x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.961

acessos 282.225

Gabarito 2º exame suficiência 2012 - Contador

Bianca Carro Gonzaga

Bianca Carro Gonzaga

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 21:35

Olá pessoal!

Li os tópicos aqui, minha opinião sobre algumas questões...

2 - concordo com a resposta dos colegas, é a A. O valor depreciável de fato não considera as despesas financeiras (vide CPC 27 - Item 23 - Mensuração do custo;)

9 - Vc está certa Moema - alternativa C. Veja a definição de valor recuperável no CPC 27 (Imobilizado). "Valor recuperável é o maior valor entre o valor justo menos os custos de venda de um ativo e seu valor em uso".

30 - B - Eu tb fiquei em dúvida nessa questão, calculei todas as possibilidades de de tx de juros para os 99.000 a que mais se aproximou foi a alternativa B.

20 - Alternativa D: veja a resolução dada pelo profº Ricjaderson em seu blog:
ricjardesondias.blogspot.com.br

25 - Alternativa B
Na minha opinião a questão está clara. Quando o enunciado cita 'quantidade' entende-se que trata-se do impacto que a variação na quantidade de Matéria-Prima e Mão de obra (únicos itens citados nas alternativas). Veja:
MP: Foi utilizado 12.000kg (12000*R$4,00 = 48.000), sendo que de acordo com os padrões estabelecidos pela empresa deveria ser gasto apenas 10.000 kg (5.000*2kg por unidade). Então aqui já sofreu um impacto de R$8.000 negativo, já que ao invés de gastar R$40.000 foi gasto R$48.000 por ter produzido 2.000 unidades a mais.
Mão de obra: Foi gasto 500hs a mais que o padrão, sendo R$1.000 gasto a mais por isso (outro impacto negativo se pensarmos apenas em quantidade).

31 - Alternativa C
O valor futuro de R$200.000 a tx de 2% a.m por 3 meses é R$212.241,60, que em parcelas iguais seria 3x de 70.747,20.

42 - Alternativa B
A despesa financeira aumenta a despesa (óbvio rs) e, por outro lado, a reversão da provisão é lançado como receita contra o passivo. Assim temos um impacto de R$18.000 no resultado.

44 - Alternativa D:
Esta alternativa é a incorreta pois diz exatamente o contrário do que está na norma. A NBC TA 530 diz o seguinte:
"A10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra."

49 - A, certeza ... não interpretei as alternativas a e b como corretas, apenas a A.

Acho que essas eram as questões que faltava esclarecer/ ficaram com respostas divergentes, certo?

Vamos nos falando.

Abraços.

"Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror". C. Chaplin
Bianca Carro Gonzaga

Bianca Carro Gonzaga

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 21:36

E vamos tocer para esses 20 dias passar logo e publiquem logo o gabarito oficial, aí sim teremos plena certeza das respostas.

"Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror". C. Chaplin
Michel Douglas Batista

Michel Douglas Batista

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Tributos
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 21:40

Vixe, a minha conferencia ta dando entre 23/24, torcendo para que anulem duas hahaha.

Mas já estou ficando com uma confusão mental de tanto gabarito diferente, questões com explicações diferentes, com até duas alternativas corretas...em fim. Só vendo o gabarito oficial para saber.

Michel Douglas Batista
Universitário - Ciências Contábeis.
Curitiba-Pr
@Michel_Dougs
renata schuvartz

Renata Schuvartz

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 21:40

O Gabarito que divulguei foi as respostas que encontramos aqui em conjunto nesse fórum.

Dessas 50, 21 um professor fez no blog dele e fechou com as nossas respostas.

Imagino então que estamos no caminho certo. Caso vc discorde de alguma resposta, poste a sua opinião colocando a base da resolução da mesma

Visitante não registrado

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 21:41

34-A _ alguem conseguiu de forma diferente?

O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

Art. 7º. O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

§ 1º. As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas:

I – Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações; e

II – Variação do custo histórico. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:

a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis;

b) Valor realizável. Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da Entidade;

c) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada líquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações da Entidade. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de saída líquida de caixa que se espera seja necessário para liquidar o passivo no curso normal das operações da Entidade;

d) Valor justo. É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos; e

e) Atualização monetária. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

§ 2º. São resultantes da adoção da atualização monetária:

I – a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo;

II – para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais, é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que permaneçam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por consequência, o do Patrimônio Líquido; e

III – a atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10)

Joao Paulo de Oliveira

Joao Paulo de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 21:42

SEGUNDO alguns gabaritos daqui acertei na media de 24 á 27 questões, se acertar isso mesmo para mim vai ser uma alegria ja que termino o curso este semestre, aguardando com ansiedade.

Cesar Cobellas

Cesar Cobellas

Prata DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 21:51

Oi Bianca, Boa noite amiga :)
Bom, o problema da 25, ao meu ver, é que o autor da questão deveria ser um pouco mais específico. Porque quando ele fala quantidade dá margem para você pensar em duas coisas, ou a quantidade de unidades, ou a quantidade de matéria-prima e mão de obra. Então, ele deveria ser mais específico quanto a isso.

O problema da 49, é praticamente o mesmo, A letra A está correta? Sem sombra de dúvida, mas a B também está, porque querendo ou não, o objetivo do texto é correlacionar(ou seja, ligar) o efeito(ou seja, o reflexo, o tamanho, a proporção, se há riqueza ou não) da riqueza do acionista na contabilização de JSCP

Samuel Furlan

Samuel Furlan

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 22:02

Cesar concordo com a sua opiniao sobre a questão 49...
e tenho quase certeza que a resposta é a B

Olhe o titulo do texto

"QUAIS PODEM SER OS REFLEXOS DA CONTABIL... DE JSCP NA RIQUEZA DO ACIONISTA"

ALTERNATIVA B) O Objetivo da pesquisa é correlacionar os efeitos da riqueza do acionista na contabilização de JSCP.

falar sobre o tipo de acionista (alternativa A) não foi o Foco principal foi apenas um "parenteses" no meio do tema.

Abcs

Abcs,
Samuel Furlan
[email protected]
Bianca Carro Gonzaga

Bianca Carro Gonzaga

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 22:15

Cesar e Samuel, obrigada pelos comentários.

Com relação a 49 o enunciado menciona o que o texto permite "inferir", ou seja, qual a conclusão que o texto objetiva expor. Apenas por esse motivo não achei confuso.
o objeto de pesquisa/estudo de fato foi verificar os reflexos da contabilização de juros sobre o capital próprio na riqueza do acionista, porém ao final o texto infere o que diz a letra a.

Samuel,
Na verdade, a meu ver, a alternativa b diz o inverso do que o título do texto propõe. O título cita os os reflexos da cont de JSCP na riqueza do acionista, e não o da riqueza do acionista nesta contabilização.

Posso estar falando besteira, a essa hora do dia o tico e teco está travando um pouco, mas foi essa a minha interpretação.

Cesar Cobellas

Cesar Cobellas

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 22:20

Bianca, amiga
Se a alternativa b tivesse escrito "O objetivo do texto é mostrar os reflexos da riqueza do acionista na contabilização do JSCP. Eu marcaria a letra A sem pensar duas vezes...Mas ele usa a palavra Correlacionar, ou seja, Ligar.
Vou usar um exemplo didático para explicar meu ponto de vista.
Em contabilidade Gerencial e Financeira, vimos que há uma unidade de medida chamada correlação que é uma fórmula que permite você comparar o retorno(no caso a média) com o risco(no caso o desvio padrão).
Se eu falar que a Correlação é uma fórmula que permite você comparar o risco com o retorno muda alguma coisa? Não muda.
Foi isso que pensei.

Informação em off, a 30 é letra D, ok?
a questão 30 é a resposta é a D. é 119970 chs fv, 99000 pv, 2n, i = 10,0%

Bianca Carro Gonzaga

Bianca Carro Gonzaga

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 22:26

Cesar,

Entendi o seu ponto de vista, a primeira vista dá mesmo para se confundir, condordo.
Mas, havendo correlação ou não, fato é que a Riqueza do Acionista jamais poderá surtir efeito na contabilização de JSCP, em nenhum momento o texto menciona isso pois é de fato inviável (não importa o quão rico seja o acionista, isso não mudará a contabilização da empresa, mas o contrário sim é verdade - a empresa sim pode mudar a riqueza do acionista que é justamente quem receberá esses juros sobre o capital que investiu). Esse é o ponto. A B, na realidade, é uma grande pegadinha.

Abs colega :)

Samuel Furlan

Samuel Furlan

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 22:40

Olá Cesar e Bianca... realmente confuso rsrs veremos rs
Sobre a 30 sinceramente não consegui resolver de forma lógica.
O raciocinio do Cesar foi perfeito, mas acredito que não devo utilizar 99000 como PV e sim os 100.000,00 ... meu emprestimo foi de 100.000 mesmo com a "taxa" acredito que o juros deverá incorrer sobre o total, pq supomos que o banco tem uma norma que "do valor do emprestimo cobramos 1% do crediário" isso não poderia afetar o juros...

Pessoal não é certeza, foi apenas meu raciocinio.

abcs

Abcs,
Samuel Furlan
[email protected]
Cesar Cobellas

Cesar Cobellas

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 22:48

Pode ser Samuel, mas se fizermos com 100000, não vai bater em nenhuma das alternativas, vai se aproximar da letra A, mas não vai bater em nenhuma diretamente...Sinceramente, eu acho que essa prova foi feita as pressas, tem questões ai que eles poderiam ter dado uma melhor formulada.

Bianca Carro Gonzaga

Bianca Carro Gonzaga

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 22:55

Então amigos, eu creio que seja mesmo por 99.000 pois foi o que caiu na conta e é o valor que será pago posteriormente. Como o banco descontou 1.000 na hora, não tem o porque ele cobrar juros sobre o mesmo.
Além do mais, esse é o único jeito que se encaixa no cálculo Samuel.

Sei lá rs.

Visitante não registrado

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 22:56

Cesar Cobellas

A 30 fiz igual você, porem uma colega postou de forma diferente... pela HP e tmbm bateu a resposta B,nos posts anteriores tem a formula tanto para a B e D essa questão realmente acho q só vamos conseguir saber a resposta com o gabarito oficial...

Cesar Cobellas

Cesar Cobellas

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:18

Na minha opinião a 25, a 49 e se bobear até mesmo essa 30. Se eu morasse em Brasília, amanhã mesmo eu ia lá no CFC.
Eu já vi como muita gente chegou na letra B 9,985%, eles fizeram 100.000 para 199.970 = 19,97%/2 = 9,985%.
Só que isso não é cálculo para taxa efetiva, isso é cálculo para achar taxa proporcional de juros simples.

Visitante não registrado

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:19

até agora pelo q estão comentando, apenas a 25 pode ser anulada, mas não me pergunte o pq, hehe tem alguns comentarios dela nas paginas anteriores...

Visitante não registrado

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:24

Cesar Cobellas

Tomara que vc esteja certo... seria uma a mais para mim essa questão 30.

Cesar Cobellas

Cesar Cobellas

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:28

Pois é Thiago, por tudo quanto é mais sagrado, agora eu fiquei meio cabreiro quanto a questão de calcular sobre os 100.000, mas tem duas coisas aí.
Primeiro, o banco além de já tirar 1000 reais da conta da pessoa, além disso, vai cobrar juros sobre esse 1000 reais, nunca peçam empréstimo nesse banco, e se possível, liguem para a polícia e denunciem essa agiotagem(hahahaha).
Segundo, eu nunca vi método de calcular taxa efetiva de juros compostos fazendo isso, pra mim isso é método de taxa proporcional de juros simples. tipo 12% a.a = 1% a.m e por aí vai.
E mais, joga 9.985 na fórmula, dá mais de 120 mil.
Em relação à 33 eu não sei opinar.

Mariana

Mariana

Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:31

Na minha opinião a questão 42 é A.
A despesa afeta o resultado porém quando estamos falando do ano seguinte temos que reduzir o PL.

RODRIGO SCHMITT LAURENTINO

Rodrigo Schmitt Laurentino

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:32

Cesar Cobellas..

Eu achei a 30 como D..
Olha a interpretação..

Fiz 119970/99000=1,21

Fórmula da taxa efetiva: 1,21= (1+i)^2
Dando assim 10%...

E a respeito da 35, tenho sérias dúvidas ainda se seria a B mesmo..
Porque vc entra nessa NBC não fala nda a respeito dessa característica representação fidedigna..
Acho q merecia anulação esta questão..

Página 17 de 66

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade