
Angélica Firmo de Lima
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeQuando eu enviei o e-mail e a moça me respondeu isso quase morri, se fosse cardíaca tinha tido um infarto
respostas 4.962
acessos 549.294
Angélica Firmo de Lima
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeQuando eu enviei o e-mail e a moça me respondeu isso quase morri, se fosse cardíaca tinha tido um infarto
Carolina Crispim
Iniciante DIVISÃO 4 , Agente SaúdeNão, Não Thiago, qdo disse: a 46 num rola! Foi uma afirmação msm. Realmente a formulação da pergunta está correta.
Gustavo Alves
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Concordo com a atitude do Thiago Padilha e Carolina Crispim que estao protocolando recursos referente a questoes que contiveram erro.
Tentar forçar a anulacao de questoes por terem seu gabarito divulgado erroneamente mas corrigido posteriormente foge totalmente da ideia do exame que eh valorizar a profissao alem de "filtrar" os futuros contadores.
O erro ocorreu, tudo bem, corrigiram, mas dae anular a questao, somando ponto para pessoas que não as acertaram unicamente pela divulgacao incorreta do gabarito, nao concordo, assim como muitos nao concordam.
Como disse, concordo com os que estao lutando pela anulacao de questoes com duas respostas corretas ou com erro no enunciado, o que for, mas esse outro tipo de anulacao nao.
Foquem as questoes 12, 25, 48 e 49, como disse Thiago Padilha para terem mais sucesso nos recursos e para que os candidatos que estao recorrendo tenham mais credibilidade.
Eh o meu ponto de vista.
Visitante não registrado
Carolina,
A 3 eu não enxergo erro. Para mim, as únicas que tem chances de anulação são as 48 e a 50.
Renato
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
Ana Carolina o seu pensamento esta correta corre atrás das que vc errou, ou seja, como nosso amigo Thiago postou são essas questões q podem ser anuladas ele dever ter algum recurso com fundamento passa seu email pra ele.
Questões: 12, 25, 48 e 49 ...
Visitante não registrado
Sandrielly realmente foi um dano moral que vc e outros sofreram e vai ficar por isso mesmo...pq o minímo de dignidade que eles deveriam ter era se desculpar e por retratação pública anular as 2 questões.
Visitante não registrado
Poderíamos criar um disco virtual para disponibilizar os recursos elaborados para que todos possam ter acesso? É claro que ao tomar posse dos arquivos, refaçam para não deixar cópia da cópia. Existe o 4shared.com O que acham?
Renato
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
Enfim cada um cada um, acho q se acha q cabe recurso entra, agora tem gente q fala essa não cabe, quem tem q julgar é a banca, pq vc acertou e acha q não cabe recurso, quem achar q deve protocolar é so mais um recurso se vai ser aceito ninguém sabe, enfim use seu fundamento e siga em frente... Se vc tiver certo ele sera aceito so isso.
Visitante não registrado
Carolina Crispim
Ah sim,
é que ontem procurei em questões de concurso, qndo não pedia se simples ou composto, era sempre aplicado o composto...
só realmente nao achei a bse legal disso
Carolina Crispim
Iniciante DIVISÃO 4 , Agente SaúdeCarol,
Embora a questão não tenha sido direcionada a mim, vc tem q entrar com recurso com questões cujo teor estejam em desacordo com a verdade, ou seja, que estejam de fato errada, ai vc elabora o recurso e embasa de acordo com a resposta correta.
Visitante não registrado
Gustavo Alves
Que bom que pensa assim Gustavo, retiro td que disse sobre vc ontem, e relmente, hoje concordo com vc.
Visitante não registrado
vou postar novamente as que eu acredito estar erradas:
Wilker de Souza Ponciano Costa
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Certissimo o Gustavo, concordo em tudo que disse no ultimo post.
Visitante não registrado
Questão 25
Prezados senhores, venho por meio desta solicitar o CANCELAMENTO da questão 25 da Prova de Bacharel em Ciências Contábeis,
No gabarito encontra-se em divergência com o que foi solicitado na questão.
Segue abaixo a transcrição da pergunta: 25.
Uma sociedade empresária apresentou os seguintes indicadores nos últimos três exercícios: Indicador 20Oculto Quociente de Endividamento 1,0 2,0 3,0 Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido 18% 21% 24% Rentabilidade sobre o Ativo 15% 15% 15% Margem Líquida 10% 6% 5% A partir da análise dos indicadores, é CORRETO afirmar que:
a) a elevação do endividamento ao longo dos anos tem reduzido a rentabilidade proporcionada aos proprietários.
b) a taxa de retorno sobre o Ativo tem se mantido em 15% apesar da queda na margem líquida, porque a empresa tem aumentado o giro do ativo.
c) do ponto de vista dos proprietários, a empresa está a cada dia menos lucrativa e menos arriscada.
d) o custo médio do capital de terceiros é inferior a 15% a.a., uma vez que a rentabilidade do Patrimônio Líquido supera a rentabilidade sobre o Ativo.
Quanto maior o Giro do Ativo maior a rentabilidade, desde que tenham despesas controladas. A taxa de retorno se manteve mesmo com a queda da Margem Liquida, portanto é possível concluir que as Vendas aumentaram e o lucro caiu, também houve redução dos ativos, mas a queda do lucro possivelmente foi em um ritmo inferior a queda dos ativos, o que permitiu manter a rentabilidade. Temos na alternativa "D" a questão da Alavancagem Financeira, ou seja, a capacidade de utilizar recursos de terceiros e acelerar a rentabilidade sobre o capital próprio, utilizando de uma proporção maior de recursos de terceiros em detrimento do capital próprio é possível acelerar a rentabilidade. A Alavacagem foi de 1,2 para 1,6, ou seja, utilizando capital de terceiros foi possível alavancar em 20% e 60% . Isso só é possível se a Rentabilidade do Patrimônio Liquido for superior a rentabilidade dos Ativos. De acordo com o edital do Exame de Suficiência 2012-04-02 6. DAS QUESTÕES OBJETIVAS DAS PROVAS 6.1. Cada questão das provas objetivas serão de múltipla escolha constituída de quatro opções (A, B, C e D) e uma ÚNICA resposta correta, de acordo com o enunciado da questão. Para cada questão, haverá, na Folha de Respostas, quatro campos de marcação (A, B, C e D).
Desta forma, solicito o CANCELAMENTO da questão 25 onde temos duas respostas corretas: Letra B e D
Visitante não registrado
Questão 12
Peço que seja anulada a questão 12, No enunciado da questão dá a entender que R$ 1.200.000,00 é a soma dos ativos identificáveis e dos passivos assumidos. Então não temos como calcular o valor liquido dos ativos identificáveis (ativos identificaveis - passivos assumidos) nao tem como aplicar a Norma para um balanço fechado.
A norma fala sobre o Valor Liquido dos Ativos identificáveis adquiridos e dos passivos assumidos, por ser liquido seria o Ativo menos os passivos assumidos. (o passivo é 400.000, só se você somar o PL chega aos 1.200.000). Ao chamar isso de uma compra vantajosa é o mesmo que assumir que ao comprar, por exemplo, um carro de50.000 aprazo sem entrada você teve um ganho de compra vantajosa de 50.000 pois registrou um passivo e um ativo nesse valor. Não faz sentido atribuir o termo “compra vantajosa” quando se assume uma dívida de igual valor do ativo adquirido.
Essa situação se enquadra como uma combinação de negócios e não exatamente como a simples aquisição de um ativo o que resultaria numa compra vantajosa.
A Alternativa A está mais correta, a questão Goodwill explica bem, deixa bem claro:
O Goodwill é um termo contabilístico utilizado para designar a parte do valor de mercado (ou valor intrínseco) de uma empresa que não esteja directamente reflectida nos seus activos e nos seus passivos. Inclui-se neste tipo de valores a marca e a imagem de mercado, a carteira de clientes, o know-how dos funcionários, entre outros. Dado o seu carácter de intangibilidade e de difícil quantificação, apenas é possível a sua contabilização no caso de uma aquisição.
O sentido original do termo surgiu com o intuito de justificar a razão pela qual as empresas ou negócios eram adquiridos e vendidos por valores superiores ao dos seus capitais próprios (book value). Quando uma empresa adquire uma outra por um valor superior ao dos seus capitais próprios, esta terá que reconhecer essa diferença (o goodwill) nos seus activos. Este valor pode posteriormente ser ajustado, ou por amortização ou por ajustamentos ocasionais do valor estimado dos activos. De referir que com a entrada em vigor das NIC's, deixa de ser possível amortizar o goodwill, restando apenas a possibilidade de efectuar ajustamentos periódicos.
Fórmula de Cálculo:
Apresenta-se abaixo a fórmula de cálculo do Goodwill contabilístico:
Goodwill =
+ Preço de Aquisição 1.200.000,00
- Valor do Capital Própria da Empresa Adquirida 1.000.000,00
= 200.000,00
RESPOSTA CORRETA. ALTERNATIVA = A
Visitante não registrado
Questão 49
Evidências de informalidade na conversa:
II - O Uso de palavras no diminutivo como sinalzinho, bonitinho e correntinhas são palavras utilizadas em conversas informais e não são recomendadas em textos científicos que privilegia a norma culta da língua.
IV – As palavras avalanche e desconcertante no teor da conversa remetem a linguagem coloquial. Avalanche por exemplo, é uma palavra que na norma padrão não remete a idéia de quantidade, como colocado no texto “avalanche de manifestações”, para isso existem os advérbios, mas no contexto informal pode ser utilizada sem problemas.
I – O uso de pronomes átonos como o “se” e o “me” estão bem colocados e segue a regra gramatical padrão de estarem próximos ao verbo.
III – As expressões citadas não transmitem a idéia de informalidade, Razão Social, por exemplo, é uma expressão técnica, muito formal até.
Resposta: Número II e IV – Letra D
Visitante não registrado
Questão 48
Peço que seja revisto a alternativa D, da questão 48,
No gabarito postado, aponta B como incorreta, porem a resposta D, também está incorreta.
CONFORME Art. 1158 NCC.
- O sinal "&" é empregado em denominações comerciais com valor semântico aditivo.
Bom, como isso se trata de uma prova feita para Contadores, é de se saber que em momento algum o autor falou que DENOMINAÇÕES COMERCIAIS e sim em RAZÃO SOCIAL DE FIRMA OU COMPANHIA. Ou seja, com base no texto, eu não posso afirmar que o "&" é empregado em NOMES FANTASIA DAS EMPRESAS, (DENOMINAÇÃO COMERCIAL).
Está alternativa está INCORRETA, por sinal foi uma questão muito boa, veio cobrando conhecimento de português (interpretação), e também a (Contábil) é necessário saber que RAZÃO SOCIAL NÃO É A MESMA COISA QUE DENOMINAÇÃO COMERCIAL ( um conhecimento que todo bom contador deve ter). Então, houve uma união de conhecimento português + contabilidade/direito. Uma questão bem elaborada em se tratando do objetivo específico da prova
Razão Social é composta pelo nome de um ou mais sócios por inteiro ou abreviado aditando a expressão e CIA antes do tipo societário no caso LTDA, quando ocultar algum sócio.Denominação é composta por uma expressão qualquer seguida de uma das atividades e LTDA tipo societário. Podendo ainda mesclar a Razão Social com a Denominação. Art. 1158 NCC.
Ou Seja:
D - O sinal “&” é empregado em denominações comerciais com valor semântico aditivo.
Já no texto, LINHA 7: olhos, constante em tudo que é razão social de firma ou companhia.
Art. 1158 NCC. Razão Social não é a mesma coisa que Denominação Comercial.
Sem contar que o sinal & não é apenas usado em denominações comerciais.
Por esses motivos, solicito o cancelamento dessa questão.
Visitante não registrado
Para mim são essas, mas se vocês tem outra justificativa nas outras questões, não custa tentar
se tiver fundamento será cancelada.
Boa sorte a todos
Gustavo Alves
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Thiago Padilha ontem fui meio agressivo e generalizei minha opniao.
Espero que vc, e todos que tenham o pensamento como o seu obtenham sucesso nesses recursos. Uma forma de corrigir os erros do exame e nao de prejudica-lo.
Visitante não registrado
Thiago,
A questão que vc fundamentou pedindo que seja revisto o gabarito...
No pedido vc deve determinar o pedido de anulação face a "amplitude" nas respostas disponíveis.
Ana Carolina Parisotto de Moraes
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoValeu Renato.....
Thiago me passa os recursos, referentes as questões 12 e 25...
Meu e-mail
@Oculto
Obrigada,
Visitante não registrado
JOSIANE,
A resolução RESOLUÇÃO CFC Nº 1268/09 faz alteração justamente no título patrimonial com a seguinte menção:
(c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público;”
Ou seja, mais um peguinha de um exame de suficiência.
vide: www.crcsp.org.br
Marcos Fabio G Souza
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoGustavo Alves,
É isso ai amigão, agora você conseguiu se expressar, concordo plenamente com o seu conceito, agora é hora de unir força para as questões realmente erradas.
Abraço
Sandro Claber da Silva Souza
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa Tarde,
Estou com duvida sobre anulação de questões.
Todos serão beneficiários desse ato, ou terei que fazer a minha interposição referentes as questões que estão mal formuladas?
Visitante não registrado
Sandro, anulando 1 questão todos se beneficiam ganhando 1 ponto.
Sandro Claber da Silva Souza
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Obrigado Ana. Na verdade estou também pendurando com 24 questões.
Renato
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
Todos se beneficiam, mas se vc tiver um bom fundamento pode ajudar um amigo q entrou com recurso e não foi aceita pela banca, cada um tem um ponto de vista e uma argumentação para cada resposta, assim a banca vendo cada recurso vai verificar se realmente tem fundamento a sua opinião.
Angélica Firmo de Lima
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadePessoal, quem está fazendo o recurso da 12 pode colocar um explicação para que eu envie ao meu professor?
Estou enviando um e-mail com a questão 12 para ver se ele pode ajudar, ele é especialista em contabilidade internacional, é fera.
Visitante não registrado
Renato, não trata-se de "opinião" trata-se de uma justificativa amparada em fatos e argumentos incontestáveis! Por exemplo: se na 50 provarmos que a alternativa A está incorreta pq a vírgula ali não é obrigatória, não é uma opinião e sim uma parte da língua portuguesa, um fato, um estudo prévio baseado em regras da nossa língua.
Renato
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
OK. Ana mas eu quis dizer opinião como conhecimento...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade