Priscila
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia a todos!
Diante da nova realidade contabil, pederia para meus colegas contabilistas para responderem as perguntas abaixo, pois estou fazendo uma pesquisa sobre o tema e quando estiver pronto enviarei a todos os interessados.
1) Você acha que a maior preocupação do contabilista é a "entrega" do arquivo digital ou a "escrituração contábil" para a entrega digital?"
2)No cenário atual, sua(s) empresa(s) está preparadas para o Sped Contábil?
3) Você possui conhecimento sobre o assunto SPED CONTÁBIL?
4) Você já participou de palestras sobre o SPED CONTÁBIL onde o foco fosse a elaboração contábil e não a entrega do arquivo?
5) Você segue "todos" os principios e normas contábeis no seu dia a dia?
6) Responsabilidade profissional resume-se somente na entrega em dia de balanços e cumprimento de prazos perante o fisco?
Todas as perguntas acima, norteiam meu estudo sobre o assunto, pois todas as palestras e cursos que participei abordam sobre a amarração de plano de contas, validação do arquivo digital, entrega deste arquivo, etc... Como se todos os contabilistas estivessem 100% seguro do conteudo contabil registrado em suas empresas. Eu como contabilista, vejo que o maior problema atual não é a entrega do arquivo e sim o cumprimento dos postulados, normas, convenções, principios contábeis e codigo de ética.
Tudo indica que as empresas de pequeno porte terão que enquadrar-se a esta nova realidade contábil, como convencer o empresário que contabilidade é coisa séria e não é somente um mal necessário?