x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 1.455

saldo negativo bancario

daniel de sousa

Daniel de Sousa

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 13:12

Gostaria de saber a opinião dos nobres colegas a respeito de saldo negativos bancários,alguns autores de renome afirmam que deve-se debitar o saldo e creditar como se fosse um empréstimo no passivo. no entanto não fico a vontade para fazer tal lançamento uma vez que as disponibilidades não irão retratar um saldo verdadeiro.

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 23:16

Olá Daniel, na minha humilde opinião, concordo com o que esses autores afirmam, não sei se existe alguma norma técnica pra isso mas penso que no Ativo as únicas contas com saldo credor devem ser as contas redutoras. Entendo o seu raciocínio quanto as disponibilidades, mas quando a empresa está usando o limite bancário na verdade é um empréstimo você não concorda? (Excência sobre a forma, lembra?).
Por exemplo se a empresa tem 10 mil no caixa e saldo negativo de (10.000) na conta bancária, ainda assim ela tem um saldo disponível de 10.000 você não concorda?
Eu no dia a dia lanço este valor negativo do banco em uma conta de limite bancário utilizado (Passivo) no dia 31/12 e no dia 01 do ano subsequente faço a reversão.

Esta é minha opinião...
Espero ter ajudado.

uelton da hora

Uelton da Hora

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 00:43

Caro Daniel,

Concordo com o que o amigo Jaison postou e também com o que diversos autores afirmam, este é o procedimento a ser seguido, esteja certo disso.

Abs!

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 10:34

Daniel,
A exposição do colega Jailton é perfeita.
Ademais, caso você passe por uma auditoria esta é uma reclassificação obrigatória para você melhor demonstrar a real situação da empresa.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig
GABRIEL PORTUGAL DONASOLO

Gabriel Portugal Donasolo

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 09:34

Bom Dia!

Eu concordo com a opinião dos autores, pois o saldo do banco é uma disponibilidade e não há como você ter disponivel uma nota de -R$ 10,00 no Banco, e se você esta com saldo negativo esta utilizando o limite da Conta, por este motivo você tem uma divida com o banco por isso o lançamento no passivo.

Att. Gabriel Donasolo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade