Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 2.584

Aplicações Financeiras

Ricardo da Silva Leite

Ricardo da Silva Leite

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Auditor
há 13 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 17:36

Boa tarde Galera!!!

Alguém poderia me ajudar, pois tenho que desenvolver um trabalho sobre "Quais as melhores aplicações financeiras dentro de uma empresa, forma de contabilização dos rendimentos e o conceito dos juros composto.", se alguem puder da uma ajuda ficarei agradecido.

Dedé Seguros

Dedé Seguros

Prata DIVISÃO 1 , Corretor(a)
há 13 anos Sábado | 5 maio 2012 | 19:30

Ricardo da Silva Leite

As aplicações mais comuns no mercado financeiro são a Poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), o Recibo de Depósito Bancário (RDB) e os Fundos de Investimento.

Toda aplicação financeira está sujeita a riscos. Para reduzi-los, deve-se procurar informações sobre o tipo de aplicação, sobre a instituição financeira e sobre as variáveis econômicas que podem influenciar o resultado esperado. Geralmente os rendimentos são maiores nas aplicações de maior risco. Algumas aplicações são parcialmente garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos - FGC.

*
As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, etc.

O valor dessas aplicações classifica-se, no balanço:

No ativo circulante:

a) entre as disponibilidades, no caso de aplicações em modalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos Financeiros (FIF);
b) como investimentos temporários, se resgatáveis em prazo vencível até 12 meses após a data de aplicação.

No realizável a longo prazo:

a) no caso de aplicações financeiras resgatáveis em prazo vencível após 12 meses da data de aplicação.

CONTABILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO

Por ocasião da aplicação efetuamos o lançamento de transferência de numerário da conta banco conta movimento para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada.

APROPRIAÇÃO DO RENDIMENTO PELO REGIME DE COMPETÊNCIA

A apropriação do rendimento de aplicação financeira deve ser feita observando-se o regime de competência.

Assim, na datado balanço ou balancete, se existir saldo de aplicação financeira a ser resgatado nos períodos seguintes, o rendimento proporcional auferido até essa data deverá ser registrado em conta de resultado do período, em contrapartida à conta de aplicação.

Atenciosamente,

Andrelino Nogueira.
Celular: +55 (87) 9921-1451
+55 (87) 8815-3447
Email: [email protected]
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 maio 2012 | 09:09

Ricardo, dependendo do regime de tributação da empresa o trata mento é diferente. Empresas do simples e as isentas, o imposto retido será definitivo. Empresas do lucro presumido é pelo regime de caixa, ou seja, somente no resgate, devendo ser adicionado a base de calculo, deduzindo o imposto retido. Do lucro real é pelo regime de competencia.
(Instrução Normativa RFB nº 1.022 de 2010. Lei nº 11.033 de 2004. MAFON)

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade