x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.735

acessos 121.583

Exame de suficiência 2012.1 TECNICOS

Gustavo Pedroso

Gustavo Pedroso

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar
há 14 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 10:53

De acordo com a Lei 6.404/76: os estoques devem ser avaliados pelo custo de aquisição ou valor de mercado (quando for menor que o custo de aquisição) e o CPC 16 detalha que os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

Cálculo do custo de aquisição do estoque:

Preço de compra: $21.000
Abatimentos: ($ 1.000)
ICMS s/ compra: ($ 3.400)
Frete: $ 2.000
ICMS s/ frete: ($ 340)
Custo histórico: $18.260

Venda de 50% do estoque: deve ser dada baixa de $9.130 referentes a esta venda, sendo assim, permanecem em estoque os outros 50% ($9.130).

Em 31/12/2011 a empresa apurou um valor realizável líquido (valor de mercado) de $8.000 que é menor que o valor de custo da metade da mercadoria que permanece em estoque, desta forma a empresa deve registrar uma perda estimada com estoque para ajustá-lo ao valor de mercado:

Estoque: $9.130
(-) Perdas estimadas com estoque: ($1.130)
Valor líquido do estoque: $8.000

Portanto a alternativa correta é a A, o valor do estoque a ser apresentado no Balanço Patrimonial é $8.000.




CÓPIA DO TÓPICO DE BACHAREL AQUI DO FÓRUM.

Jefferson Pereira da Silva

Jefferson Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:00

JÉSSICA ANDRESSA DOS REIS

É a C)9.130,0.... Vou tentar explicar meu raciocinio:

Preço de Compra: 21.000
Icms s/ compra – Recuperável: 3.400
Abatimentos – 1.000
Gasto com transporte da mercadoria – 2.000
ICMS s/ Frete – Recuperável: 340

Vamos verificar quanto foi o Custo das mercadorias.
Compra=21.000 - 3400 (ICMS Recuperável) = 17.600
+
Frete = 2.000 - 340 (ICMS Recuperável) = 1.660
Abatimento= -1.000(Descontamos o abatimento do preço de compra)
Resultado = 18.260

Como a empresa vendeu 50%, o custo das mercadorias vendidas foi de 9.130. Ficou em estoque 9.130, pois ainda restou 50%.

Reginando D Mattos

Reginando D Mattos

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:51

O exame da 2º Edição de 2011 e este de 2012 estão muitos capciosos com relação ao exame da 1º edição de 2011. Os índices de reprovas estão absurdos. Então levando aqui uma questão: A onde esta o problema, é na instituição de ensino que nos prepara ou a coisa esta difícil mesmo falta mais estudo e dedicação?

Daniela de Oliveira

Daniela de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:53

Se o gabarito do Paulo dos Santos estiver correto eu acertei 31 questões!!!
Ai que coisa... A do ano passado em Outubro fiz só 24, mas tá ótimo, pq em um Gabarito extra-oficial fiz 31 e no outro 27... Uhu o/ se for assim PASSEI... Tomara Deus!!!

JESSICA ANDRESSA DOS REIS

Jessica Andressa dos Reis

Bronze DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:57

Outra questão:
nº 8: O patrimonio iquido apresenta as seguintes contas, EXCETO:
A) Ajustes de Avaliação Patrimonial;
B) Dividendos Obrigatorios a Distribuir;
C) Reservas de Capital e Capital Social;
D) Reservas de lucros e Ações em Tesouraria.

Eu marquei a opção "A" mas agora eu me toquei que como mudou a regra dos balanços vi qu estou errada. Me idsseram que a resposta correta é a "B", gostaria de saber onde ela se enquadra no balanço?

Fernanda Carvalho Menezes

Fernanda Carvalho Menezes

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 13:00

Eu sei colega Kennedy. Mas eu, por exemplo, na minha cidade fiz o curso técnico, me formei em dezembro de 2010 e quando fui fazer o exame de suficiencia, me deparei no edital com vários conteúdos que eu não tinha visto no decorrer do curso.
Esse ano fui para Porto Alegre fazer um cursinho preparatório para o Exame de Suficiência (outra coisa que é raro de se ver: um curso preparatório) e os próprios professores do cursinho falaram que as provas do técnico eram de nível superior, e que os técnicos são muito desvalorizados em geral, pois têm apenas 2 anos para realizar o curso e os conteúdos disponíveis para realizar o exame do técnico são muito complexos para tal.
Sei que os conteúdos do técnico são iguais aos conteúdos do bacharel caro colega, mas o que eu quis dizer é que os bacharéis têm 2 anos a mais para aprender os conteúdos iguais aos nossos, com mais complexidade.
Abraços!!!!

Página 13 de 58
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies