x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 6

acessos 6.139

Auditoria em Condomínios.

Sidney Gomes

Sidney Gomes

Bronze DIVISÃO 5 , Consultor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 13:28

Pessoal, bom dia!

Vou começar a realizar auditoria em condomínios. Tenho um boa experiência em grandes empresas de auditoria. Meu objetivo, e elaborar a minha metodologia para realização dessas atividades para estes clientes.

Gostaria de saber, dos colegas, se alguém tem alguma material (apostila, livros, slides) sobre a este tipo de auditoria. Gostaria também de saber se alguém já fez ou faz este tipo de auditoria.

Desde já, eu agradeço.

Obrigado

Sidney Gomes
Contador, Graduando em Direito, Auditor e Consultor
LEONARDO FARIA

Leonardo Faria

Bronze DIVISÃO 3 , Perito(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 23:53

Olá Sidney,

Não sei se te ajuda, mas trabalho como Perito Judicial aqui no DF em alguns processos de Prestação de Contas dos Administradores (Síndicos) de Condomínios, e na Perícia Judicial analisar-se-á basicamente o seguinte:

Verificar na contabilidade, a legitimidade das dívidas, das contas a receber e dos saldos contábeis como um todo;
Apurar o abuso da firma social por dolo ou fraude ou atos de improbidade ou de excesso dos poderes contratuais;
Apurar a Dilapidação do patrimônio (conta Bancos, principalmente);
Verificar a existência de apropriação indébita por parte do administrador;
Saida ou entrada de caixa sem os respectivos comprovantes em documentação idônea e que sejam afetos ao Condomínio;
Despesas disfarçada/inventadas;
Uso indevido de bens que podem ser cedidos, danificados ou vendidos a preço vil;
Débito ou crédito do Administrador;
Existência de uma contabilidade "paralela" ou mesmo contas bancárias paralelas;
Fraude a credores e empregados;
Improbidade do gestor do capital;
Abuso ou excesso de poder;
Falsidade na escrita contábil e fiscal: registro de fatos ou atos que não ocorreram;
entre outros.

Leonardo Faria
Perito Contábil - DF
@Oculto

Sidney Gomes

Sidney Gomes

há 10 anos Segunda-Feira | 21 julho 2014 | 12:56

Olá Leonardo, boa tarde amigo!!

Muito obrigado pela sua ajuda. Ajudou e muito.

Você teria algum plano de trabalho ou metodologia que pudessem compartilhar comigo? Se possível, claro. Seria de grande ajuda.

Um forte abraço e espero retribuir a ajudar.

Sidney Gomes

Sidney Gomes
EDSON

Edson

Iniciante DIVISÃO 3 , Auditor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 23:48

Boa noite,

E ai Sidney, conseguiu algum material de auditoria em condomínio??
Também estou começando um trabalho de auditoria em condomínios e é muito difícil achar algum material.

Att;

Edson

Sidney Gomes

Sidney Gomes

há 10 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 10:47

Olá Edson, tudo bem?

Pelo que eu pesquisei, não há um material específico direcionado para auditoria em condomínio. Por conta disso, entrei em contato com algumas empresa que fazem auditoria em condomínio e comecei a elaborar um metodologia, ou seja, os passos necessários deste o início dos trabalhos até a entrega do relatório final. a metodologia está em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade e NBC-TA.

Você morar em São Paulo? Poderíamos conversar pra fazermos uma parceria.

Um abraço.

Sidney Gomes

Sidney Gomes
FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 16:53

Olá, Sidney, tudo bem? Meu caro, estou sendo demandado para realizar um serviço de auditoria de condomínios aqui em Brasília e logo pensei em aproveitar o seu rico material. Você conseguiu finalizá-lo? Seria de grande valia se você pudesse compartilhar com o grupo! Um abraço!

No mais, desejo sorte e sucesso sempre!

Francisco Costa Carneiro
Auditoria/Contabilidade/Controladoria e Finanças
Linked In: Francisco Costa Carneiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade