x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 10

acessos 2.453

Leitura, Análise e Interpretação de Demonstrações

Fabiana Flores Lima Sedano

Bronze DIVISÃO 4 , Professor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 13:19

Boa tarde, estou fazendo um trabalho de encerramento de Semestre em Contabilidade, Sobre Leitura, Análise e Interpretação de Demonstrações Contábeis - A empresa para meu trabalho é a Klabin referencia 2011/2010, fiquei com dúvida em algumas questões e gostaria se fosse possível que alguém me ajudasse.

As questões são as seguintes:

g. O total das reservas constituídas no período.
q. O resultado operacional.
v. Relativamente a situação econômica, comente os resultados apresentados, focando se a situação melhorou ou piorou.
w. Relativamente à situação financeira, comente os resultados apresentados, focando se a situação melhorou ou piorou.

Das 23 questões estas 4 são as que não consegui fazer, se alguém puder me ensinar como descobrir as respostas, cálculos e Contas que precisarei utilizar para resolver tais questões, ficarei muito grata.

Até mais...

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 10:01

Fabiana, bom dia!

Sobre as reservas, você pode retirar a informação do DMPL, essa informação é para estar bem clara no Relatório da Klabin.

O resultado operacional, pode ser retirado da DRE.

A situação econômica, é uma opinião sua com base nas informações divulgadas na DF's, entre elas o BP, DMPL e DVA. Sugiro utilizar os indices de Grau de Endividamento, Rentabilidade, Produtividade, Grau de Solvencia, etc, para que você consiga fundamentar sua opinião.

A situação financeira, é uma opinião sua com base nas informações divulgadas na DF's, entre elas o BP, DRE, DFC. Sugiro utilizar os indices de Liquidez, Solvencia, etc para que consiga fundamentar sua opinião.

Abs

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 10:46

Obrigada Leandro, mas não consegui entender o que você quis me explicar, sou novata no assunto. Por exemplo quando se pede o Total das Reservas Constituídas quais contas eu deveria somar para ter este resultado?

Você disse que o resultado operacional pode ser retirado do DRE, mas o que eu devo observar para ter este resultado?

Sobre a situação financeira ele falou para observarmos o Demonstrativo de Fluxo de caixa, mas não sei como tirar estas informações, quando a empresa possui DOAR, faz-se o cálculo entre obrigações e aplicações, mas na Klabin tenho que trabalhar com DFC e neste demonstrativo não sei quais informações utilizar.

Caso tenha entendido minha dúvidas e possa me socorrer fico grata.

até mais...

mas mesmo assim valeu a sua ajuda, eu que ainda não entendo muito do assunto.

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 11:38

Fabiana,

Quando estava na faculdade, achava que sabia de tudo. Terminei a faculdade em 2005 e sai sem saber de nada, 7 anos após ter terminado, percebi que sei menos ainda.

As dúvidas existe para serem tiradas, por isso que você consultou o site e por isso que tem pessoas que participam do site para tirá-las.

Vamos lá.

1º - O que entendi do seu professor, ele quer ver a movimentação da Reserva, para isso você deve consultar a todas as colunas que fazem referência de reservas (Ex. Reserva Estatutária, Reserva de Lucro, Reserva de Reavaliação, Reserva Legal, etc.). Consultando o site da CVM, verifiquei no DMPL da KLABIN observa-se uma perda de reserva no valor de R$ 724.414.000 no período de 2011, as explicações desta perda está nas linhas da DMPL.

2º O resultado operacional, observei que no caso da Klabin em 2011 foi de R$ 796.705 conforme o item 3.05 no site da CVM.

3º No site da CVM tem o DFC, no DFC você extrai o saldo inicial do último período (item 6.05.01) e subtrai pelo saldo final (item 6.05.02). Observe se houve aumento ou diminuição do caixa, as justificativas estão no próprio DFC e faça um comentário pessoal. Se coloque na situação de investidora vendo o relatório, o que você acharia? Lembrando que a situação financeira, você tem que pensar no caixa da empresa. utilize os indices de liquidez para comparação, acredito que ele te ajudará também na sua análise.

4º Sobre a situação Econômica, você não fez nenhum comentário, ainda resta dúvida?

Abs

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 11:47

Leandro, obrigada pelo detalhamento, quanto a Situação Econômica eu utilizei as informações que professor havia utilizado em sala de aula, que seria o cálculo do Lucro Líquido de um ano menos o do ano anterior.

Vou tentar fazer as questões de acordo com as informações que você me forneceu. Acho que agora devo conseguir, qualquer coisa peço sua ajuda de novo se você não se importar?

E mais uma vez obrigada.

Abraços...

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 13:51

Ok.

Consulte o seguinte link:

www.rad.cvm.gov.br

Após consulta, puxe as seguintes informações:

1º Quadro - DFs Consolidadadas
2º Quadro - Demonstração de mutação do patrimônio líquido.

Assim que consultado, repare a coluna "Reservas de Lucro" no DMPL que houve uma redução do saldo inicial, para o saldo final.

Essa redução é sinônimo que as reservas da entidade diminiui, ok?

Se diminuiu, qual foi o motivo?

O motivo é apontado nas linhas, por exemplo a linha 5.04 tem o valor diminuindo de -700.132, ou seja, entendo que uma das justificativas de diminuição da reserva da empresa, foi que teve alguma transação com o Capital de Sócio.

Então tem que ser feito análise de linha a linha nesta coluna, para que você consiga chegar na opinião.

Agora a simples análise de totais de reserva constituída no período, entendo que no caso da Klabin teve uma diminuição da reserva de 724.414 (fórmula: Item 5.01 - Item 5.07 = -724.414)

Não sei se estou conseguindo ser claro?

Se haver dúvidas, vamos tentar tirá-las, ok?

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 14:46

Leonardo quanto os totais de reserva o meu professor me deu a seguinte resposta por e-mail:

"Total das reservas constituídas.
A variação entre o saldo de um ano e outro tem várias motivações. O que se deseja são as mutações derivadas de "constituição de reservas, de todas as reservas."

Você consegue entender?

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 15:53

Fabiana,

(meu nome é Leandro... kkk)

A colocação do seu professor ficou subjetiva demais, dentre a colocação tive a impressão que estamos indo pelo caminha certo e também a impressão que estamos indo pelo caminho errado.

Quando ele fala "A variação entre o saldo de um ano e outro tem várias motivações", ok!

Quando ele fala "O que se deseja saão as mutações derivadas de constituição de reserva", tenho a impressão que ele quer que você justifique através do DMPL as mutações que ocorreram no período.

Se for isso que ele quer, o que justifica a mutação, são as linhas 5.04.01, 5.04.04, 5.06.02; 5.06.03; 5.06.04; 5.06.05; 5.06.06; 5.06.07; 5.06.08; 5.06.09; 5.06.10; e 5.06.11 do link que te enviei anteriormente.

Abs

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 16:08

Ok Leandro e desculpe pela gafe.

Obrigada por tudo, você me ajudou muito, acho que vou conseguir dormir melhor esta noite, sou muito ansiosa, e não descanso até conseguir resolver o que preciso, valeu mesmo pela força.

mais uma vez obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: