x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 10.826

Contabilização de um empréstimo

Iara Olly

Iara Olly

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 10:45

Contabilização de um empréstimo.

Olaa, estou fazendo um trabalho da faculdade sobre empréstimo e não estou conseguindo fazer os lançamentos.
A questão é assim: A empresa efetuou um empréstimo bancário junto ao Banco do Amazonas no valor de 2.400.276,00, carências 12 meses (nos primeiros 12 meses pagamento dos juros), taxa de juros 6% ao ano. NÃO HÁ OUTRO ENCARGO FINANCEIRO. Taxa de abertura de crédito (0,01% do valor de empréstimo).
Como faço os lançamentos???

marcelo da luz dutra

Marcelo da Luz Dutra

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 30 abril 2012 | 10:02

acho q ficaria assim.

D- banco conta emprestimos - 2.400.276,00
D- Juros a apropriar - 144.016,56
C- emprestimos a pagar - 2.544.292,56

no pagamento você terá que apropriar os juros.
Divide os juros por 12 e apropria.

Espero ter ajudado

Fabricio FM

Fabricio Fm

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 maio 2012 | 18:01

Ajuda ae pessoal, por gentileza.

O CPC 08, que trata do reconhecimento dos custos de empréstimos, quando se refere a empréstimo obtidos junto a terceiros, determina que este passivo deve ser reconhecido pelo seu valor justo e apresentando o valor líquido obtido. Ou seja, da seguinte forma no passivo:

Empréstimos a Pagar
(-) Juros a apropriar

Porém, no CPC que trata das pequenas e médias empresas (norma específica) não há tal exigência (subseção 25). Esta norma menciona apenas que os juros devem ser reconhecidos no resultado a medida em que forem incorridos.

Estou com um caso de uma empresa que obteve um empréstimo junto a uma instituição, sendo as parcelas mensais de amortização, bem como os juros, diferentes mês a mês. Ou seja, não estou conseguindo apurar o valor total de juros a ser pago para registrar em juros a apropriar. neste momento inicial de reconhecimento do empréstimo no passivo

Como se trata de uma pequena empresa, gostaria de saber se posso contabilizar o empréstimo sem a conta de juros a apropriar redutora deste, com base no CPC das pequenas empresas.

Obrigado!

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 09:01

Prezado Fabricio,

Sugiro que você proceda com a contabilização de acordo com a CPC 08, pois, em futuro próximo pode haver mudanças na empresa em questão que o obrigue a adotar tal sistema.

Quanto a sua dificuldade de fechar o numero totalizador dos juros diga ao responsável pela empresa que solicito junto ao órgão financiador a tabela da amortização do financiamento, claro que constando segregado os juros.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade