x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 2

acessos 1.205

pericia contabil

ana carolina ferreira aguiar

Ana Carolina Ferreira Aguiar

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 20 abril 2016 | 15:15

boa tarde gostaria de saber eu como contadora de uma empresa onde são quatro socios estou correta em dizer aos socios que está havendo operações suspeitas na empresa feitas por um dos socios e informar essas operações a COAFI.
pois fui duramente criticada pelo PERITO CONTABIL por ter revelado que haviam operações suspeitas na empresa para os outros três sócios e por ter informado a respeito para a COAFI. O perito contábil, está correto nesse sentido?

Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 12:58

Ana,
creio que você está correta no seu pensamento. Importante apenas tomar certos cuidados, pois numa situação como essa que envolve interesses e valores de várias pessoas. Todo cuidado é pouco, o sócio (prejudicado) que está gerando esses desvios pode tomar ações que prejudicando você mesmo sabendo que você está correta.
Já vi acontecer algo similar em outra empresa, para não causar grande alarde e prejudicar pessoas que nada tem a ver com o problema. A estratégia foi de realizar um processo de auditoria para se isentar das responsabilidades do processo.

Claro que estou colocando essas informações analisando de fora sem conhecer nada da empresa, ou seja se for uma empresa familiar, melhor reunir os demais e abrir o jogo.

De uma forma ou de outra cautela neste caso é muito importante.

Mas a melhor solução pra mim é abrir o jogo com os demais, tentando não se prejudicar.

Abraço

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade