x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 6

acessos 6.139

Auditoria em Condomínios.

Sidney Gomes

Sidney Gomes

Bronze DIVISÃO 5 , Consultor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 13:28

Pessoal, bom dia!

Vou começar a realizar auditoria em condomínios. Tenho um boa experiência em grandes empresas de auditoria. Meu objetivo, e elaborar a minha metodologia para realização dessas atividades para estes clientes.

Gostaria de saber, dos colegas, se alguém tem alguma material (apostila, livros, slides) sobre a este tipo de auditoria. Gostaria também de saber se alguém já fez ou faz este tipo de auditoria.

Desde já, eu agradeço.

Obrigado

Sidney Gomes
Contador, Graduando em Direito, Auditor e Consultor
LEONARDO FARIA

Leonardo Faria

Bronze DIVISÃO 3 , Perito(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 23:53

Olá Sidney,

Não sei se te ajuda, mas trabalho como Perito Judicial aqui no DF em alguns processos de Prestação de Contas dos Administradores (Síndicos) de Condomínios, e na Perícia Judicial analisar-se-á basicamente o seguinte:

Verificar na contabilidade, a legitimidade das dívidas, das contas a receber e dos saldos contábeis como um todo;
Apurar o abuso da firma social por dolo ou fraude ou atos de improbidade ou de excesso dos poderes contratuais;
Apurar a Dilapidação do patrimônio (conta Bancos, principalmente);
Verificar a existência de apropriação indébita por parte do administrador;
Saida ou entrada de caixa sem os respectivos comprovantes em documentação idônea e que sejam afetos ao Condomínio;
Despesas disfarçada/inventadas;
Uso indevido de bens que podem ser cedidos, danificados ou vendidos a preço vil;
Débito ou crédito do Administrador;
Existência de uma contabilidade "paralela" ou mesmo contas bancárias paralelas;
Fraude a credores e empregados;
Improbidade do gestor do capital;
Abuso ou excesso de poder;
Falsidade na escrita contábil e fiscal: registro de fatos ou atos que não ocorreram;
entre outros.

Leonardo Faria