x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.961

acessos 282.223

Gabarito 2º exame suficiência 2012 - Contador

Erick Souza

Erick Souza

Iniciante DIVISÃO 2 , Escriturário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 01:10

Boa noite pessoal, segue recurso que formulei referente a questão 30.

Já enviei; mas se quiserem utilizar da mesma fundamentação e melhorarem o mesmo, acho que teremos mais chances.

Venho respeitosamente solicitar a V.Sa. a anulação da referida questão (Nº: 30); tendo em vista que nenhuma das alternativas disponíveis como taxa efetiva de juros, irá resultar no valor futuro de R$ 119.970,00 conforme enunciado da questão.

Tendo em vista que a resposta considerada como correta é de uma taxa efetiva de 10,0% a.a. e que a taxa real apurada em tal operação é de 10,0826...%a.a.; podemos afirmar que as “Regras de Arredondamento na Numeração Decimal” (ABNT NBR 5891 de Dezembro de 1977), foram negligenciadas. Tendo em vista que se a intenção fosse para assinalarmos a taxa arredondada em uma casa decimal após a virgula; a resposta correta deveria ser 10,1%a.a.

Fundamentação: ABNT NBR 5891:1977
“1. OBJETIVO
Esta norma tem por fim estabelecer as regras de arredondamento na Numeração Decimal.
2. REGRAS DE ARREDONDAMENTO
2.1 Quando o algarismo imediatamente seguinte ao último algarismo a ser conservado for inferior a 5, o último algarismo a ser conservado permanecerá sem modificação.
2.2 Quando o algarismo imediatamente seguinte ao último algarismo a ser conservado for superior a 5, ou, sendo 5, for seguido de no mínimo um algarismo diferente de zero, o último algarismo a ser conservado deverá ser aumentado de uma unidade.
2.3 Quando o algarismo imediatamente seguinte ao último algarismo a ser conservado for 5 seguido de zeros, dever-se-á arredondar o algarismo a ser conservado para o algarismo par mais próximo. Conseqüentemente, o último a ser retirado, se for ímpar, aumentará uma unidade.
2.4 Quando o algarismo imediatamente seguinte ao último a ser conservado for 5 seguido de zeros, se for par o algarismo a ser conservado, ele permanecerá sem modificação.”

Com base no exposto, em especial ao Art. 2.2; solicito formalmente a anulução da referida questão.

Termos em que pede deferimento;

Atenciosamente.

Suelen

Suelen

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 01:34

Compreendo o que o colega Robson Fernandes Vilanova diz. Muitos autores citam gastos é o caso do Padoveze.

Custeio por Absorção: Segundo PADOVEZE (1997, p.234 Apud SCHERRER, 2012, p.58): “É o método tradicional de custeamento, onde, para se obter o custo dos produtos, consideram-se todos os gastos industriais, diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. Os gastos industriais indiretos ou comuns são atribuídos aos produtos por critérios de distribuição.”

GEORGE MATIAS DE FREITAS

George Matias de Freitas

Iniciante DIVISÃO 5 , Agente Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 08:51

Oi Galera

Também estou na expectativa da anulação de pelo menos uma questão...e olha que já é pela segunda vez. Só não entendo pq alguns colegas entram em pilha por conta da opinião divergente do outro acerca de uma mesma questão, chegando a aconselhá-lo a desistir de interpor o recurso. Acho que ele só terá o que ganhar e o outro nada a perder. Vamos nos unir, vamos incentivar os colegas a entrarem com recursos em todas as questões q acharem q existe a menor possibilidade que seja de anulação. Ou então ACHO q deveria ficar calado ou ir comemorar sua aprovação em outro lugar.

Junior Lops

Junior Lops

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 08:56

Essa questão 19,

eu estou achando que é até piada de quem está falando que é resposta D...

Vocês deram uma olhada nas normal blz, custo variavel = custos variaveis + despesas variaveis...

Mais leiam a pergunto pessoal...
ele quer saber apenas o custo variavel do CPV... CUSTO DOS PRODUTOS... ou seja, NUNCA entrara despesa de vendas no custo dos produtos...

isso é basico...

Questões que cabem recurso:
12,34,42,50,30 e talvez 25 se for fundamentada.

Alem dessa 39 que eu acabei de ler o post da nossa colega...
Dessas questões acima, acertei 3, mas nem por isso vou tirar elas do meu conceito, o que é certo é certo...

Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 09:10

Pessoal estou acompanhando as discussões no fórum em relação ao Custeio Variável, estou achando uma perca de tempo tremenda nessa questão como o nosso amigo Francisco Ferreira de Carvalho, já vem falando um bom tempo Custo e Despesa são coisas completamente diferentes uma pessoa que não seja da nossa área dizer que custo é mesma coisa de despesa ate entendo mas contadores, analistas, estudantes de contabilidade não é admissível.

Pois bem veja o que fala o ilustre mestre Eliseu Martins:

Custeio Variável, só são alocados aos produtos os custos variáveis, ficando os fixos separados e considerados como despesas do período, indo diretamente para resultado; para os estoques só vão, como conseqüência, custos variáveis.

Acho que ficou claro o que o mestre Eliseu Martins explanou acima Custo é Custo, Despesa é Despesa.

Em nenhum momento foi citado despesa variável...

Tem gente confundindo Margem de Contribuição com Custeio!

Despesas Variáveis realmente entra no calculo da Margem de Contribuição somente no Calculo.

MC = PVunit – (CVunit – Dvunit)

Então vamos querer parar de mudar a contabilidade...

E deixo aqui meus agradecimentos para aqueles que colaboraram para que eu passa-se no exame 27 pontos !

Renan Felix

Renan Felix

Bronze DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 09:18

Pessoal, so uma pergunta quem pude me esclarecer:

Como se resolve a questão nº 11, eu errei mas sei que foi por bobeira mesmo, so queria saber de uma resolução, se alguem puder me esclarecer tal duvida agradeço.

Obrigado pessoal.

VANESSA

Vanessa

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 09:36

Ontem conversei com meu professor sobre a questão 42 e ele confirmou que a mesma está errada....

Reversão de provisão para questões judiciais é uma receita, ou seja,

D- Provisão para processos judicias
C - Receita com reversão de provisão

confrontando as receitas e as despesas temos: 30.000-12000= 18.000

no gabarito diz q a alternativa correta é a A, mas está errado, a questão correta é a B.
Mas neste caso seria uma alteração no gabarito ou uma questão para ser anulada????

BEATRIZ SATO

Beatriz Sato

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 09:36

Bom dia,
Estava verificando a questão 19, a alternativa C que saiu no gabarito, está correta. Pois se fosse incluir a despesa variavel, não poderiamos. A despesa variável descrita na questão é de VENDAS e não para produção.
Ou seja, não faz parte do custo de produção.

George Oliveira

George Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 09:40

Glayse Marques Borges e Rafael Bondes só olhar em postagem anteriores que verão que tem recursos de diversas questões comentadas.

"A razão forma o ser humano, o sentimento o conduz." - Jean-Jacques Rousseau
JOSEANE

Joseane

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 09:51

Galera, segue recurso para questão 12.

Venho por meio desta, pedir a anulação da questão de número 12 da prova do exame de suficiência CFC 2012.02 realizada no dia 23/09/2012, pois de acordo com o gabarito oficial disponibilizado no dia 26/09/2012 a resposta correta para questão seria letra (A) e segundo as fundamentações abaixo descriminadas não existe alternativa correta.

QUESTÃO 12: DIZ “O VALOR DESTINADO PARA DIVIDENDOS É DE:”

NESTE CASO ENTENDE-SE QUE DIVIDENDO É OMISSO, POIS NA QUESTÃO NÃO É INFORMADA A PARCELA DOS LUCROS PARA DISTRIBUIÇÃO AOS ACIONISTAS.

Segundo a : LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.
Art. 202. Os acionistas têm direito de receber como dividendo obrigatório, em cada exercício, a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as seguintes normas: (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)
I - metade do lucro líquido do exercício diminuído ou acrescido dos seguintes valores: (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)
a) importância destinada à constituição da reserva legal (art. 193); e (Incluída pela Lei nº 10.303, de 2001)
b) importância destinada à formação da reserva para contingências (art. 195) e reversão da mesma reserva formada em exercícios anteriores; (Incluída pela Lei nº 10.303, de 2001)
Segue abaixo cálculo dos dividendos:

(+) R$ 70.000,00 - LUCRO DO EXERCÍCIO
(-) R$ 3.500,00 (70.000,00 X 5%) - RESERVA LEGAL-
(+) R$ 25.000,00 - REVERSÃO DO TOTAL DAS RESERVAS PARA CONTINGÊNCIAS
(=) R$ 91.500,00 - LUCRO LÍQUIDO AJUSTADO (BASE DE CÁLCULO) *
50% (METADE DO LUCRO AJUSTADO)
=45.750,00 (DIVIDENDO OBRIGATÓRIO, CONSIDERANDO QUE O ESTATUTO FOI OMISSO),

O gabarito oficial considerou R$ 91.500,00 – 50.000,00 = R$ 41.500,00
Segundo a Lei: R$ 91.500,00 *50% = R$ 45.750,0

Por esses motivos solicito anulação da questão 12.

VANESSA

Vanessa

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 09:55

tenho medo desse gabarito ser alterado Fábio..... tem algumas questões q o pessoal tah falando q cabe recurso, mas na questão tem a resposta correta no gabarito q tah errado..... eu acertei 24 tenho medo d cair rsrsrsrs

hj vou perguntar sobre a questão 07.... tenho amigos na sala que colocaram a letra C pq IRRF é recuperável, eu coloquei a letra D pq na questão dizia impacto líquido (chute). Amanhã conto pra vc's o q a minha prof. disse rs.

renilda da conceicao rates

Renilda da Conceicao Rates

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 09:57

Fiz o exame de suficiencia, no domingo também.
Estou com duvidas na questão 15.

Alguém pode respondê-la.
O gabarito extra-oficial diz que letra A.No entanto acho passivel de recurso, uma vez que houve uma permuta entre ativos e não está sendo levando em conta, alterando o valor do ativo.

Obrigada

Renilda Rates
Auxiliar Contábil
PerfilContabilidade & Assessoria
[email protected]
renilda da conceicao rates

Renilda da Conceicao Rates

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 10:34

Francisco.

Mas no momento em que a controladora, adquiri as ações da controlada. Ela retira dinheiro do banco e transforma em ações. Desta forma:
Banco - 100.000
Aquisição (50.000)
Saldo 50.000
Investimento - 50.000

Total do Ativo 100.000

Emprestimo (5.000)

Total do Ativo 95.000

(+) Ativo da Controlada - 55.800

Saldo ativo consolidado = 150.800

Observe que no momento em que a controladora adquiri as ações, não reduz o ativo, somente tranfere do banco para investimento. Ocorrendo uma permuta entre ativos.

Renilda Rates
Auxiliar Contábil
PerfilContabilidade & Assessoria
[email protected]
EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2 , Controller
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 10:38

Renilda da Conceicao Rates,

Se vc observar, no exemplo que deu, vc está duplicando o ativo da controladora, pois, ao consolidar os saldos vc tem 50.000 no ativo como ações e mais 50.000 no ativo da controlada, só que isto não está correto.

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

vinicius bueno

Vinicius Bueno

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 10:38

Bom Dia Colegas,

Gostaria de saber se vcs concordam com o gabarito da 31 tb??
Não consigo achar a resposta "A" conforme o gabarito...a minha deu "C"

Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 10:46

Pessoal referente a 15 acredito que não cabe recurso ate entendo que a pergunta foi mau formulada por não dizer se o valor do ativo é antes ou depois da compra mas se olharmos com seriedade notamos que é depois da compra logo a resposta é a A.

Na Controladora

D – Investimentos Controladas/Coligadas (ANC) 50.000,00
C – Caixa ou Bancos (AC) 50.000,00

D – Empréstimos a Receber - Controladas/Coligadas (ANC) 5.000,00
C – Caixa ou Bancos (AC) 5.000,00

Na Controlada

Na venda de aquisição de controle não e necessário fazer lançamento!
Como o enunciado não trata de ágio e deságio entende-se que o PL seja 50.000,00

D – Caixas ou Bancos (AC) 5.000,00
C- Empréstimos a Pagar - Controladas/Coligadas (PNC) 5.000,00

No Balanço Consolidado tenho que eliminar 55.000,00 50.000 que a soma do Investimento mais o empréstimo chegaríamos num balanço consolidado de 100.8000,00

Controladora X 55.8000,00

(-) Eliminação de Empréstimo/Investimento (55.000,00)
(+) Controlada Y 100.000,00
(=) Balanço Consolidado 100.8000,00

Resposta A

Página 62 de 66

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade