x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.961

acessos 282.225

Gabarito 2º exame suficiência 2012 - Contador

Aline Finzch

Aline Finzch

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:14

vamos la, é a terceira pessoa que nem ouviu falar dessa prova que eu peço p fazer essa questão 25 e me dá a mesma resposta:

Vocês estão levando em consideração que NÃO HAVIA ESTOQUE antes da compra? Portanto INVIÁVEL fazer o novo custo ao preço padrão, uma vez que o novo preço unitário foi maior?

Estão levando em consideração que pelo padrão teríamos 10.000 kg ao invés do novo custo de 12.000kg?

E que denovo pelo padrão teríamos 15.000 horas, mas ele claramente fala que o novo custo foi de 15.500 mas ao preço de 29.450?

Ele claramente dá novos custos para TODAS as variáveis, sendo possível uma comparação ao custos padrões. A única informação que ele permanece igual é a quantidade de unidades, afinal, não conseguiríamos comparar algo que é totalmente diferente.

Bom, acho que essa para mim está mais do que clara.

Abraços.

Alexandro Pereira

Alexandro Pereira

Bronze DIVISÃO 1 , Agente Trânsito
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:14

Questão 4:

custo de aquisicao 15.000
valor residual 5.000
valor depreciavel 10.000
(-) dep. acumulada 7.500 = 3 anos
vida úti 4 anos 100/4 = 25%
Depreciado até 30/06/2012 = 6 meses
10.000x25%= 2.500
2.500/12 = 208,33
208,33 x 6 = 1.250
1.250 + 5.000 = 6.250
valor do bem em 30/06/2012
venda 8.000 - 6.250 = 1.750
letra C

Cesar Cobellas

Cesar Cobellas

Prata DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:20

Eu acho que ela vai ser anulada, porque ela ta aberta pra pessoa interpretar de duas formas, aonde uma ela vai parar na letra A, e a outra na letra D. A pessoa encerra a questão perguntando a respeito da quantidade...qual quantidade? quantidade de que? De unidades produzidas ou de Kg e horas utilizadas? Se você raciocinar como unidades, você vai chegar na letra D, como eu cheguei, agora, se você raciocinar como quantidade de Kg e Horas, você vai chegar na letra A. Então faltou um fator específico aí no final.

Aline Finzch

Aline Finzch

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:20

Ao meu ver é D mesmo Cesar, mas não acho que caiba recurso nessa não. Acho mais provável na 34, e olha que eu nem ache que la caiba um recurso.

Três pessoas fora da area que nem conheciam a prova fizeram para mim, 3 pessoas sem dificuldade chegaram ao mesmo resultado, e perguntaram se a prova era facil assim.

Se no gabarito oficial vier uma resposta diferente aí sim eu quero que eles me expliquem o porque dessa maldita questão dar uma resposta diferente.

Misturar laranja com limão na matemática para comparação não dá.
Custo padrão com padrão e novo custo com novo custo.

Abraços.

Cesar Cobellas

Cesar Cobellas

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:24

Eu vou recursar contra a 49, pois pra mim tanto a A quanto a B está certa. A B está certa, porque ele não está dizendo que o texto é sobre o efeito da riqueza do acionista na contabilização do JSCP. E sim que o texto é sobre a CORRELAÇÃO, ou seja, a ligação do efeito da riqueza do acionista com a contabilização do JSCP.

Aline Finzch

Aline Finzch

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:26

Cesar essa sua que chega na alternativa A só se utilizar 12000 vezes 4,00, o que vai de encontro ao que você e eu estamos dizendo sobre o custo das materias primas unitarias.

O que estão fazendo é misturar padrão com novo custo, padrão seria ser 10.000kg e não 12.000kg ja pára por ai. Por que no padrão utilizar 12.000kg se logo no começo ele diz que para cada unidade é utilizado 2kg.? Digam-me PORQUE?

Só isso por hoje, amanhã me coloco a pensar em outra.

Abraços.

Rafael Bondes

Rafael Bondes

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Custos
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:28

Aline Finzch concordo com voce!

34 A
25 D (Somente usar o mesmo critério de uma semelhante que caiu na prova anterior)

14 B Insumo Adquirido de Terceiros (CPC 09 Insumo adquirido de terceiros representa os valores relativos às aquisições de matérias-primas, mercadorias, materiais, energia, serviços, etc. que tenham sido
transformados em despesas do período. Enquanto permanecerem nos estoques, não compõem a formação da riqueza criada e distribuída.

10 Coloquei a "A" pois na resposta "B" Venda de Imobilizado não é Atividade operacional.

Aquisição de imobilizado pra mim é investimento.

De qlq forma errado uma acertando outra to bem no limite pra passar

Na minha opinião a 30 será cancelada

o unico que chegou exato em 10% foi um amigo , mas pela conta usou juros simples.

Aline Finzch

Aline Finzch

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:33

Sobre a 49, analisando cada palavra aqui, acho que o pulo do gato estão nas palavras "do" e "na" do alternativa B, o objetivo do texto NÃO é correlacionar os efeitos da riqueza DO acionista NA contabilização de JSCP, justo que ele fala no próprio texto o contrário como se le "este trabalho tem por objetivo identificar quais podem ser os reflexos da contabilização DO JSCP NA riqueza do acionista e não o contrário.

A questão do correlacionar imagino que esteja certa, mas a jogada de palavras não. A "a" seria a correta.

Cesar Cobellas

Cesar Cobellas

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:36

10 é letra B.

Pode até ser Aline, mas correlacionar é ligar, é equiparar, então acho que a troca não faz muita diferença, não sei, pra mim é isso. Porque eu penso que falando em ligar o ponto A no Ponto B, e ligar o Ponto B no Ponto A, dá no mesmo.
Ps: Estou quase tomando um avião pra Brasilia e fazendo um panelaço na porta do CFC com placa escrito: LIBERA O GABARITO!!!

Aline Finzch

Aline Finzch

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:43

Então Cesar, mas tem diferença entre a os efeitos da riqueza do acionista na JSCP e da JSCP na riqueza do acionista, são contrarios.

Estou falando de influencia. ou a JSCP influencia na riqueza, ou a riqueza influencia na JSCP, entendeu.?

Foi essa a jogada de palavras que eu vi. Isso caiu na FUVEST de 2008, se não me engano, ou foi no ENEM, e foi a mesma história, jogo de palavras lazarentos, mas congruentes.

Abraços.

Alexandro Pereira

Alexandro Pereira

Bronze DIVISÃO 1 , Agente Trânsito
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:46

Questao 25

As variações entre o custo-padrão e o custo real da produção são apuradas mensalmente e estabelecidas também separadamente para esses três componentes:
• Variação de materiais – entre o custo padrão de materiais e o consumo real de materiais;
• Variação de mão-de-obra – entre o custo padrão de mão-de-obra e o custo real de mão-de-obra e encargos;
• Variação de custos indiretos de fabricação – entre o custo-padrão e o custo real desses gastos.

Os passos da sistemática de apuração do custo-padrão são:
• Determinação dos tempos-padrão de fabricação, por produto, por centro de custo;
• Determinação da quantidade-padrão e do valor dos materiais por produto;
• Orçamento de custos para o período, para mão de obra com encargos e para os custos indiretos de fabricação;
• Distribuição dos custos (mão de obra e CIF) aos centros de custo, tanto auxiliares como produtivos, mediante critérios racionais;
• Apropriação dos custos dos centros auxiliares para os centros produtivos;
• Estimativa de horas-homens de força de trabalho no período, por centro de custo produtivo;
• Determinação do custo-padrão por produto, mediante multiplicação dos tempos-padrões de cada produto, em cada centro de custo, pelas respectivas taxas, separadamente por componente, e soma dos custos assim calculados, de todos os centros.
O custo-padrão da produção global acabada é determinado pela multiplicação da quantidade efetivamente produzida pelo custo-padrão.
A produção em processo é valorizada pelo padrão segundo o estágio em que se encontra.

Para se determinar o custo real da produção e as variações dos três componentes, há necessidade de se apurar:
• Quantidades efetivamente produzidas
• Mão de obra e encargos
• Consumo real de materiais
• Gastos gerais de fabricação

2.3.3 – TIPOS DE CUSTO-PADRÃO
Custo-padrão ideal – supõe a utilização com a máxima eficiência dos recursos produtivos (MD, MOD e CIF) e não leva em consideração desperdícios normais de MD, diminuição no ritmo de trabalho dos funcionários e possíveis quebras nos equipamentos. Na prática, é difícil de ser atingido.
Custo-padrão corrente – leva em consideração um desempenho passível de ser alcançado, considerando perdas de materiais, queda na produtividade e problemas em equipamentos.

2.3.3 – DIMENSÕES DO CUSTO-PADRÃO
Para obtenção do custo-padrão em termos monetários, é feita a multiplicação do padrão físico (unidade, tempo) pelo padrão de custo (valor)

CUSTO PADRÃO = PADRÃO FÍSICO x PADRÃO DE CUSTO

As variações entre o custo-padrão e o custo histórico são obtidas da seguinte maneira:
• Variação do material direto = Variação no preço do material direto + variação na quantidade do material direto
• Variação da MOD = Variação na taxa de MOD + variação no tempo de MOD
• Variação do CIF = Variação no custo do CIF + Variação no volume do CIF
Exemplo:

O custo-padrão para uma unidade do produto “A” é o seguinte:
QUANT PREÇO CUSTO
MP 3 kg 4,00 12,00
MOD 4 h 5,00 20,00
Custo Indireto Variável 2 h/maq 4,00 8,00
CIF – R$ 112.500,00
Quantidade-padrão – 4.500 unidades

Dados reais do período
• Foram comprados 16.000 kg de matérias primas por R$ 72.000,00, que foram consumidas na produção de 4.000 unidades;
• Foram aplicadas 20.000 horas na produção dessas unidades e o custo da mão de obra com encargos foi de R$ 110.000,00
• Custo Indireto Variável: 12.000 h/maq., totalizando R$ 50.400,00
• CIF R$ 104.000,00

Custo real com as informações acima:
QUANT PREÇO CUSTO
MP 4 kg 4,50 18,00
MOD 5 h 5,50 27,50
Custo Indireto Variável 3 h/maq 4,20 12,60
CIF – R$ 104.000,00

Variação entre Padrão e Real
PADRÃO REAL VARIAÇÃO
MP 12,00 18,00 6,00
MOD 20,00 27,50 7,50
Custos Indiretos 33,00 38,60 5,60
TOTAL 65,00 84,10 19,10

Aline Finzch

Aline Finzch

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:48

César, vamos tirar a prova real dessa B da 49, inferir é concluir, chegar a uma conclusão, beleza, olha lá a alternativa B e leia o que se encontra entre as linhas 8 e 9 e me diga se estão iguais.

O que achou? O jogo de palavras é real ou to falando besteiras?

Uma fala da influencia de uma na outra e a outra fala da influencia da outra na uma. São diferentes.

Consegui me explicar.?

Cesar Cobellas

Cesar Cobellas

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:52

Beleza Alexandre, traduz isso agora, rs.

Aline, conseguiu sim, mas o que ainda me deixa confuso é a palavra correlacionar, que significa ligar, então ao colocar esse sentido de ligação, não importa a inversão dos termos, mas esse jogo de palavras aí ta um pouco confuso.

Vou reescrever a frase, mudando a palavra correlacionar e "na" para sinônimos das mesmas.

Olha como fica.

O objetivo da pesquisa é ligar(correlacionar) os efeitos da riqueza do acionista "dentro da"(na) contabilização de JSCP

Aline Finzch

Aline Finzch

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:58

Francisco, a C de maneira ALGUMA está dizendo no texto, ele não descreve em nenhum momento documentos da empresa de Telecomunicações, o que ele diz é que foram analisados documentos indiretos, e ele nem descreve esses documentos indiretos, portanto essa C descarta, a B esta claramente DIFERENTE do texto, uma interfere na outra, portanto excluída, e a D eu achei que nem precisaria explicar, mas a riqueza dos acionistas não interfere em NADA na economia de impostos da empresa pelo principio da ENTIDADE, onde o que é da empresa é da empresa e o que é de donos/acionistas/etc é deles. Se um acionista tem uma riqueza grande, não irá interferir em nada na empresa, a não ser que ele invista dinheiro lá, o que não é o caso.

Página 19 de 66

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade