Igor Sousa Santos
Bronze DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeBoa tarde pessoal,
Sou graduando em Ciências Contábeis, estou no 4° Semestre, e gostaria de tirar uma dúvida com relação a formação de preços em empresas de Prestação de Serviços.
Meu professor de Contabilidade Gerencial pediu para que criássemos uma empresa bem simples, cujo objeto social seria a prestação de serviços de fitness (academia de ginástica/musculação). Ele pediu para que o trabalho fosse o mais simples possível, não sendo necessário calcular impostos nem nada do tipo, apenas verificar o investimento que seria necessário para abrir a academia, calcular o preço de venda do serviço e elaborar os DRE's pelo método de Custeio Variável.
Até a parte de relação dos gastos (compra de equipamentos, contratação de seguro e etc.), e de classificação ocorreu tudo bem, porém, fiquei preso na parte de cálculo do preço de venda, e ele é necessário para que eu possa elaborar os DRE's. As informações que eu tenho até o momento, são:
--- Classificação dos gastos:
Investimentos (compra de equipamentos + moveis e utensílios em geral)
R$ 103.788,50
Custos Fixos
R$ 12.900,00
Despesas Fixas
R$ 11.754,00
Custos Variáveis
R$ 500,00
--- Investimento inicial Total:
Compra de equip. + custos + despesas + capital de giro para 12 meses
R$ 326.436,50
--- Retorno esperado sobre o Investimento inicial (5%):
R$ 326.436,50 x 0,05 = R$ 16.321,83
--- Quantidade de clientes (matriculas):
750 alunos/matrículas
...enfim, eu procurei na internet como calcular preços de venda em prestação de serviços, mas não encontrei nada concreto, que explicasse passo-a-passo como fazer o cálculo, pois não quero simplesmente a resposta, quero entender como é feito. Também não sei se falta alguma informação. De qualquer forma eu gostaria que me ajudassem a calcular o preço de venda (matrícula). E se puderem colocar um passo-a-passo do cálculo, explicando o que foi feito, eu agradeceria muito.
Fico no aguardo da resposta.
Agradeço desde já!