x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 5

acessos 14.268

Como iniciar na Pericia?

Jessica Bastos

Jessica Bastos

Bronze DIVISÃO 4 , Estagiário(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 14:33

Pessoal, boa tarde.

Acho a carreira de Pericia muito interessante e tem chamado bastante a minha atenção. Neste semestre na faculdade estou tento aula a respeito de Pericia e pelo jeito que o professor diz, a chance de você se tornar perito é bem remota se você não tiver algum conhecido na área pois o juiz vai querer saber quais são os processos que você já participou e a dificuldade esta justamente ai: conseguir o processo.

Vocês que estão na área, são peritos do que? Como conseguiram ingressar na área? Sou obrigada a fazer concurso?

Estava pensando em assistir alguns processos no fórum já que descobri que qualquer pessoa pode assistir, mas será que isso pode influenciar?

Visitante não registrado

há 11 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 19:27

Jessica Bastos, Boa noite!

Essa área é bem interessante sim.

Qualquer profissional da área contábil devidamente registrado junto ao órgão CRC, pode ser perito judicial, extrajudicial e etc., desde que tenha total domínio sobre o assunto a ser desenvolvido os trabalhos.

Para você poder se habilitar como perita judicial você precisa realizar a solicitação junto ao fórum da comarca onde você deseja realizar os trabalhos, cumprindo todas as exigências e aguardar o Juiz dessa comarca te nomear para alguma pericia.

Espero ter te ajudado.

Fico a disposição para falar mais sobre o assunto.

THIAGO RIBEIRO TEIXEIRA

Thiago Ribeiro Teixeira

Bronze DIVISÃO 4 , Economista
há 11 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 11:51

Bom dia!

Jessica,

Para a pratica de atividade de pericias preliminarmente requer conhecimento específico sobre
a matéria pretendida, ou seja, escolher algumas matérias em que você tenha domínio.
E preciso se atualizar sempre buscar conhecimento e ainda conciliar com o conhecimento
jurídico, visto que é necessário realizar leituras para entender os pedidos das partes e ainda
entender o comando judicial.
De outro vértice, recomendo inicialmente a atuação como assistente técnico, ou seja, atuar
para as partes, juntamente com um profissional qualificado em experiência no ramo para
então lhe passar dicas e formas de conduzir esses trabalhos.

A disposição

Thiago Ribeiro
Economista/Perito
Brasilia-DF

FERNANDO MENDES

Fernando Mendes

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Domingo | 30 março 2014 | 10:50

Jessica,

"o fato é que somente o juiz nomeia o Perito, e o advogado indica o Assistente Técnico, também é fato que a sua escolha advém de várias fontes de informações que influenciam o juiz e o advogado responsáveis pela escolha e, portanto, são importantes de serem considerados e analisados.

Na perícia contábil, no núcleo do poder encontra-se o juiz responsável pela nomeação do perito.

Em torno do juiz encontram-se servidores públicos do cartório que exercem profissionalmente uma influência sobre o juiz, apresentando informações sobre os peritos relativos ao relacionamento com o cartório, qualidade do conteúdo do laudo, pontualidade no cumprimento dos prazos processuais e estética dos laudos.

As críticas ou elogios dos servidores do cartório balizam para o juiz o desempenho do perito."

vou lhe encaminhar o texto na íntegra:
periciacontabil.blogspot.com.br

Fernando Mendes
contador

Roselene Alves

Roselene Alves

Prata DIVISÃO 5 , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 14:35

Sou tecnica contabil, tenho um escritorio, e bastante experiencia na área trabalhista e gosto muito de fazer cálculos trabalhistas das reclamatórias. Posso fazer cálculos extra judiciais para os advogados das partes? Divulgar meu trabalho, ou não?

x

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade