x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.961

acessos 282.225

Gabarito 2º exame suficiência 2012 - Contador

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 22:38

Cesar Cobellas,

Não há condições da resposta da 02 ser D,

Será A ou B, porque a dúvida está em qual valor será feito o cálculo e as questões A e B são as únicas que trazem os valores relativo a 11 meses, as questões C e D vem considerando 12 meses o que é errado já que o uso do bem foi a partir de 01.02 e a questão pede até 31.12 o que somado da 11 meses.

Sds,

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )

Visitante não registrado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 22:42

a 34 não pode ser C, até pq ele fala do principio da competencia...

que nesse caso não seria isso...

seria a A msmo...

que fala sobre:
“Art. 7º - O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
§1º As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes forma:
I – Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações; e
II – Variação do custo histórico. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações;
a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis;
b) Valor realizável. Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da Entidade;
continua...

se não for a resposta 34-A, pode entrar com recurso nela facil facil

Visitante não registrado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 22:52

Francisco Ferreira de Carvalho

o que vc marcou na 31 e 34?

Visitante não registrado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 22:54

Cesar Cobellas

eu até pensei em 34-C, só que não seria principio de competencia...

a mais correta seria letra A, assim penso eu né...

mas eh outra questão confusa.

Visitante não registrado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 23:12

Cesar
Respondendo a questão 2 !

No meu entendimento nessa questão o ajuste a valor presente (CPC 12) já foi calculado, e o objetivo dela é a depreciação naquele período, desde que já foi calculado o valor presente. No entanto refazendo essa questão a letra seria A, apesar que na prova eu marquei a letra C.
CPC 27
16. O custo de um item do ativo imobilizado compreende:
(a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

23. O custo de um item de ativo imobilizado é equivalente ao preço à vista na data do reconhecimento. Se o prazo de pagamento excede os prazos normais de crédito, a diferença entre o preço equivalente à vista e o total dos pagamentos deve ser reconhecida como despesa com juros durante o período (ver os Pronunciamentos Técnicos CPC 12 – Ajuste a Valor Presente, principalmente seu item 9,
Método do custo
30. Após o reconhecimento como ativo, um item do ativo imobilizado deve ser apresentado ao custo menos qualquer depreciação e perda por redução ao valor recuperável acumuladas (Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos).
55. A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração.

CPC 12
Sumário
9. Ativos e passivos monetários com juros implícitos ou explícitos embutidos
devem ser mensurados pelo seu valor presente quando do seu reconhecimento
inicial, por ser este o valor de custo original dentro da filosofia de valor justo
(fair value). Por isso, quando aplicável, o custo de ativos não monetários deve
ser ajustado em contrapartida; ou então a conta de receita, despesa ou outra conforme a situação. A esse respeito, uma vez ajustado o item não monetário,
não deve mais ser submetido a ajustes subseqüentes no que respeita à figura de
juros embutidos . Ressalte-se que nem todo ativo ou passivo não-monetário está
sujeito ao efeito do ajuste a valor presente; por exemplo, um item não monetário
que, pela sua natureza, não está sujeito ao ajuste a valor presente é o
adiantamento em dinheiro para recebimento ou pagamento em bens e serviços.

Visitante não registrado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 23:13

pois é, eu acho que
30-D
34-A
31 já não sei, to entre A e C...

tava vendo agora nas medias dakele pos, tem 537 votados na C, 468 na A... essa questão 31.

Mas ngm deu justificativa exata para ela.

Visitante não registrado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 23:14

Comentários Prova Exame CRC 2012.2 - Questão 34

Prova Exame CRC 2012.2 (23/09/2012)

Disciplina: Contabilidade Geral

34. Em 22.12.201, uma sociedade efetuou uma exportação de mercadorias, no valor de U$470.000,00, com recebimento previsto para 15 dias. Na data da transação, o valor da venda correspondia a R$900.000,00. Considerando que o valor a receber da empresa varia de acordo com a cotação da moeda americana e, considerando, ainda, os Princípios de Contabilidade estabelecidos na Resolução 750/93 e alterações posteriores, é CORRETO afirmar que o valor a receber:
a) na data da transação será registrado pelo seu valor histórico e a diferença na variação da moeda deverá ser reconhecida no resultado somente na data da liquidação da operação com o recebimento do valor alterado.
b) na data da transação deverá ser registrado, considerando a previsão da taxa de câmbio na data da liquidação e, dessa forma, se houver uma previsão na redução da taxa de câmbio a receita da venda a ser reconhecida será reduzida por esta variação.
c) deverá refletir os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional, devendo ser reconhecidos nos registros contábeis o ajuste em decorrência da alteração na taxa de câmbio de acordo com Princípio da Competência.
d) deverá refletir os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda estrangeira, devendo ser reconhecidos nos registros contábeis o ajuste em decorrência da alteração na taxa de câmbio de acordo com Regime de Caixa.

Gabarito preliminar

(Comentários Prof. Ricjardeson Dias):

Resposta: C

Resolução 750/93 (atualizada pela Resolução 1282/10)

Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:
[...]
e) Atualização monetária. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais

“Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

agora me complico

Prata DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 23:16

Thiago Padilha a 31é a A msm , fiz na hp , fiz na formula deu a A msm

é por que por aqui não da para colocar aformula ,se não eu colocava

qual é o seu email para manda a formula , com ela vc acha 69360,93 exato

Visitante não registrado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 23:17

Questão 34

Pessoal até agora eu tinha certeza que era a A.

Agora não tenho mais!

VCS CONCORDAM?

(Comentários Prof. Ricjardeson Dias):

Resposta: C

Resolução CFC nº 750/93 (atualizada pela Resolução nº 1.282/10)

Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:
[...]
e) Atualização monetária. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais

“Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Visitante não registrado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 23:19

Maxleide Nascimento Castro

eu nao concordo com ele, pois ele citou atualização monetaria, ou seja, registro pelo valor original e correção conforme atualização monetaria,

porem ele cita um trexo da competencia, q eu acho que não se enquadra na questão...

ainda acho que seria 31-A, mas agora me desanimei um pouco.

Visitante não registrado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 23:21

Francisco

Marquei

34 A
15 D ( essa eu fui infeliz rs) errei legal

Página 32 de 66

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade