Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 7.081

citações para partidas dobradas

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 29 setembro 2012 | 16:44

Francisca Antonia,

Este método, desenvolvido pelo Frà Luca Paccioli, na Itália, século XV, hoje universalmente aceito dá início a uma nova fase para a Contabilidade como disciplina adulta, além de desabrochar a Escola Contábil italiana, que iria dominar o cenário contábil até o início do século XX.
O método consiste no fato de que para qualquer operação há um débito e um crédito de igual valor ou um débito (ou mais débitos) de valor idêntico a um crédito (ou mais créditos). Portanto, não há débitos sem créditos correspondentes
.

Marion, José Carlos Contabilidade Básica / José Carlos Marion. - 7. ed. - São Paulo: Atlas, 2004. Página 152.

Apesar do professor Marion colocar em seu livro que foi o Frei Luca Paccioli quem desenvolveu o método das partidas dobradas, outros autores afirmam que ele tratou de forma mais clara e objetiva o método já existente quando publicou o seu livro em 1494.


Sds,

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sábado | 29 setembro 2012 | 17:20

Boa tarde, Francisca Antonia Gomes Aquino


Reforçando a opinião de nosso amigo Plácido Filho, consta que:

Na idade média, comprovadamente em 1494, foram encontrados registros da utilização do método das partidas dobradas, que determina que não pode haver um débito sem o seu respectivo crédito, e vice-versa; Em convenções internacionais, outros historiadores insistem que este método já era utilizado há pelo menos 300 anos anteriores a 1494, supostamente no Egito; porém, embora estas observações sejam consideráveis, elas não estão evidenciadas por documentos. É devido a este impasse que se estabeleceu a afirmação de que este método tem data e autor desconhecidos, sendo aceitável que a fundação de tal método tem sua origem na idade média.

Esta matéria está em meu blog: clique aqui, e este texto foi produzido com base na seguinte obra:

Sá, Antônio Lopes de. História geral e das doutrinas da contabilidade. - São Paulo, Atlas: 1997

E para complementar estes argumentos é possível colher mais subsídios na seguinte obra de domínio público, disponível no site do Conselho Federal de Contabilidade; o livro também é de autoria de Antônio Lopes de Sá, cujo título é "Luca Pacioli: um mestre do renascimento". clique aqui

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade