x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.444

Controladoria na gestão pública e as licitações

Silvio Ribeiro Jacobina

Silvio Ribeiro Jacobina

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 01:21

Estou fazendo meu TCC e acho que a controladoria municipal poderia "gerir ou analisar o pós-licitação bem como o transcorrer dela". Analisar e identificar os procedimentos e instrumentos de controladoria utilizados em licitações. Porem queria saber até em que ponto a controladoria municipal influi em um processo licitatório, ou se ela já tem de fato essa obrigação.

Grato por quem responder.

Edson Santana de Albuquerque

Edson Santana de Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 10:53

Ola Amigo....

Talvez isso nem te ajude mais pelo tempo de postagem dessa questão. Porem sou novo aqui e espero te ajudar com a resposta:

O controle interno pode e deve interferir no pré e pós processos licitatórios.
Dentre as Rotinas de procedimentos do Controle interno está a função de acompanhar todos os regimes de compra, licitações etc...

No pre Licitações, devera o mesmo analisar a forma e modalidade do processo licitatório observando a lei de licitações e em caso de irregularidade comunicar o executivo através de relatórios etc, para que se possa corrigir a falha.

No pós licitações caberá ao controle interno observar a legalidade da mesma perante a Lei de licitações e em caso de falhas comunicar através de relatórios explicativos ao executivo e se necessário ao Tribunal de Contas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade