outras palavras, em se utilizando de uma proporção maior de recursos de terceiros em detrimento do capital próprio é possível acelerar a rentabilidade. O Calculo da Alavancagem é feita da seguinte forma: ROE / ROA que no exemplo em questão está aumentando saiu de 1,2 para 1,6, ou seja, pela utilização de capital de terceiros o resultado dos proprietários foi alavancado em 20% inicialmente e 60% posteriormente. Isso só é possível se a Rentabilidade do Patrimônio Liquido for superior a rentabilidade dos Ativos, em outras palavras, a Alavancagem Financeira é o incremento da Rentabilidade através do Endivida mento, com um risco maior é claro. Mas isso acontece se o custo de capital for inferior a Rentabilidade, tanto sobre o capital próprio quanto sobre o Ativo, em especial sobre o Ativo.
Desta forma, temos ai duas possibilidades nesta questão: Letra B e D.
olha explicação de um dos prof sobre a 25