Daniel
Bronze DIVISÃO 2 , Não InformadoOi pessoal, estou com uma dúvida sobre o CSSL.
Meu projeto empresa, para o curso técnico em ADM é um restaurante (ou melhor uma hamburgueria). Com ajuda de um professor meu, fizemos a precificação dos produtos. Como temos que ser enquadrados pelo lucro presumido, no preço de cada lanche foi "embutido" os seguinte impostos:
ICMS - 3,2%
PIS - 0,65%
COFINS - 3%
IRPJ - 1,20%
CSLL - 1,08%
Depois disso, todo o resto de projeto foi feito com base na venda dos lanches com esses impostos. Mas agora, estamos em outro módulo,e com outro professor. Ele solicitou que no fluxo de caixa, estivesse a CSLL com 9%. E ao pergunta sobre a precificação, ele disse que estava errado, não é pra ser 1,08%
Pelo o que eu entendi, restaurantes se encaixam na categoria de vendas de mercadorias, então nossa base de cálculo, é 12%, sobre vendas.
Por exemplo, faturamos $100.000, então a base da CSLL é de $12.000
Desse valor da base, eu tiro os 9%, e ficará $ 1080, que é o valor que temos que pagar de CSLL.
Se fizermos direto com 1,08% dá no mesmo valor.
Então, eu devo alterar todos os meu preços? Está errado eu colocar no preço do produto 1,08% de CSSL e no faturamento bruto, recolher 9% de CSLL?
E no lucro presumido, a base de cálculo varia de acordo com o tipo de negócio, na CSLL também? Um restaurante, qual é o lucro desse tipo e empresa?