x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.961

acessos 282.225

Gabarito 2º exame suficiência 2012 - Contador

Aline Finzch

Aline Finzch

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:36

Sinceramente não consegui entender o porque da 34 ser anulada, ela claramente diz na A "....somente na data da liquidação da operação com o valor recebido" e a alternativa C "....devendo ser reconhecidos nos registros contábeis o ajuste em decorrencia da alteração da taxa de cambio de acordo com o Principio da Competencia".....veja bem, uma cita DIRETAMENTE quando devem ser registrados e ONDE. A outra diz que deve ser contabilizada levando em consideração o principio da competencia, sendo abrangente.

A questão aqui não é se esta confusa ou não, a questão é saber se é abrangente mesmo, ou se de fato existe um artigo que trate de QUANDO e ONDE essa variação dev ser contabilizada.

Quanto à 25, ja expressei minha opinião quanto à ela. Não acho que esteja nem confusa e nem "aberta", se prestarem atenção, ele dá claramente meios para que se verifique qual o impacto da QUANTIDADE de unidades produzidas tanto no método "padrão" quanto para ocorrer uma comparação com os novos valores, uma vez que se você fizer os calculos para descobrir kg/unid e R$/hr voc~e verá que são bem diferentes.

Para mim a resposta é a D pois pelo metodo padrão, 5000 unid a 2kg vezes 4,00 dá 40.000 e pelo custo atual, 5000 unid a 2,4kg (12000/50000) vezes 4,10 (o qual 205000/50000 da 4,10) dá 49.200, o que já daria uma diferença de 9.200 negativa, uma vez que pelo custo padrão, seria mais barato fazer essas 5000 unidades.

Enfim, é isso.

Abraços =]

Visitante não registrado

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:39

Rodrigo Schmitt Laurentino

pra vc qual seria a resposta da 35? eu marquei C, mas tmbm não achei um fundamento exato.

na vdd eu não achei nenhuma das respostas dessa 35 na NBC

RODRIGO SCHMITT LAURENTINO

Rodrigo Schmitt Laurentino

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:45

Thiago Padilha

Eu coloquei a 35 como C. Nesta NBC fala desses dois aspectos..
Mais não tem correta;; Foi mal formulada acho..
Algumas pessoas colocaram como acharam a letra B.. Mais tu pesquisa, apenas sai como CPC 00 ou edital da CVM.. Tem algo a ver com essa NBC?

Mariana

Mariana

Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:48

Descordo da questão 4. Para mim a resposta é D
Segue a memória de cálculo:

Custo de aquisição: 15000
Depreciação em 31/12/11: 7500
Depreciação em 30/06/12: 1875

Em 1/07/2012 a bem valia para a empresa:5625
Logo: 8000-5625 = 2375

Alguem descorda?

Barbara Machado

Barbara Machado

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Financeiro
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:50

Olha, na questão 30 eu marquei a B, mas a conta que eu fiz é questionavel pq eu calculei o juros para todo o periodo (já que eu não tinha valor de parcela nem nada)e depois dividi pra achar o valor por ano

se vc fizer na HP considerando que o valor do principal é R$ 100.000 o calculo ficaria assim:

100.000 => PV
1 => n
-119.970 => FV
pressiona i

o resultado é 19.9700 para o total do periodo (2 anos)
dividindo por 2 para achar o valor por ano dá 9.9850

Esse foi meu raciocinio mas não posso afirmar q estar certo. Na hora fez sentido pra mim

Pedro Moacyr Silva Carvalho

Pedro Moacyr Silva Carvalho

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Custos
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:51

Boa Noite...
A questão 25 é bastante complexa. O que se pede é a apuração dos custos em relação à quantidade sendo utilizado o Preço padrão para efetuar a mensuração dos valores. Cheguei na seguinte conclusão:

MP Padrão = 5000un x 2kg x $4,00 = $40.000
MOD Padrão = 5000un x 3h x $2,00 = $30.000

MP Real = 5000un x 2,4kg x $4,00 = $48.000
MOD Real = 5000un x 3,1h x $2,00 = $31.000

Referente a Variações e Seus Impactos, Conclui o seguinte:

Variação MP = Real - Padrão = 48.000 - 40.000 = $8.000
Variação MOD = Real - Padrão = 31.000 - 30.000 = $1.000

O Enunciado diz: "Considerando os dados e a Apuração de Custos, e correto afirmar que:"

Sendo assim A Resposta correta é a C pois reflete o Impacto do aumento dos Gastos com MP e MOD na Apuração de Custos. Isso naturalmente Influenciará negativamente no Resultado da Cia mas este aspecto, em nenhum momento, não foi levado em consideração no Enunciado.

Aline Finzch

Aline Finzch

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:51

Thiago Padilha,

Nessa 34 eu realmente não sei. Sei que deve ser pelo valor original e a variação contabilizada depois. Imagino que seja quando efetivamente recebermos/pagarmos que devemos fazer essa variação de cambio.

Quanto à 25, vejo que alguns colegas estão esquecendo de um adendo MUITO importante nessa questão: "No inicio do período não havia estoque de matéria-prima", ou seja, para calcular o novo custo, deve-se levar em consideração a COMPRA que foi efetivada, e achar o novo preço unitario, que é de 4,10, e não podemos misturar as coisas.

Uma coisa é você utilizar o preço "padrão" sobre a quantidade de kg "padrão", o que é LÓGICO, e outra completamente diferente é você utilizar uma quantidade de kg "nova" e preço "padrão", vamos prestar atenção no que ele diz que é "padrão" e o que é divergente (lê-se "novo custo")

Eu sinceramente achei essa uma das mais fáceis. A 34 ta me deixando mais de cabelo branco que essa, amanhã vou perguntar à meu gerente como fazemos na minha empresa quanto à variação cambial.

Abraços =]

Cesar Cobellas

Cesar Cobellas

Prata DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:52

Mariana, você foi no mesmo erro que eu. Esquecemos de tirar dos 15000 o valor residual.

Francisco, a resposta da 15 é letra A, porque você tem que desconsiderar do ativo da controladora o contas a receber - Subsidiária(No caso os 5000 de empréstimo) e os 50000 de investimento - subsidiária, pois será reconhecido no patrimônio líquido na hora de consolidar.

Barbara Machado

Barbara Machado

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:55

Então Mariana,

5.000 é valor residual. Este vc não deprecia conforme CPC 27, na passage, abaixo:

"Valor depreciável é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual."

dai o valor depreciavel é 10.000 e não 15000

a resposta depois dos calculos da a C

Visitante não registrado

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:55

Exatamente Rodrigo, até achei essa resposta da 35 em outros lugares, mas não na NBC.

e em relação a 30, acho q só vamos saber exatamente a correta, com o gabarito oficial, mas analisando friamente, juros compostos eu só consegui chegar na D.

Aline Finzch

Aline Finzch

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:02

Mariana, Frete pago para o produto CHEGAR a você para que o utilize, venda, manipule, etc, entra no estoque, assim como quando fazemos devolução de MP não podemos devolver o frete pago. Já os impostos não entram, uma vez que ou eles são despesas ou são recuperáveis.

Barbara Machado

Barbara Machado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:02

Na 25 eu também marquei a C Pedro,

Na vdd eu segui o metodo de calculo de variação de volume que usamos na empresa: A diferença entre o volume realizado e o projetado multiplicado pelo preço projetado.

Mas minha duvida é se foi negativo ou positivo o impacto pois matematicamente foi positivo (o que da a alternativa C) e conceitualmente negativo pq ele gastou mais (alternativa B).

Espero que seja a C msm

Barbara Machado

Barbara Machado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:06

Na 5 a resposta é a A pq o frete é considerado como custo para avaliação de estoque conforme CPC 16, trecho abaixo:

"O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros
itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição. (NR)
(Nova Redação dada pela Revisão CPC nº. 1, de 8/01/2010)"

Cesar Cobellas

Cesar Cobellas

Prata DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:09

Vamos por parte
1- 100.000 => PV
1 => n
-119.970 => FV
pressiona i

Sinceramente, isso está me parecendo coisa de juros simples, mas não sei...

Pedro Moacyr, em relação a questão 25, eu acho que você deve considerar sim a compra da matéria prima, não está nos padrões, mas está no corpo da questão, e ele fala, em relação à apuração de custos, ou seja, a compra da matéria prima, visto que não havia um estoque inicial, deve ser considerada como custo do período.

Mariana, a 5 é letra A, porque o frete é embutido como custo da mercadoria, portanto, vai para o estoque também.

Barbara Machado

Barbara Machado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:11

Então na 30 eu marquei a B
pq eu cheguei nesse resultado pela HP msm buscanto a taxa de juros para o periodo total e depois achando o valor por ano. Considerando que o valor do emprestimo é 100000
100.000 => PV
1 => n
-119.970 => FV
pressiona i

Na 31 - A e 32 - B

Cheguei nos resultado pela HP em tds os casos, mas sei la...

Página 18 de 66

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade