x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.343

Contabilidade de Custos

Kalyne Tavares

Kalyne Tavares

Bronze DIVISÃO 3 , Açougueiro
há 13 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 11:29

Bom dia pessoal.

Em um exercício de departamentalização, me deparei com uma algo incomum.
Houve o pedido de departamentalizacao dos custos indiretos referente a Gastos com Manutenção sendo que o critério de rateio pedia para alocar esse custo ''diertamento ao departamento industrial''.
No exercíco os custos diretos foram de imobilizado, total de maquinas e folha de pagamento. Já os indiretos foram de seguros, depreciacao, encargos sociais e aluguel. Até aí, tudo certo.
Sendo que esse de Gastos com Manutenção eu não entendi como alocar.
Eu somei todos os custos e tirei o percentual de participacao de cada departamento nos custos totais (custos direitos e indiretos) e aí fiz o rateio dos Gastos com Manutenção.

Sendo que eu não sei se está correto.
Vocês poderiam me ajudar? :~

Kalyne Tavares
Crislaine Marassi Costa

Crislaine Marassi Costa

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 16:52

Boa tarde, Kalyne!

Pelo que eu entendo de custos, os gastos com manutenção são diretos se tem relação com o produto (manutenção de maquinas produtivas).
Caso sejam maquinas e equipamentos de outros departamentos, deve ser alocado como custos indiretos como por exemplo:
Equipamentos de informatica e demais que não tem vinculo com o processo produtivo.

Espero ter lhe ajudado!

" Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"
(Dave Weinbaum)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade