Gustavo
Iniciante DIVISÃO 2 , Não InformadoBom dia.
Sou graduando em Ciências Contábeis, 6º semestre. Em meus quase três anos de estudos, já passei por diversas empresas, sempre trabalhando no setor de contabilidade. Acontece que eu sempre me vi desestimulado trabalhando na maioria delas, pela monotonia que o trabalho fornece. Já explico.
Lançamentos contábeis, classificação, conciliação... Eu passava o dia inteiro digitando números de contas e valores. Eu me sentia um robô. Não precisava pensar em nada: era só seguir as instruções de digitar valores X na conta XX, e valores Y na conta YY. Ou seja, eu não precisava me empenhar, não precisava encontrar soluções para nada. Era só aquela repetição eterna e entediante. Lembrei-me claramente dos ensinamentos sobre a Teoria da Administração Científica, da qual a "super especialização" fazia parte, e de como isso foi criticado nas teorias humanísticas.
O interessante é que qualquer pessoa, mesmo aquelas que nada sabem de contabilidade, seria capaz de realizar esse trabalho facilmente, bastando apenas um manual de instruções do lado (apenas relacionando as contas corretas).
Então, fica aqui a minha pergunta para os colegas mais experiêntes: Contabilidade é só isso, mesmo? Não precisamos pensar? Não precisamos raciocinar? Não precisamos criar nada novo? Os professores falam que os contabilistas ocupam cargos de Staff, que a visão é mais estratégica etc... Mas não é isso o que vejo no meu dia a dia. Vejo apenas pessoas bitoladas em digitar números, em calcular valores de impostos, em entregar em dia as obrigações tributárias.
Talvez eu tenha escolhido o curso errado. Por favor, me ajudem a entender se a contabilidade é realmente só isso. Obrigado.