x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 3

acessos 642

Ativo formado em 10% pelo C Receber e 40% composto pelos Estoques. a auditoria contratada, deve:

Tânia Januze

Tânia Januze

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 11 abril 2019 | 14:08

 Respondi a questão abaixo e o professor disse que estava incorreta a qual assinalei. Poderiam me ajudar?  Na minha opinião a correta é a Nº 4 e para o Prof. e Coordenação da UNI9, seria a 2 a opção correta. Discordei e argumentei com pesquisa que fiz e mesmo assim não anularam.

A empresa Master Game S.A. temo seu Ativo formado em 10% pelo Contas a Receber e 40% composto pelos Estoques.
Dessa forma, a auditoria contratada, ao realizar seus serviços, deve:

1 Confrontar com os fornecedores o saldo de contas a receber e determinar a realização de inventário físico pela empresa.
 
2 Validar a existência de todos os clientes,mediante verificação do cadastro de clientes da empresa e realizar com sua
equipe técnica, inventário físico para confirmação dos Estoques.
 
3 Ressalvar em parecer o Contas a Receber por não ser possível auditar por amostragem e recalcular a apropriação dos custos.
 
4 Realizar o procedimento de circularização para confirmação dos saldos de contas a receber e acompanhar o inventário físico
realizado pela entidade.

 
5 Proceder à conferência de 100% do faturamento e realizar inventário físico na
empresa, para confirmar a existência dos estoques.

JEFFERSON SILVA DAMASCENO

Jefferson Silva Damasceno

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 11 abril 2019 | 18:47

Boa noite nobre Tânia Januze!

Primeiramente, esclarece-se que essa questão é muito parecida com uma do Concurso da Prefeitura de Natal - RN para Auditor do Tesouro Municipal, realizada em 2008 e que a Banca foi a ESAF. E nesta questão a resposta correta foi a Letra "C", que retratava que: "realizar o procedimento de circularização para confirmação dos saldos de contas a receber e acompanhar o inventário físico realizado pela entidade.". Contudo, após vários comentários sobre aquela acredita-se que o mais viável é: "O procedimento de auditoria nas contas a receber mais viável é a circularização aos fornecedores para confirmação dos débitos e valores a pagar. E aos estoques a inspeção e a contagem são os procedimentos de auditoria mais viáveis.".

Informa-se que após algumas consultas encontrei outros comentários sobre cada item, que seguem formalizados abaixo:
a) sobre o item "1" que: "Dessa forma, a auditoria contratada, ao realizar seus serviços, deve confrontar com os fornecedores o saldo d e contas a receber e determinar a realização de inventário físico pela empresa.". Estaria Errada, pois o correto seria o auditor, através da circularização, obter a confirmação d os saldos das contas a receber;
b) sobre o item "2" que: "Dessa forma, a auditoria contratada, ao realizar seus serviços, deve validar a existência de todos os clientes, mediante verificação do cadastro de clientes da empresa e realizar com sua equipe técnica, inventário físico para confirmação dos Estoques.". Estaria Errada, pois validar a existência de todos os clientes não é um procedimento adequado para ser aplicado sobre as contas a receber. Observe que o fato dos clientes existirem não confirma que os mesmos tem relação comercial com a empresa, sendo, neste caso, necessário a aplicação da circularização, obtendo diretamente deles a confirmação dos saldos da contas a receber;
c) sobre o item "3" que: "Dessa forma, a auditoria contratada, ao realizar seus serviços, deve ressalvar em parecer o Contas a Receber por não ser possível auditar por amostragem e recalcular a apropriação dos custos.". Estaria Errada, pois o examinador não fornece evidências que possam levar a concluir que estaria correto por parte do auditor ressalvar seu relatório e/ou parecer, não sendo este o procedimento adequado;
d) sobre o item "4" que: "Dessa forma, a auditoria contratada, ao realizar seus serviços, deve realizar o procedimento de circularização para confirmação dos saldos de contas a receber e acompanhar o inventário físico realizado pela entidade.". Estaria Correta, pois ao efetuar a circularização, o auditor visa receber informações de terceiros para confirmar os saldos de contas a receber, podendo ser além de sua própria existência. Acompanhar o inventário físico é uma das formas de se checar o estoque da empresa. Portanto, pode-se concluir que estes procedimentos serão adequados; e
e) sobre o item "5" que: "Dessa forma, a auditoria contratada, ao realizar seus serviços, deve proceder à conferência de 100% do faturamento e realizar inventário físico na empresa, para confirmar a existência dos estoques.". Estaria Errada, pois o auditor não deve aplicar a conferência de 100% do faturamento. Nos moldes da NBC TA 500, item A53, o auditor pode decidir que será mais apropriado examinar toda a população de itens que constituem uma classe de transações ou saldo contábil, quando, por exemplo:
       I) a população constitui um número pequeno de itens de grande valor;
       II) há u m risco significativo e outros meios não fornecem evidência de auditoria apropriada e suficiente; e
       III) a natureza repetitiva de um cálculo ou outro processo executado automaticamente por sistema de informação torna um exame de 100% eficiente quanto aos custo.

Diante do exposto, entende-se que a resposta correta seria o item "4", s.m.j., mas caso seu professor persista que a resposta correta seja o item "2" questione-o  como seria possível dentro da literatura de auditoria e requeira exemplos personalizado.

Atenciosamente,

O senhor é o meu pastor! Nada me faltará!

Jefferson Silva Damasceno
CRC/DF: 017827/O-2 - CNPC/CFC: 2541
Fones: (61) 9 8561-6413 / 9 9191-8590 (whatssap)
e-mail: [email protected]
Tânia Januze

Tânia Januze

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 11 abril 2019 | 19:51

Muito obrigada, Jefferson!!

Enviei para o Profº os seus argumentos e a prova em PDF da ESAF, mesmo assim ele descorda da minha resposta que foi a mesma que a sua, como sendo a alternativa verdadeira.

Segue resposta dele:

A validação dos clientes está pautado na materialidade, uma vez que tal conta poderá impactar em diversos diversos índices. O fato de certificar sobre a existência dos clientes, poderá ser realizado da seguinte forma:

1- Verificar se o montante constante no contas a receber (clientes) possuem as respectivas notas emitidas e os boletos correspondente para a formação do valor contabilizado;

2 - As empresas ao emitirem suas respectivas notas fiscais, informaram os dados cadastrais dos clientes e essas informações são disponibilizadas aos auditores quando solicitado para a devida análise.
O conteúdo está embasado na aula: Programa de Auditoria do Ativo, item (a) Existência. 

Atenciosamente, 
Autor Prof. Vagner Venet - Uninove

Atenciosamente,
Prof. Otacilio M. Souza
Coordenação do curso de Ciências Contábeis

f. Vagner Venet - Uninove

JEFFERSON SILVA DAMASCENO

Jefferson Silva Damasceno

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 11 abril 2019 | 22:38

Boa noite nobre Tânia Januze!

Sendo assim não tem o que fazer, já que ele entende que esta errada. Contudo, caso encontre alguma outra informação lhe enviarei, caso contrário é aceitar a manifestação dele.

O senhor é o meu pastor! Nada me faltará!

Jefferson Silva Damasceno
CRC/DF: 017827/O-2 - CNPC/CFC: 2541
Fones: (61) 9 8561-6413 / 9 9191-8590 (whatssap)
e-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.