Janaina Mendes
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoPessoal,
Alguem tem a questao 25 digitada pra me mandar
respostas 4.962
acessos 549.246
Janaina Mendes
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoPessoal,
Alguem tem a questao 25 digitada pra me mandar
Visitante não registrado
ENTREM nessa 48, ta bem fundamentada.
Angélica Firmo de Lima
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeAcho bom "desenharmos" p/ eles, e colocarmos o significado das duas coisas p/ ver se eles entendem...rs
Acho que ficou ótimo Thiago.
Você deu uma olhada no link do CPC 15??? Queria uma opinião.
Visitante não registrado
enfim...
estou com recurso pronto para 12, 25, 48 e 49.
quem precisar avisa, se quizer pegar uma base.
George Matias de Freitas
Iniciante DIVISÃO 5 , Agente AdministrativoGente....
Ninguém vai entrar na 48? o itálico não foi utilizado para cumprir regra nenhuma...senão Remington estaria também em itálico, já que não é uma palavra da língua porduguesa...se eu morasse pelo menos perto...já teria entrado...
Roberson Alexandre Trambuch
Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidadeo thiago manda pra mim os recursos fazendo o favor.
Obrigado.
Janaina Mendes
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoAna Mauricia.
nao se preocupe esta no edital, se for anulada 1 questao, independente de vc ter acertado ou nao , todos ganharam 1 ponto.
Vamos lutar pela 39, a tarde vou confirmar o recurso
Janaina Mendes
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoAlguem com a 25 digitada pra eu enviar pra uma amiga professora
Visitante não registrado
George Matias de Freitas
aMIGO, viu minha explicação da 48? se puder fundamentar a sua ideia tmbm, ja adicionamos juntos na 48, eh uma tmbm das que estão mais erradas...
essa eu acho q em vez de pedirem a correta, pediram a incorreta.
Visitante não registrado
A questão D da 48 está incorreta pq o sinal & não é apenas usado em denominações comerciais.
Angélica Firmo de Lima
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadePessoal, como o gabarito divulgado estava errado, eles nos deram 10 dias a contar da data de hoje, pois a retificação do gabarito foi feita ontem, está no site do CFC.
Visitante não registrado
quem quizer o recurso das questões 12, 25, 48 e 49, deixa o e-mail ai.
lembrando que o cfc nao aceita exatamente igual os recursos, modifiquem algo.
Visitante não registrado
Ana,
Isso mesmo, a D tmbm esta incorreta.
48 vai ser anulada, sem duvida, pediram errado, em vez de correta, pediram incorreta
Andrezza Rochelly Klaus Sales Oliveira
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Janaina passe eu e-mail que tenhl aqui!
Cleide Bernadete da Silva
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Thiago Padilha... me manda por e-mail da Q 12,48,49 e 39
@Oculto
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)mande pro meu e-mail: @Oculto os resurso que voce ja fez que vou fazer as alterações Thiago!
Mayara
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Thiago, me manda os que tu tem fazendo favor?
Obrigada..
@Oculto
José Rodrigo Lins Freire
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeTiago Padilha manda pra meu e-mail por favor
@Oculto
Roberson Alexandre Trambuch
Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) ContabilidadeOla Thiago manda pra mim tambem as questões 12,48,49 e 39
@Oculto
Ea questão 46 acha possivel de recurso?
Angélica Firmo de Lima
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeThiago, acabei de enviar no seu e-mail o meu recurso da 48.
Janaina Mendes
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoOi andrezza obrigada,
Ja consegui a 25
Olha encaminhei as questoes 12,39 e 25 para 3 professores da PUC MG.
Quando receber a resposta mando pra vcs
Mara de Fátima Oliveira
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia caros colegas,
Uma dúvida: para protocolar meu recurso, eu preciso me dirigir diretamente ao escritório regional do CRC, ou posso protocolar nas delegacias também? Moro a 100 km da cidade onde realizei a prova e onde tem escritório regional e pra mim fica inviável me deslocar pra lá...
Visitante não registrado
pra quem num pego e-mail vo postar aki as justificativas
Angélica Firmo de Lima
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeEu liguei na delegacia da minha cidade e eles me disseram que eu posso protocolar na delegacia mesmo e eles enviam pro CFC
Visitante não registrado
Questão 25
Prezados senhores, venho por meio desta solicitar o CANCELAMENTO da questão 25 da Prova de Bacharel em Ciências Contábeis,
No gabarito encontra-se em divergência com o que foi solicitado na questão.
Segue abaixo a transcrição da pergunta: 25.
Uma sociedade empresária apresentou os seguintes indicadores nos últimos três exercícios: Indicador 20Oculto Quociente de Endividamento 1,0 2,0 3,0 Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido 18% 21% 24% Rentabilidade sobre o Ativo 15% 15% 15% Margem Líquida 10% 6% 5% A partir da análise dos indicadores, é CORRETO afirmar que:
a) a elevação do endividamento ao longo dos anos tem reduzido a rentabilidade proporcionada aos proprietários.
b) a taxa de retorno sobre o Ativo tem se mantido em 15% apesar da queda na margem líquida, porque a empresa tem aumentado o giro do ativo.
c) do ponto de vista dos proprietários, a empresa está a cada dia menos lucrativa e menos arriscada.
d) o custo médio do capital de terceiros é inferior a 15% a.a., uma vez que a rentabilidade do Patrimônio Líquido supera a rentabilidade sobre o Ativo.
Quanto maior o Giro do Ativo maior a rentabilidade, desde que tenham despesas controladas. A taxa de retorno se manteve mesmo com a queda da Margem Liquida, portanto é possível concluir que as Vendas aumentaram e o lucro caiu, também houve redução dos ativos, mas a queda do lucro possivelmente foi em um ritmo inferior a queda dos ativos, o que permitiu manter a rentabilidade. Temos na alternativa "D" a questão da Alavancagem Financeira, ou seja, a capacidade de utilizar recursos de terceiros e acelerar a rentabilidade sobre o capital próprio, utilizando de uma proporção maior de recursos de terceiros em detrimento do capital próprio é possível acelerar a rentabilidade. A Alavacagem foi de 1,2 para 1,6, ou seja, utilizando capital de terceiros foi possível alavancar em 20% e 60% . Isso só é possível se a Rentabilidade do Patrimônio Liquido for superior a rentabilidade dos Ativos. De acordo com o edital do Exame de Suficiência 2012-04-02 6. DAS QUESTÕES OBJETIVAS DAS PROVAS 6.1. Cada questão das provas objetivas serão de múltipla escolha constituída de quatro opções (A, B, C e D) e uma ÚNICA resposta correta, de acordo com o enunciado da questão. Para cada questão, haverá, na Folha de Respostas, quatro campos de marcação (A, B, C e D).
Desta forma, solicito o CANCELAMENTO da questão 25 onde temos duas respostas corretas: Letra B e D
Visitante não registrado
Questão 12
Peço que seja anulada a questão 12, No enunciado da questão dá a entender que R$ 1.200.000,00 é a soma dos ativos identificáveis e dos passivos assumidos. Então não temos como calcular o valor liquido dos ativos identificáveis (ativos identificaveis - passivos assumidos) nao tem como aplicar a Norma para um balanço fechado.
A norma fala sobre o Valor Liquido dos Ativos identificáveis adquiridos e dos passivos assumidos, por ser liquido seria o Ativo menos os passivos assumidos. (o passivo é 400.000, só se você somar o PL chega aos 1.200.000). Ao chamar isso de uma compra vantajosa é o mesmo que assumir que ao comprar, por exemplo, um carro de50.000 aprazo sem entrada você teve um ganho de compra vantajosa de 50.000 pois registrou um passivo e um ativo nesse valor. Não faz sentido atribuir o termo “compra vantajosa” quando se assume uma dívida de igual valor do ativo adquirido.
Essa situação se enquadra como uma combinação de negócios e não exatamente como a simples aquisição de um ativo o que resultaria numa compra vantajosa.
A Alternativa A está mais correta, a questão Goodwill explica bem, deixa bem claro:
O Goodwill é um termo contabilístico utilizado para designar a parte do valor de mercado (ou valor intrínseco) de uma empresa que não esteja directamente reflectida nos seus activos e nos seus passivos. Inclui-se neste tipo de valores a marca e a imagem de mercado, a carteira de clientes, o know-how dos funcionários, entre outros. Dado o seu carácter de intangibilidade e de difícil quantificação, apenas é possível a sua contabilização no caso de uma aquisição.
O sentido original do termo surgiu com o intuito de justificar a razão pela qual as empresas ou negócios eram adquiridos e vendidos por valores superiores ao dos seus capitais próprios (book value). Quando uma empresa adquire uma outra por um valor superior ao dos seus capitais próprios, esta terá que reconhecer essa diferença (o goodwill) nos seus activos. Este valor pode posteriormente ser ajustado, ou por amortização ou por ajustamentos ocasionais do valor estimado dos activos. De referir que com a entrada em vigor das NIC's, deixa de ser possível amortizar o goodwill, restando apenas a possibilidade de efectuar ajustamentos periódicos.
Fórmula de Cálculo:
Apresenta-se abaixo a fórmula de cálculo do Goodwill contabilístico:
Goodwill =
+ Preço de Aquisição 1.200.000,00
- Valor do Capital Própria da Empresa Adquirida 1.000.000,00
= 200.000,00
RESPOSTA CORRETA. ALTERNATIVA = A
Visitante não registrado
Questão 49
Evidências de informalidade na conversa:
II - O Uso de palavras no diminutivo como sinalzinho, bonitinho e correntinhas são palavras utilizadas em conversas informais e não são recomendadas em textos científicos que privilegia a norma culta da língua.
IV – As palavras avalanche e desconcertante no teor da conversa remetem a linguagem coloquial. Avalanche por exemplo, é uma palavra que na norma padrão não remete a idéia de quantidade, como colocado no texto “avalanche de manifestações”, para isso existem os advérbios, mas no contexto informal pode ser utilizada sem problemas.
I – O uso de pronomes átonos como o “se” e o “me” estão bem colocados e segue a regra gramatical padrão de estarem próximos ao verbo.
III – As expressões citadas não transmitem a idéia de informalidade, Razão Social, por exemplo, é uma expressão técnica, muito formal até.
Resposta: Número II e IV – Letra D
Visitante não registrado
Questão 48
Peço que seja revisto a alternativa D, da questão 48,
No gabarito postado, aponta B como incorreta, porem a resposta D, também está incorreta.
CONFORME Art. 1158 NCC.
- O sinal "&" é empregado em denominações comerciais com valor semântico aditivo.
Bom, como isso se trata de uma prova feita para Contadores, é de se saber que em momento algum o autor falou que DENOMINAÇÕES COMERCIAIS e sim em RAZÃO SOCIAL DE FIRMA OU COMPANHIA. Ou seja, com base no texto, eu não posso afirmar que o "&" é empregado em NOMES FANTASIA DAS EMPRESAS, (DENOMINAÇÃO COMERCIAL).
Está alternativa está INCORRETA, por sinal foi uma questão muito boa, veio cobrando conhecimento de português (interpretação), e também a (Contábil) é necessário saber que RAZÃO SOCIAL NÃO É A MESMA COISA QUE DENOMINAÇÃO COMERCIAL ( um conhecimento que todo bom contador deve ter). Então, houve uma união de conhecimento português + contabilidade/direito. Uma questão bem elaborada em se tratando do objetivo específico da prova
Razão Social é composta pelo nome de um ou mais sócios por inteiro ou abreviado aditando a expressão e CIA antes do tipo societário no caso LTDA, quando ocultar algum sócio.Denominação é composta por uma expressão qualquer seguida de uma das atividades e LTDA tipo societário. Podendo ainda mesclar a Razão Social com a Denominação. Art. 1158 NCC.
Ou Seja:
D - O sinal “&” é empregado em denominações comerciais com valor semântico aditivo.
Já no texto, LINHA 7: olhos, constante em tudo que é razão social de firma ou companhia.
Art. 1158 NCC. Razão Social não é a mesma coisa que Denominação Comercial.
Sem contar que o sinal & não é apenas usado em denominações comerciais.
Por esses motivos, solicito o cancelamento dessa questão.
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)coloque as outras thiago padilha!
Gabriel Ribeiro
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeOlá Colegas,
Todos viram que eles fizeram duas mudanças nos gabaritos das questões 49 e 50?
http://www.fbc.org.br/exame-suf9.htm
Com esse Gabarito atual acertei 94% da prova, estou muito surpreso comigo mesmo!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade