x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 9

acessos 22.240

O que significa o valor encontrado pelo NCG ?

Francisco Abanali

Francisco Abanali

Iniciante DIVISÃO 3 , Açougueiro
há 12 anos Domingo | 24 fevereiro 2013 | 22:04

Olá, boa noite a todos.

Minha dúvida refere-se ao Capital de Giro, mais precisamente à Necessidade de Capital de Giro. Estou tendo muita dificuldade em entender o conceito.

Pelo que eu entendi até agora, a equação:

Ativos Circulante - Passivos Circulantes = Capital de Giro Líquido, que indica a liquidez da empresa, aonde valores positivos indicariam que a empresa tem fundos suficientes para pagar suas dívidas operacionais, enquanto valores negativos indicariam que a empresa corre riscos.

O que eu não entendo é o que a Necessidade de Capital de Giro indica.

Se separarmos os Ativos Circulantes e os Passivos Circulantes em Operacionais e Financeiros, sendo os Operacionais salários, Impostos e Fornecedores, teremos que:

Ativos Circulantes Operacionais - Passivos Circulantes Operacionais = Necessidade de Capital de Giro.

Então, vamos supor que eu tenha $500 em Ativos Circulante Operacionais e $400 em Passivos Circulantes Operacionais. Pela equação acima, minha Necessidade de Capital de Giro é de $100.

Mas o que é $100 ??? Que Necessidade é essa ? Significa que eu vou precisar levantar $100 nesse mês, além das despesas ? Significa que eu vou precisar levantar só $100 no mês que vem ? Por que 100 ?? O que é esse valor exatamente ? Veja bem, minha dúvida não é apenas o que é a Necessidade de Capital de Giro, mas O QUE SIGNIFICA O VALOR QUE ELA MOSTRA.

Se alguma alma caridosa puder me tirar da miséria que é ficar nessa dúvida, porque, aparentemente, a internet não é grande o suficiente para conter nela a resposta.

Obrigado.

Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 24 fevereiro 2013 | 22:53

Caro Francisco, tentemos esclarecer esses conceitos.

O conceito da NCG, é um dos pontos analisados pelo Modelo de Análise Dinâmica, elaborado por Fleuriet (por isso também chamado de Modelo Fleuriet). Esse modelo procura evidenciar as as fontes de as aplicações de recursos de uma empresa e a forma de tais recursos trabalham em favor da mesma.

Ao se considerar que todo Passivo é uma fonte de recurso e todo Ativo é uma Aplicação de recurso, essas fontes e aplicações podem ser dividas em financeiras, operacionais ou permanentes, sendo que o primeiro ponto a se avaliar são os as fontes e aplicações operacionais. São os recursos operacionais que devem gerar riqueza para a empresa.

Logo se sua empresa possui R$ 500,00 em Ativos Operacionais, logo ela necessita ter R$ 500,00 aplicados para poder gerar os resultados da empresa. Ao se avaliar os Passivos Operacionais, vê-se que a empresa possui R$ 400,00 dessas "fontes expontâneas" (salários, fornecedores, impostos, etc.). Sendo assim, a empresa precisa de R$ 500,00 e recursos e possui R$ 400,00 de fontes expontâneas. Dessa forma ela necessita que a empresa disponha de mais R$ 100,00 de Capital de Giro, que dentro do modelo Fleuriet, o Capital de Giro é sempre encontrado dentro das fontes permanentes da empresa.

Mas essa NCG, nem sempre indica que a empresa busca os R$100,00 em fontes permanentes. A verdade é que a empresa necessita de mais R$100,00 de outras fontes de recursos, que não sejam as fontes Operacionais (expontâneas). Pode ser que ela busque esses 100,00 em fontes financeiras (capital oneroso: emprestimos e financiamentos) ou permanentes.

Espero ter ajudado, caso ainda tenha restado alguma dúvida a respeito do conceito de NCG, fique a vontade para questionar novamente.

Walter Oliveira.
Francisco Abanali

Francisco Abanali

há 12 anos Domingo | 24 fevereiro 2013 | 23:35

Olá, Walter, boa noite. Muito obrigado por dedicar seu tempo em responder minha dúvida.

Infelizmente, por estar iniciando no estudo da contabilidade, o entendimento completo de alguns termos ainda me fogem.

Por exemplo, é de meu entendimento que Ativos Circulantes Operacionais são constituídos da verba que eu possuo disponível para pagar minhas despesas. Em outras palavras, entendo como Ativo Circulante Operacional tudo aquilo que pode ser convertido em dinheiro rapidamente(a curto prazo) para ser usado na manutenção da empresa - gastos com salários, impostos e fornecedores, que, por sua vez, é o que eu entendo como Passivo Circulante Operacional, ou seja, contas do passivo vinculadas ao ciclo operacional da empresa.

Daí decorre minha dúvida: no exemplo que eu dei eu tenho $500 em Ativos Circulantes Operacionais e $400 em Passivo Circulante Operacional.

Se eu tenho $500 e devo $400, por que eu precisaria de mais $100 ? Os 500 são suficientes para cobrir a dívida de 400. E os 100 seriam o que sobra após o pagamento da dívida, não o que me falta.

O que eu estou entendendo errado ?

Desculpe minha ignorância.

Abraços.

Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

há 12 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2013 | 11:54

Pois bem Francisco. Esse conceito de análise Dinâmica não se fixa em somente avaliar se a empresa possui Ativos suficientes para pagar seus passivos. O intuito dessa análise é avaliar quanto de recursos a empresa necessita para colocar sua atividade em operacão, ou seja, quanto de ativos operacionais ela necessita para "girar" a atividade da empresa. A saber, ela ncessitará, principalmente de estoques e das contas a receber, visto que se ela vende a prazo, ela terá esses saldos a serem recebidos e enquanto não recebe ela precisa de recursos "em caixa" para suprir esse prazo de recebimento.

Vale ressaltar que Ativo Circulante Operacional NÃO TEM NADA A VER com Ativo Circulante. São outras reclassificações do balanço.

Obviamente, além desses recursos a empresa ainda terá outros ativos circulantes (Caixa, Bancos, aplicações financeiras), mas que não fazem parte dos recursos operacionais, eles são financeiros.

Conforme Balanço disponível nesse link: clique aqui Veja que a empresa possui R$ 500,00 de Ativos Operacionais e ainda possui mais R$ 250,00 de Ativos Financeiros (R$750,00). Se avaliar seus Passivos ela possui R$ 400,00 de Passivos Operacionais + R$ 300,00 de Passivos Financeiros (R$ 700,00). Logo pode-se avaliar que a empresa possui mais Ativos do que dívidas (de curto Prazo). Porém ao se avaliar de onde o dineiro vem e pra onde ele está indo, veja que as fontes (Passivos) não casam com suas destinações (ativos), tendo em vista que a empresa precisa de 500 de aplicações operacionais, sendo as fontes operacionais só lhe dão 400. Assim ela precisa buscar outras fontes de recursos (permanente ou financeiras). Esse é o conceito da Necessidade de Capital de Giro, a empresa ainda necessita de mais 100,00 pra fazer seus ativos operacionais girarem. Ela precisa buscar mais 100 pra investir nesses ativos, ou em fontes de longo prazo (permanentes) ou em empréstimos (fontes financeiras).

Nesse meu exemplo, veja que a empresa necessita de 100 de Capital de Giro e se calcular o Capital de Giro (CDG) da empresa ela só possui 50. Assim ela necessita de 100, mas só dispõe de 50. Logo ela ainda precisa buscar mais 50 em outra fonte de recurso.

Então você parte pra avaliar a situação da parte financeira. A empresa possui 250 de ativos financeiros e possui 300 de dividas financeiras. Isso demonstra que a empresa está com 50 de dívidas financeiras para manter a necessidade operacional (NCG/ Ativos Operacionais) da empresa.

Toda essa análise é uma forma de ver como está o desempenho financeiro e econômico da entidade. De onde o dinheiro está vindo e pra onde ele está indo. Você pode perguntar e respoder. As fontes de recursos operacionais são suficientes para manter as atividades operacionais? Se não, onde é que eu estou buscando esses recursos que me faltam?

Bons estudos.

Walter Oliveira.
Francisco Abanali

Francisco Abanali

há 12 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2013 | 16:01

Olá, Walter, deixa ver se eu entendi.

Vamos considerar duas situações, e em ambas o meu Capital de Giro (Passivos Permanentes - Ativos Permanentes) é de $50:

A primeira:

Ativos Circulantes Operacionais $500
Passivos Circulantes Operacionais $400
NCG = $100

A segunda:
Ativos Circulantes Operacionais $400
Passivos Circulantes Operacionais $500
NCG = -($100)

Na primeira situação, a NCG me indica que há uma sobra de $100 na minha necessidade de capital de giro, me permitindo, assim, aplicar meu capital de giro para render juros, por exemplo.

Na segunda situação, a NCG me indica que eu preciso levantar $100 para poder cumprir minhas metas, mas como eu já tenho $50 de capital de giro, só preciso levantar $50.

Desculpa estar te enchendo o saco.

Abraços

Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

há 12 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2013 | 17:21

Não é encheção de saco caro Francisco. Todos estão aqui pra poder ajudar e também ser ajudados em algum momento.

Mas a verdade é que nos seus dois casos, você está com um entendimento "invertido". Pois na primeira situação, ONDE ATIVOS OPERACIONAIS SÃO SUPERIORES A PASSIVOS OPERACIONAIS, você necessita de Capital de Giro.

Uma coisa que precisa ficar claro, antes de se entender esse modelo de avaliação é que Passivos são origens (fontes ) de recursos e todo Ativo é uma Aplicação (destinação) de recursos.

Como eu disse anteriormente, Ativo Circulante Operacional NÂO é Ativo Circulante e esse modelo de avaliação não tem como objetivo avaliar se a empresa tem ativos suficientes para pagar passivos, uma vez que ele ignora a formulação de capitais próprios e capitais de terceiros. Sendo assim O Balanço sempre vai fechar e num total os ativos sempre serão iguais aos passivos.

O que esse modelo tenta evidenciar é de que forma que a empresa tem buscado recursos para financiar as atividades.

No seu primeiro caso, se a empresa tem mais Ativos Operacionais do que Passivos Operacionais, logo ela tem mais aplicações do que origens de recursos. Ou seja, ela tem um total de 500,00 reais operacionais "trabalhando" sendo que ela só possui 400 operacionais de origens.

Dessa forma ela precisa financiar o restante de suas aplicações operacionais (Ativos Operacionais) com uma outra fonte. Já que ela não tem mais fontes operacionais.

Onde ela pode buscar essas outras fontes? Ou no permanente (Capital de Giro) ou "no banco" (fontes financeiras).

Imagine nessa mesma situação. Que sua empresa tenha esses mesmos 500 de ativos e os 400 de passivos operacionais. Se ela tiver somente 50 de Capital de Giro (origens permanentes) ela conseguiria aplicar em aplicações financeiras? Não, pois o Balanço não fecharia.

Ela passaria a ter 50 de APlicações + 500 de Ativos Operacionais. Um total de 550 de Ativos. E ela teria 400 de Passivos + 50 de CDG resultano num total de 450 de Passivos.

Como já disse anteriormente. O OBJETIVO DESSA ANÀLISE é visualizar onde você busca recursos e onde você aplica. Se você está financiando suas atividades com recursos Permanentes, Operacionais ou se você tem necessitado de recorrer a emprestimos para desenvolver suas atividades.

Walter Oliveira.
Francisco Abanali

Francisco Abanali

há 12 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2013 | 18:36

Walter, obrigado pela ajuda que tem me dado.

OK, acho que encontramos a fonte da minha dúvida. Você disse:

"Uma coisa que precisa ficar claro, antes de se entender esse modelo de avaliação é que Passivos são origens (fontes ) de recursos e todo Ativo é uma Aplicação (destinação) de recursos."

É isso que eu não consigo entender, talvez você possa esclarecer melhor para mim: como é que Passivos podem ser fontes de recursos se indica dinheiro que está saindo, não entrando. Uma fonte de dinheiro não é algo que lhe dá dinheiro ?

Então, no link que vc proporcionou na sua segunda resposta, clique aqui, no Passivo Operacional, temos lá, por exemplo, o quanto devo pagar aos Fornecedores, ou seja, $200,00.
O que eu entendo é que lá está indicando que eu tenho que pagar $200,00, não que eu estou ganhando $200,00 dos meus fornecedores. Eles não estão me pagando $200,00, eu que devo à eles. Então como isso pode ser uma fonte de $200,00 ?

Da mesma forma os salários. Eu tenho que pagar aqueles $150,00 de salário aos meus funcionários. Eu não vou receber $150,00 deles, eles não são uma fonte de $150,00.

Aí tem o Ativo. No mesmo link temos lá Clientes, $200,00. O que eu entendo é que eu tenho $200,00 a receber de clientes. Aí sim eu consigo ver os Clientes como fontes de $200,00, só que nesse caso, eles estão no Ativo.

Talvez você consiga elucidar esses conceitos para mim.

Mais uma vez agradeço a compreensão.

Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

há 12 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2013 | 18:53

Peguemos como exemplo o caso dos fornecedores.

Eles são uma fonte de recurso tendo em vista que o fato completo para que haja um fornecedor (conta a pagar) é que você comprou mercadorias a prazo, por exemplo, no valor de 200. Se é assim, eu peguei 200 em mercadorias do meu fornecedor e apliquei no meu estoque. Enquanto eu não pagar esse fornecedor, ele é a fonte do recurso que está aplicado no meu estoque. Caso eu tivesse pago a vista, a fonte teria sido o Caixa ou o Banco.

Os salários também pode-se entender como uma fonte de recursos ("fonte de mão de obra" a grosso modo dizendo). Seu funcionário trabalhará pra você, produzirá mercadorias (que ficarão no seu ativo), venderá mercadorias (que irá para seu ativo como contas a receber ou Caixa/ Banco), e enquanto você não pagar esse salário, ou seja, você tiver Salários apagar, aquele valor de dívida é uma fonte que você utilizou para empregar (aplicar, destinar) nos seus ativos.

A visualização que se deve ter é nesse sentido.

Não sei se você é estudante de contabilidade, mas NORMALMENTE (não é 100%), todo crédito contábil representa uma origem e todo débito representa uma aplicação. Dependendo você pode até ignorar esse último parágrafo, mas serve para reflexão àqueles que possuem dúvidas em Débito x Crédito.

Walter Oliveira.
Francisco Abanali

Francisco Abanali

há 12 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2013 | 20:58

Acho que estou entendendo.

O Ativo Operacional mostra quanto e em quais recursos Operacionais você está aplicando o dinheiro obtido do Passivo Operacional, que, por sua vez, mostra quanto e de quais fontes vocês obteve o dinheiro para a manutenção dos recursos Operacionais da empresa. A NCG indica o quanto faltou ou sobrou desses recursos obtidos.

Se o valor for positivo, não foi levantado dinheiro suficiente das fontes, então busca-se esse valor ou no Capital de Giro ou em empréstimos.

Se o valor for negativo, há uma sobra de dinheiro.

Mas ainda me falta uma dúvida: eu consegui entender o Passivo Operacional como fonte ao invés de gastos. Basta visualizá-lo de acordo com o fim a que se destina: a manutenção da empresa. Dessa forma, ele passa a ser uma fonte.

Mas estou com dificuldade de fazer o mesmo com o Ativo Operacional. Principalmente a respeito de Clientes. Como podem os Clientes serem considerados aplicações se o valor que consta lá indica o que ELES pagaram, não o que eu apliquei ? E quanto ao estoque, o valor contido ali indica o quanto eu já vendi, ou o quanto eu comprei e tenho parado ?

Obrigado

Francisco Abanali

Francisco Abanali

há 12 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2013 | 23:00

Na verdade, continua complicado, e vou dizer por quê:

Entendi perfeitamente que o Passivo Operante é uma fonte de recursos.

Mas saindo da esfera Operante, cada ítem do Passivo Operante é uma conta a pagar.

Então, considere esse link: clique aqui

Os Ativos Operantes (aplicações) somam $159.000,00
Os Passivos Operantes (financiamentos) somam $58.500,00
A NCG é de $100.500,00

Vamos supor que eu levantei esses $100.500,00

Agora, a NCG não tem como considerar qualquer outra despesa que eu possa vir a ter, além das despesas contidas ou como aplicação no Ativo Operante ou como Conta a Pagar no Passivo Operante, se considerarmos o Passivo Operante não mais na esfera Operante. Então a NCG entrega um valor que considera APENAS as depesas ali discriminadas.

Então, com $100.500,00 no bolso eu vou lá e pago os $42.000,00 que eu devo aos meus fornecedores. Depois eu pago meus $6.000,00 de impostos, e para terminar eu pago o resto das minhas despesas de $10.500,00, e tudo isso totaliza $58.500,00.

Só que eu tinha $100.500,00. Agora eu tenho $42.000,00.

Aparentemente, eu só precisei de $58.500,00 para pagar as minhas despesas. Da onde vem esses outros $42,000,00 que a NCG achou ? Com certeza não é de outras despesas que eu possa vir a ter, porque ela não calculou essas despesas.

Esses $42.000,00 não têm siginifcado nenhum ! Eles não significam o Passivo não mais Operacional, mas como contas a pagar, vezes 2, o que poderia significar uma tentativa de garantir o financiamento do próximo ciclo; eles não significam o Ativo Operante menos os Clientes, o que poderia significar o estoque ainda a ser convertido em dinheiro menos o dinheiro já garantido; eles não significam o Passivo dividido por dois vezes 4 (sei lá, eu já tô tentando qualquer coisa). Esse valor de $42.000,00 NÃO SIGNIFICA NADA ! Ele parece ser aleatório, porque ele informa um valor de capital de giro "necessário" mas não justifica essa necessidade.

Porque mesmo se eu considerar parte do Ativo Operante como despesas a serem pagas, ainda assim o valor está incorreto. $58.500 de contas a pagar + Estoque matéria prima ($15.000) + Estoque de produtos acabados (39.000,00) = 112.500,00. Agora a gente tem um valor ainda maior do que a NCG. Se eu juntar os clientes então, é mais do que o dobro da NCG.

Vai entender...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade