x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 549.246

Exame de Suficiência 2012.1

JANAINA MENDES

Janaina Mendes

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:28

Bom dia Adilson,

Temos que ficar atentos ao edital para elaborarmos nossos recursos, o edital diz que a anulaçao das questoes beneficia a todos independente se a pessoa errou ou acertou a questao , ou seja todos ganham 1 ponto com a anulaçao de cada questao anulada

Visitante não registrado

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:29

GALERA, eu tava falando hoje com os professores, a questão 18 tem td pra ser anulada...

Visitante não registrado

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:31

EPCC Questão 18
Professor Alessandro
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012

Questão 18

A margem de contribuição total: MCT = MCu X QTDE VENDIDA

Precisamos encontrar a margem de contribuição unitária: MCu = PVu – (CVu + DVu )

Mas para encontrar essa margem de contribuição unitária precisamos encontrar todos os dados unitários, então:

O preço de venda unitário já temos:

O custo Variável unitário:

Para A: 20.160 / 1.200 = 16,80

Para B: 33.000 / 750 = 44, 00

Para C: 33.280 / 5.200 = 6,40

A despesa Variável unitário ( 5% do Preço de Venda ):

Para A: 40,00 x 5% = 2,00

Para B: 70,00 x 5% = 3,50

Para C : 13,00 x 5% = 0,65

Agora sim, poderemos utilizar a fórmula da margem de contribuição unitária:

MCu = PVu - ( CVu + DVu )

MCu de A = 40,00 - ( 16,80 + 2,00 ) = 21,20

MCu de B = 70,00 – ( 44,00 + 3,50 ) = 22,50

MCu de C = 13,00 – ( 6,40 + 0,65 ) = 5,95

Finalmente, encontraremos a margem de contribuição total:

MCT = MCu x Quantidade Vendida

MCT de A = 21,20 x 1.100 = 23.320,00

MCT de B = 22,50 x 500 = 11.250,00

MCT de C = 5,95 x 5.200 = 30.940,00

Alternativa : A

JANAINA MENDES

Janaina Mendes

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:33

Bom dia Thiago

Ja estamos aqui neuroticos novamente, kkkkkkkk

Ue nao entendi como seus professores falaram que cabe recurso na 18 sendo que postamos duas correções aqui dando a letra A como correta

JANAINA MENDES

Janaina Mendes

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:36

Correcao da questao 18

1) Inicialmente e preciso calcular o custo unitario de producao
CVunit = CV Total / Qtde produzida
CVunit = 20.160 / 1200 => 16,80

2) Calculo da margem de contribuicao (receita de vendas - custos de vendas variaveis - despesas variaveis). Note que nao estamos falando de custo de producao.

receita (1.100 x 40) = 44.000
desp var (44.000 x 5%) = (2.200,00)
custos variaveis (1.100 x 16,80) = (18.480)

MARGEM DE CONTRBUICAO = 23.320

CALCULO APENAS PARA O PRODUTO "A"

JANIO MENDES

Janio Mendes

Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:39

Alguem sabe me informar se o candidato que acertou 25 ou mais questões, entrar com recurso sobre alguma questão, a sua situação de aprovado ficará sobrestada aguardando recurso?

Visitante não registrado

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:40

1 TEM QUE SER ANULADA, MUITAS PESSOAS ESTÃO POR 1 PONTO!
Na minha opinião 39 na cabeça...e o q vcs acham da 3 que a soma do balanço não bate?

JANAINA MENDES

Janaina Mendes

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:44

Janio,

E um direito seu contestar qualquer questao se tiver uma fundamentaçao baseada na Norma Legal independente se vc tenha passado com 25 pontos ou nao.

Quanto mais pessoas entrarem com recursos bem fundamentados temos mais chances de anular uma questao

Visitante não registrado

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:45

eh verdade, faillll

a 18 não cabe recurso

o jeito pra mim será focar na 12, 25 e 49 conforme professores.

JANAINA MENDES

Janaina Mendes

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:47

Thiago,

Fique calmo e aguarde so mais um pouquinho porque a 39 e quase certa ate a tarde eu confirmo. Nao duvidem de minha fonte kkkkkkk nao vou citar nomes aqui porque nao podemos.

Marcela Ferreira

Marcela Ferreira

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:49

Continuei na mesma com 24 pontos, ganhei um ponto com a 50 e perdi com a 49, não podemos esquecer que a questão 48 cabe recurso, pois tem mais de uma resposta incorreta, acho que houve uma confusão na formulação da questão.

Visitante não registrado

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:52

Pessoal, segundo o blog dos professores:

Christian Abrão ...Apr 4, 2011 07:29 AM
Valeu !

Dentro da projeção de erros.

Lembro que não houve a justificativa das respostas.

Tanto a 2, 24, 26 e 48 são recorríveis

vcs tem justificativas dessas questões 24,26 e 48???

queria entender =]

Visitante não registrado

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:59

Gente, respondam aqui essa minha dúvida que pode ser básica pra muita gente mas pra mim não é. Daqui 60 dias sai o resultado sem recurso e qto tempo depois o resultado com recurso? Esta espera é angustiante!

Visitante não registrado

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 09:04

Em relação à questão 48, peço a atenção de vocês para a ALTERNATIVA "D".
Acredito que poucas pessoas prestaram atenção em um pequeno (GRANDE) detalhe nessa alternativa.
O comando da questão nos pede "Com base no texto, é INCORRETO afirmar que:"

E assim se segue na alternativa d:

- O sinal "&" é empregado em denominações comerciais com valor semântico aditivo.

Bom, como isso se trata de uma prova feita para Contadores, é de se saber que em momento algum o autor falou que DENOMINAÇÕES COMERCIAIS e sim em RAZÃO SOCIAL DE FIRMA OU COMPANHIA (estou errado? Creio que não). Ou seja, com base no texto, eu não posso afirmar que o "&" é empregado em NOMES FANTASIA DAS EMPRESAS(DENOMINAÇÃO COMERCIAL).

Eu acredito que essa é a alternativa incorreta, pois além de estar cobrando conhecimento de português (interpretação), é necessário saber que RAZÃO SOCIAL NÃO É A MESMA COISA QUE DENOMINAÇÃO COMERCIAL ( um conhecimento que todo bom contador deve ter). Então, houve uma união de conhecimento português + contabilidade/direito. Uma questão bem elaborada em se tratando do objetivo específico da prova

Visitante não registrado

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 09:14

Thiago Padilha a questão D da 48 está super correta, o sinal & é aditivo com vlr semântico sim, ex: Bom Dia & Cia.

Visitante não registrado

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 09:21

Andrezza Rochelly Klaus Sales Oliveira

eu com ctz, já estou elaborando aqui, pra fechar essa questão, pode ver, o significado:

RAZAO SOCIAL - Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.

DENOMINAÇÃO COMERCIAL - Nome dado a empresa denominado como FANTASIA.

Razão Social é composta pelo nome de um ou mais sócios por inteiro ou abreviado aditando a expressão e CIA antes do tipo societário no caso LTDA, quando ocultar algum sócio.Denominação é composta por uma expressão qualquer seguida de uma das atividades e LTDA tipo societário. Podendo ainda mesclar a Razão Social com a Denominação Art. 1158 NCC.

ou seja, o proprio artigo ja diz, podendo mesclar, ou seja, não é a mesma coisa

Portanto resposta D, incorreta tmbm

ANA MAURICIA

Ana Mauricia

Prata DIVISÃO 1 , Cortador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 09:23

Se cancelarem a 39 nao resolve pq eu acertei e to prescisando de 1 ponto e a 46 acho q cabe resurso sim pois a questao nao especifica qual formula a ser usada.

Angélica Firmo de Lima

Angélica Firmo de Lima

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 09:24

Bom dia pessoal!!!!
Comecei a entender agora a explicação do Thiago em relação a questão 12. Porém, estava lendo o CPC 15 e acabei ficando mais em dúvida ainda, pois lá eles citam a tal "compra vantajosa" eu havia assinalado a opção "a" na 12. Segue abaixo o link, para vocês conferirem o CPC:

ifrsbrasil.wordpress.com

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 09:29

gente,atualizando...

para quem ainda não sabe, a fbc alterou os gabaritos... tanto o da prova de bacharel quanto o da prova de técnico...

veja bem que foram alterações no gabarito,e não cancelamentos de questões... o que vocês acham disso?

Visitante não registrado

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 09:29

EXPLICANDO MELHOR PARA VCS.

Questão 48

Peço que seja revisto a alternativa D, da questão 48,

No gabarito postado, aponta B como incorreta, porem a resposta D, também está incorreta.

CONFORME Art. 1158 NCC.

- O sinal "&" é empregado em denominações comerciais com valor semântico aditivo.

Bom, como isso se trata de uma prova feita para Contadores, é de se saber que em momento algum o autor falou que DENOMINAÇÕES COMERCIAIS e sim em RAZÃO SOCIAL DE FIRMA OU COMPANHIA. Ou seja, com base no texto, eu não posso afirmar que o "&" é empregado em NOMES FANTASIA DAS EMPRESAS, (DENOMINAÇÃO COMERCIAL).

Está alternativa está INCORRETA, por sinal foi uma questão muito boa, veio cobrando conhecimento de português (interpretação), e também a (Contábil) é necessário saber que RAZÃO SOCIAL NÃO É A MESMA COISA QUE DENOMINAÇÃO COMERCIAL ( um conhecimento que todo bom contador deve ter). Então, houve uma união de conhecimento português + contabilidade/direito. Uma questão bem elaborada em se tratando do objetivo específico da prova

Razão Social é composta pelo nome de um ou mais sócios por inteiro ou abreviado aditando a expressão e CIA antes do tipo societário no caso LTDA, quando ocultar algum sócio.Denominação é composta por uma expressão qualquer seguida de uma das atividades e LTDA tipo societário. Podendo ainda mesclar a Razão Social com a Denominação. Art. 1158 NCC.

Ou Seja:

D - O sinal “&” é empregado em denominações comerciais com valor semântico aditivo.

Já no texto, LINHA 7: olhos, constante em tudo que é razão social de firma ou companhia.

Art. 1158 NCC. Razão Social não é a mesma coisa que Denominação Comercial.

Visitante não registrado

há 13 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 09:30

Angélica Firmo de Lima

SIM, COM BASE NISSO QUE EU PEGUEI ESSAS INFORMAÇÕES.

Página 76 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade