x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 5

acessos 678

Perito e assistente

KELLY

Kelly

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 10:25

Bom dia, sou contadora e tenho experiência em cálculos trabalhistas de liquidação de sentença e gostaria de saber se posso trabalhar como contadora autônoma fazendo cálculos de liquidação de sentença ou trabalhar pra escritórios prestando esse serviço sem estar cadastrada no Cadastro Nacional de Peritos ou tenho que estar cadastrada ?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2019 | 08:28

Kelly,

Se for na função de perito assistente, você não precisa estar cadastrada no CNPC, bastando apenas entrar em contato com algum perito de sua comarca e tentar negociar os trabalhos. O mesmo pode ser feito com advogados que poderão lhe indicar em processos para acompanhar laudos dos peritos oficiais.

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
JEFFERSON SILVA DAMASCENO

Jefferson Silva Damasceno

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 17 setembro 2019 | 23:01

Boa noite nobre Kaik!

Acredita-se, s.m.j., que o formalizado esteja no caminho de ser mudado, pois como pode um profissional assistente técnico, nos moldes do CPC, está fora da fiscalização profissional, sem Educação Continuada comprovada e totalmente desvinculado de quaisquer das regras que atingem o Perito, não estou desmerecendo os profissionais existentes, mas acredito que as regras também devem atingir o Assistente Técnico.

O senhor é o meu pastor! Nada me faltará!

Jefferson Silva Damasceno
CRC/DF: 017827/O-2 - CNPC/CFC: 2541
Fones: (61) 9 8561-6413 / 9 9191-8590 (whatssap)
e-mail: [email protected]
Adejar Rodrigues

Adejar Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Perito(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2019 | 11:48

     Bom Dia! Prezada Kelly e Demais Colegas
Apenas para reafirmar o que os colegas comentaram na minha opinião técnica as duas argumentações estão corretas,e a meu ver tudo caminha para o que posso chamar de afunilamento em relação aos assistentes técnicos trabalharem também, o que nos posiciona para também sermos de alguma forma fiscalizados quando atuamos como perito assistente.

Abraço e sucesso a todos.

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2019 | 17:42

Boa tarde!

Bom dia, sou contadora e tenho experiência em cálculos trabalhistas de liquidação de sentença e gostaria de saber se posso trabalhar como contadora autônoma fazendo cálculos de liquidação de sentença ou trabalhar pra escritórios prestando esse serviço sem estar cadastrada no Cadastro Nacional de Peritos ou tenho que estar cadastrada ?

Pode sim.

Explico: Uma coisa é fazer pericia contábil (função do perito contador diante de um juízo) outra coisa é fazer fazer cálculos trabalhistas (função do contador ou qualquer outro profissional com expertise para tal).

Há de se dizer que até Advogado faz Cálculos Trabalhistas, e agora com o programa PJECALC, ficou mais fácil ainda. 

Obviamente se a sua intenção é atuar como Contadora Autônoma, o minimo que você terá que ter é o CRC ATIVO.
Mas mesmo que você não tivesse o CRC ativo, nada te impede de fazer cálculos trabalhistas, pois o importante é a sua expertise.
Mas com o CRC dá mais confiança as partes e para o Advogado que te pediu os cálculos.

Sobre o CNPC, você apenas necessitará deste se um dia você quiser atuar na área de Pericia Contábil, que é diferente de atuar como Calculista.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.