Francisco Abanali
Iniciante DIVISÃO 3 , AçougueiroOlá, boa noite a todos.
Minha dúvida refere-se ao Capital de Giro, mais precisamente à Necessidade de Capital de Giro. Estou tendo muita dificuldade em entender o conceito.
Pelo que eu entendi até agora, a equação:
Ativos Circulante - Passivos Circulantes = Capital de Giro Líquido, que indica a liquidez da empresa, aonde valores positivos indicariam que a empresa tem fundos suficientes para pagar suas dívidas operacionais, enquanto valores negativos indicariam que a empresa corre riscos.
O que eu não entendo é o que a Necessidade de Capital de Giro indica.
Se separarmos os Ativos Circulantes e os Passivos Circulantes em Operacionais e Financeiros, sendo os Operacionais salários, Impostos e Fornecedores, teremos que:
Ativos Circulantes Operacionais - Passivos Circulantes Operacionais = Necessidade de Capital de Giro.
Então, vamos supor que eu tenha $500 em Ativos Circulante Operacionais e $400 em Passivos Circulantes Operacionais. Pela equação acima, minha Necessidade de Capital de Giro é de $100.
Mas o que é $100 ??? Que Necessidade é essa ? Significa que eu vou precisar levantar $100 nesse mês, além das despesas ? Significa que eu vou precisar levantar só $100 no mês que vem ? Por que 100 ?? O que é esse valor exatamente ? Veja bem, minha dúvida não é apenas o que é a Necessidade de Capital de Giro, mas O QUE SIGNIFICA O VALOR QUE ELA MOSTRA.
Se alguma alma caridosa puder me tirar da miséria que é ficar nessa dúvida, porque, aparentemente, a internet não é grande o suficiente para conter nela a resposta.
Obrigado.