x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.961

acessos 282.225

Gabarito 2º exame suficiência 2012 - Contador

Junior Lops

Junior Lops

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 17:11

Por favor pessoal... vamos manter o foco para não fecharem o tópico...

Concordo com vc Moema.

A questão 12... praticamente anulada já...
A questão 34... tambem, eu tenho quase ctz que será...
A questão 30... realmente está errada, não bate exatamente o valor, mas as provas anteriores tmbm tiveram questões assim, e não foi anulada...
A Questão 25... tem grande chance tambem, porem temos que elaborar um recurso melhor...

Como o CFC não vai anular todas as questões.. acredito que no maximo duas...

acho que serão duas dessas ai... mas não sei qual delas...
a principal ainda acho que é a 12... e mais uma...

Vamos ver... Fé em Deus *_*

Marconi Victor Fontinele

Marconi Victor Fontinele

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 17:16

Pessoal vamos manter a calma e analisar bem as questões que cabem recurso não adianta "espenar" também para que uma ou outra seja anulada. Para mim as únicas questões que acredido que possa haver recurso são as questões 42 (que foi mal elaborada) e a 50 de português. A 50 de português já é certeza pois no gabarito oficial do CFC está como correta a letra B na qual diz respeito a expressão "que incide" é uma oração de igual valor sintático a "incidente", que é um adjetivo. Olhem esse blog a respeito da mesma professorescontabeis.blogspot.com.br

PS: De acordo com o blog a questão 2 duas respostas parcialmente corretas que no caso são a letra B e D embora eu acredite que a letra A seja a mais correta pois No entanto pode sim ser caracterizado como um advérbio.
Adversativo
adj. Gramática Diz-se das conjunções coordenativas que marcam oposição: mas, porém. (As conjunções coordenativas contudo, todavia, entretanto, no entanto exercem também com frequência a função de advérbio, em reforço à idéia de oposição: embora tivesse trabalhado a vida inteira, não logrou, todavia... fonte: http://dicioweb.com.br/adverbio/relacionadas?page=2

Quem concorda comigo? Vou pegar uma boa base para entrar com recurso nessa questão n°50

Visitante não registrado

há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 17:17

João Guimarães de Lima Neto

comcordo com vc João, cheguei neste mesmo valor por isso não concordo com a resposta, a % mais aproximada seria a letra A.

Moema Gomes Marques Dantas

Moema Gomes Marques Dantas

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado

Deixa só eu colocar o fim da questão 19 pra ver se vocês enxergam algo:

"Com base nas informações acima, feitas as devidas apurações, o Custo dos Produtos Vendidos calculado, respectivamente, por meio do Custeio por Absorção e do Custeio Variável, alcançou os seguintes valores:"

Francisco Ferreira de Carvalho

Francisco Ferreira de Carvalho

Prata DIVISÃO 1 , Estagiário(a)

Marcio Jandre Ferreira sinceramente nunca encontrei livro nenhum falando que custei variável entra despesa variável.engraçado que todos os sites e livro que eu li o o custeio variável só entra custo variável o próprio nome já fala.Pois se vc quiser entrar pode entrar mais no meu ponto de visa e da maioria do pessoal estar questão estar certíssima
]
nos blogs falam a msm coisa ,

sem constrangimento faço uma aposta com que quiser sobre custeio variável e sobre estar questão

diogo Rodrigues de Fgueiredo

Diogo Rodrigues de Fgueiredo

Bronze DIVISÃO 1 , Aprendiz
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 17:21

Gurizada! tenhamos foco por gentileza, todos estão ansiosos para entrar com o recurso, mas ficar 4 paginas debatento a 19, vamos em frente tchê, eu sou um que acertei 23 e estou atras de recursos, então uma maneira de ajudar as pessoas seria elencar as questões e debater somente sobre elas. Obrigado pessoal, vocês realmente estão fazendo a diferença para ajudar seus colegas.

George Oliveira

George Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 17:21

Estamos perdendo o foco totalmente nas questões!!!!
Parece cabo de força, cada um tem uma tese. Então segue a sua(também acho que a 19 esta correta), mas não vejo motivos para perdermos tanto tempo em discurssões bobas de quem tem razão.
É mais pensarmos em elaborar os questionamentos e CADA UM, FAZ a que achar conveniente.

"A razão forma o ser humano, o sentimento o conduz." - Jean-Jacques Rousseau
Junior Lops

Junior Lops

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 17:22

Sigam o conselho do nosso amigo, entrem em qual vcs quizerem...

Só peço que se alguem conseguir fundamentar bem alguma questão, nos ajude...

Em relação a questão 19, eu fiz o curso aqui com um professor bem qualificado, é bem basica a questão se vc ler bem, CPV, Custo dos Produtos, ou seja, despesa realmente não entra para calculo NESSA QUESTÃO...

Mas isso é o que eu penso, como disse, cada um tem direito de entrar em qual quizer...

Digo e vou dizer até o final...

12,34,25,30...
serão duas dessas anuladas... Não sei qual...
se for uma apenas a 12, mas acho impossivel pelo nivel de erro de 3 questões acima citadas...

MARCIO JANDRE FERREIRA

Marcio Jandre Ferreira

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 17:23

Segue aqui os livros que falam sobre o tema:

Pelo método de custo marginal, cada produto absorve os custos que incidem diretamente sobre si mesmo (custos variáveis para produzir e vender), mas a diferença entre o preço líquido de vendas e o custo unitário variável, chamada lucro marginal (LM), deve contribuir tanto para absorver os custos fixos como para a obtenção do lucro total da empresa. (DOS SANTOS, Joel J. Contabilidade e Análise de Custos, 5ª Ed., pg 76. Editora Atlas, 2009).

O custeio marginal (ou variável) parte do princípio de que um produto, uma mercadoria ou um serviço são responsáveis apenas pelos custos e pelas despesas variáveis que geram. Pela Conceituação feita anteriormente, os custos e despesas variáveis são os que variam com o volume de produção e vendas; logo só existiriam se o produto existisse e não existiriam em circunstância contrária. São os custos e despesas que surgem com o produto e desaparecem com ele.
Assim, segundo a concepção desse sistema, somente tais custos e despesas constituem uma efetiva responsabilidade de um produto, uma mercadoria ou um serviço. Os demais custos e despesas (custos e despesas fixas) constituem custos estruturais (...).
No sistema de custeio marginal, só os custos e as despesas variáveis são apropriados aos produtos, às mercadorias ou aos serviços. (BEULKE, R; BERTÓ, Dalvio J. Gestão de Custos, pg 34. Editora Saraiva. 2009).

Pela concepção do Custeio Direto ou Variável somente devem ser apropriados aos produtos ou serviços os gastos a ele associados (normalmente classificáveis como custos diretos ou custos variáveis e despesas variáveis). (WERNKE, Rodney. Análise de Custos e Preços de Vendas. pg 89. Editora Saraiva, 2007).

Observem que o último é enfático SOMENTE DEVEM SER APROPRIADOS AOS PRODUTOS OU SERVIÇOS OS GASTOS A ELE ASSOCIADOS (NORMALMENTE CLASSIFICÁVEIS COMO CUSTOS DIRETOS OU CUSTOS VARIÁVEIS E DESPESAS VARIÁVEIS)

WELLINGTON NUNES DA SILVA

Wellington Nunes da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 17:47

Gente, esse topico perdeu o foco desde o inicio. agora ta mesmo uma bagunça. porque ao inves de ficarem discutindo, nao entram cda um com recurso, no que achar melhor?
enquanto perdem tempo combinando, vao cada um, melhor ainda.
leramo edital? é até as 18 do terceiro ou segundo dia apos o gabarito (alguem disse aki que seria um mes! engano!)

Eu vejo os comentarios, um falando, preciso de 3 pontos, entao vou mandar recurso pra tres!Que isso! a REnata me desculpem, ms fez varios sem argumentos, parece desesperado. obvio que da pra entender a todos, d everdade, mas acho que estao perdendo tempo de mais. primeiro,

"se voce nao tem argumento, precisa que outro faça pra voce, entao é porque voce mesmo nao tem a certeza que a resposta é errada, mas sim, quer forçar, pois precisa de pontos"

pensem nisso!!!

voce realmente sabe que a questao esta errad e tem a lei ou os calculos ou ta chutando pra todo lado!!!!

Às vezes, melhor é fazer valer o seu direito, e não dizer tudo que pensa, se àquele que ouve, sequer se dá ao direito de pensar.

Wellington Nunes da Silva ®
George Oliveira

George Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 17:56

Wellington Nunes da Silva não concordo com você não. Eu por exemplo consegui mais de 25 pontos e estou aqui com intuito de ajudar. Ter a certeza que a questão esta certa ou não ninguém tem, senão não seria um debate.
Pedir ajudar para elaborar um recurso é valido. Eu passei mas acredito que tem umas 3 ou 4 com respostas que não concorco.
É melhor ajudar do que questionar uma pessoa, que até certo ponto esta desesperada por um ou 3 pontos.
Em relação a bagunça, você tem total razão, o tópico perdeu totalmente o foco.

"A razão forma o ser humano, o sentimento o conduz." - Jean-Jacques Rousseau
thales dutra caus

Thales Dutra Caus

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 18:01

Pessoal,

A QUESTÃO 30 está uma mão com açucar! . Não tem como não anular.
Peguei emprestado alguns interessantíssimos argumentos dos colegas acima, e conclui o recurso. Segue:

---------------------------------------------
Há um erro de digitação proveniente do Valor Futuro mencionado na questão 30. Este está R$119.970,00, mas podemos comprovar através de cálculos que a pessoa que digitou trocou o número 9 e 7 dos R$119.970,00. O correto seria R$119.790,00.

Fazendo-se os cálculos na HP 12c podemos comprovar tal afirmação.
99.000 CHS PV
2 n
119.790,00 FV
i = 10
RESPOSTA LETRA D!

Mas, o valor que está na questão é R$119.970,00.
Com estes valores o cálculo ficaria assim:
99.000 CHS PV
2 n
119.970,00 FV
I = 10,08261361

Neste caso,

Solicito a anulação da questão 30, visto que não existe uma alternativa correta.

Se considerarmos o arredondamento para uma casa decimal, a resposta seria 10,1 %.

Se considerarmos o arredondamento para duas casas decimas, a resposta seria 10,08 %

A resposta só seria 10% se fosse considerado o TRUNCAMENTO para que não houvesse nenhuma casa decimal , mas isso não foi pedido no enunciado da questão e também não há nenhuma limitação física que dificulte a colocação da resposta com mais casas decimais, visto que 2 das 4 alternativas tem 3 casas decimais.

No enunciado deveria ficar claro, se deveria ser utilizado o arredondamento, e que tipo de arredondamento iria ser utilizado.

Portanto fica cabível a anulação desta, em função da clara troca de números do elaborador/digitador da questão que acarretou na distorção do resultado final. Não cabendo alternativa correta.

----------------------------------------------
E também enviei por e-mail para o pessoal que se disponibilizou em ajudar. Segue os e-mails para vocês enviarem também seus recursos.

@Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto; @Oculto

Quanto mais, melhor!
Abraço!

Newton de Melo

Newton de Melo

há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 18:22

Pessoal, tô acompanhando o fórum, já enviei 2 recursos da 12 e 30, segue abaixo o da 30, para quem quiser usar:

RECURSO QUESTÃO 30
A questão está com erro no enunciado; a afirmação: “O valor total a ser pago para a quitação da dívida em... ..., incluindo juros e principal, é de R$ 119.970,00”, não condiz com nenhuma das opções da taxa efetiva de juros compostos das alternativas descritas.
Fazendo o cálculo, utilizando a taxa da resposta do gabarito (10,0% a.a. – Letra D) chega-se à R$ 119.790,00 e não R$ 119.970,00 conforme afirma o enunciado da questão.
Solicito a anulação da questão, visto que não existe uma alternativa correta, que justifique a afirmação do enunciado. Entendo que provavelmente houve erro de confecção/digitação do texto, impedindo aos candidatos encontrar a resolução correta entre as alternativas propostas.

Resolução: (Utilizando a taxa de 10,0 % a.a. do gabarito – Letra D)
99.000 x (1+0,10)^2
99.000 x (1,1)^2
99.000 x 1,21
= 119.790,00

O valor que deveria constar no enunciado era 119.790,00, e não 119.970,00.

"A vida é como uma maratona. Mesmo que fiquem um pouquinho atrás dos outros durante a corrida, não há nenhuma necessidade de ficarem impacientes, contanto que vençam no final. Aquele que cruza a linha de chegada é o verdadeiro vitorioso". D.Ikeda.
MARCIO JANDRE FERREIRA

Marcio Jandre Ferreira

há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 19:42

Para quem deseja fundamentar a 19, segue um estudo de um professor da UFF do Rio de Janeiro, onde na página 5 ele afirma:

"Neste caso, na preparação do DRE pelo método do custeio variável, consideramos no cálculo do custo de vendas todos os gastos variáveis, sejam eles custos variáveis de operação ou despesas variáveis de vendas tais como impostos incidentes sobre vendas e outras despesas que sejam proporcionais as vendas"

www.proppi.uff.br

COMO DISSE, QUEM ERROU A QUESTÃO TEM O DIREITO DE RECORRER...
EM BREVE MEU AMIGO PROFESSOR ANDERSON FRAGA ME ENCAMINHARÁ O RECURSO DA QUESTÃO 12 E IREI POSTAR AQUI.

João Paulo Garcia

João Paulo Garcia

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 20:26

Pessoal segue o recurso para a questão 50, esta sim cabe recurso tem duas respostas corretas, pois alem de ser comentada pela professora eu me informei a respeito e os fatos são verídicos já fiz meu recurso espero que vc me ajudem, pois fiquei por 1 questão e estou dependendo deste resultado para assumir um serviço que conquistei em um concurso pública aqui em minha cidade.

50 – língua portuguesa

Resolução da “questão 50 exame de suficiência 2ª edição de 2012 do cfc” prof.ª karina

julgue os itens e identifique a descrição gramatical correta.
a) assertiva incorreta. “no entanto” é uma conjunção adversativa ou opositiva e não advérbio.

b) assertiva incorreta. “incidente” é um adjetivo e “que incide” é uma locução adjetiva.

c) assertiva incorreta. “visando”, “demonstrando” e “analisando-se” integram orações reduzidas de gerúndio e não de particípio.

d) assertiva correta. (o antecedente do pronome relativo “que” é o setor de telecomunicações).

resposta na letra “d”

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> explicação <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

explicação para a hipótese de correção/incorreção da letra b na questão 50:

incidente
in.ci.den.te
adj (lat incidente) 1 que incide, que sobrevém. 2 acessório, superveniente. 3 que cai. 4 fís que cai sobre uma superfície refrangente ou elástica (raio de luz ou corpo em movimento). 5gram na antiga nomenclatura gramatical, dizia-se da oração adjetiva explicativa. (esse fenômeno gramatical não entrou nas classificações da n. g. b.) sm 1 episódio. 2 circunstância acidental. 3 fato que sobrevém. 4 dificuldade que alguém suscita numa questão.
(michaelis.uol.com.br)
"que incide" se trata de uma locução adjetiva e não de uma oração adjetiva.

no caso da afirmativa apresentada na questão 50, letra b, de que a expressão "que incide" é uma oração de igual valor sintático a "incidente", que é um adjetivo.

"que incide" apresenta o mesmo valor semântico de incidente, corroborado pelo verbete do dicionário acima apresentado. também tem o mesmo valor sintático, que é complemento nominal de tributação.

afirmativa na letra d, de que "o antecedente do pronome relativo 'que' (linha 12) é 'telecomunicações'." também está parcialmente correta, pois semanticamente o setor "telecomunicações" é o antecedente do pronome relativo 'que', apenas está subentendido ou oculto. no entanto, do ponto de vista morfossintático, o elemento que antecede o pronome 'que' é "setor".

diante dessas exposições, apresento a hipótese de que há essas 2 possibilidades de análise para a questão 50.

prof. karina

Estou no 8° Semestre de Contabeis e tenho cursos livres do SENAC, como escrituração fiscal, HP e atualmente venho fazendo analista fiscal, faz 5 mês que trabalho em um escritório de contabilidade com assistente contábil e agora também fiscal.
ednon ferreira dos santos

Ednon Ferreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Cortador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 20:26

questão 30
Resolução da “Questão 30 Exame de Suficiência 2ª edição de 2012 do CFC” Prof. João Marcos
Empréstimo = R$ 100.000,00
Data do Empréstimo = 01/07/2011
Vencimento do Empréstimo = 30/06/2013
Taxa de Abertura de Crédito = R$ 1.000,00
Valor Líquido Recebido (C) = R$ 99.000,00
Valor a ser Pago (M) = R$ 119.970,00
Taxa de Juros Efetiva = Taxa de juros cobrada coincide com período do empréstimo.
Neste caso, o empréstimo efetivamente obtido foi de R$ 99.000,00 (100.000 – 1.000), pois, R$ 1.000,00 é referente às custas cobrada pela instituição financeira para conceder o crédito.
Tempo do empréstimo (N): 2 anos (Jul/2011 a Jun/2013)
Fórmula de cálculo = M = C x (1 + i)n
119.970 = 99.000 x (1 + i)2
119.970 / 99.000 = (1 + i)2
1,2118 = (1 + i)2
√1,2118 = 1 + i
1,1008 = 1 + i
1,1008 – 1 = i
i = 0,1008
i = 10,08%
Resposta na Letra "D" (É a que mais se aproxima do resultado encontrado)

portanto está correta, pois na prova está com apenas 1 digito após a virgula 10,0%

eu errei tbm, mas verificando esses calculos feito pelo site dos professores, está correto e não cabe recurso.....

Página 60 de 66

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade