Marconi Victor Fontinele
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoAtenção pessoal já montei um bom recurso para a anulação da questão n°50, o que vocês acham? (já enviei pra eles):
“Venho aqui pedir a anulação da questão de número 50 da prova do exame de suficiência CFC 2012.2 realizada no dia 23/09/2012, pois de acordo com o gabarito oficial disponibilizado no dia 26/09/2012 a resposta correta para questão seria letra B.”
- Hipótese para anulação da questão n°50:
“Questão 50 exame de suficiência 2° edição de 2012 do CFC” Prof.ª Karina
Fonte: professorescontabeis.blogspot.com.br
Explicação para a hipótese de correção/incorreção da letra B na questão 50:
“incidente”
in.ci.den.te
adj (lat incidente) 1 Que incide, que sobrevém. 2 Acessório, superveniente. 3 Que cai. 4 Fís Que cai sobre uma superfície refrangente ou elástica (raio de luz ou corpo em movimento). 5Gram Na antiga nomenclatura gramatical, dizia-se da oração adjetiva explicativa. (Esse fenômeno gramatical não entrou nas classificações da N. G. B.) sm 1 Episódio. 2 Circunstância acidental. 3 Fato que sobrevém. 4 Dificuldade que alguém suscita numa questão.
"Que incide" se trata de uma locução adjetiva e não de uma oração adjetiva.
No caso da afirmativa apresentada na questão 50, letra B, de que a expressão "que incide" é uma oração de igual valor sintático a "incidente", que é um adjetivo.
"Que incide" apresenta o mesmo valor semântico de incidente, corroborado pelo verbete do dicionário acima apresentado. Também tem o mesmo valor sintático, que é complemento nominal de tributação.
Afirmativa na letra D, de que "O antecedente do pronome relativo 'que' (linha 12) é 'Telecomunicações'." Também está parcialmente correta, pois semanticamente o setor "Telecomunicações" é o antecedente do pronome relativo 'que', apenas está subentendido ou oculto. No entanto, do ponto de vista morfossintático, o elemento que antecede o pronome 'que' é "setor".
Diante dessas exposições, apresento a hipótese de que há essas 2 possibilidades de análise para a questão 50.
Prof. Karina”
- De acordo com o blog citado a questão de número 50 apresenta 2 duas respostas parcialmente corretas que no caso são a letra B e letra D. Embora depois de feito algumas pesquisas pode-se observar que a letra A esta também parcialmente correta pois a conjunção coordenativa adversativa “No entanto” pode sim ser caracterizado como um advérbio, estando incorreta apenas quanto a obrigatoriedade do uso da vírgula.
Adversativo
adj. Gramática Diz-se das conjunções coordenativas que marcam oposição: mas, porém. (As conjunções coordenativas contudo, todavia, entretanto, no entanto exercem também com frequência a função de advérbio, em reforço à idéia de oposição: embora tivesse trabalhado a vida inteira, não logrou, todavia...
Fonte: http://dicioweb.com.br/adverbio/relacionadas?page=2
- E por último analisando-se a alternativa C que trata das formas verbais “visando”, “analisando-se” e “demostrando” integram orações reduzidas de gerúndio e não particípio, portanto esta incorreta.
Conclui-se que a questão apresenta 3 alternativas parcialmente corretas, caracterizando assim, um perfil de anulação de questão.