x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 2

acessos 293

Honorários de Perícia Judicial

ROBSON LUIZ FERNANDES RIBEIRO

Robson Luiz Fernandes Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 23 maio 2019 | 17:11

Olá, colegas.
Estou para fazer minha primeira perícia, e irei encaminhar minha proposta de honorários. Já calculei os meus custos, porém não sei se está dentro do valor comum. Já busquei diversas referências, e os valores variam muito. Pesquisando nos sites de várias associações, encontrei os seguintes valores:
SESCON RS  -         R$654,18/H
SINDICONTA BA - R$367,62/H
ASPECON GO -      R$310,00/H
APEPAR PR -  R$450,00/H
TJPI PI -           R$90,00/H (2017)

Por gentileza, se alguém puder me dar uma referência do que seria um valor razoável, agradeço imensamente.
Trata-se da revisão do valor de uma operação financeira.

"De nada adianta crescermos como profissionais se antes não nos tornarmos melhores como seres humanos."
JEFFERSON SILVA DAMASCENO

Jefferson Silva Damasceno

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 28 maio 2019 | 22:03

Boa noite nobre Robson!

Esclarece-se que após ser intimado e ter o processo em suas mãos saberá quanto tempo deverá gastar para efetuar todos os procedimentos. E como já formalizastes que mensurou o seu custo torna-se mais tranquilo saber qual será seus honorários.

Aproveitando o ensejo, informa-se que deve buscar levantamentos dos honorários das instituições de sua localidade e/ou região.

Atenciosamente,

O senhor é o meu pastor! Nada me faltará!

Jefferson Silva Damasceno
CRC/DF: 017827/O-2 - CNPC/CFC: 2541
Fones: (61) 9 8561-6413 / 9 9191-8590 (whatssap)
e-mail: [email protected]
ROBSON LUIZ FERNANDES RIBEIRO

Robson Luiz Fernandes Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 16:10

Agradeço sua colocação, prezado Jefferson, foi brilhantemente explicativo.
O que ocorre, porém, é que, mesmo tendo as horas estimadas, custos calculados, ainda há uma precificação subjetiva, por exemplo: Supondo que meus custos  e margem de lucro, ou seja, os gastos fixos, sejam de R$1.500,00, ainda assim, devido à relevância e complexidade da causa, poderia cobrar um valor entre R$2.000,00 e R$10.000,00, por exemplo. Se a causa fosse, hipoteticamente, de R$5.000,00, cobrar R$10.000,00 pela perícia seria absurdo, ainda que valesse. Por outro lado, se existe um preço médio e eu estiver cobrando muito abaixo do que é praticado, estaria, de certa forma, desvalorizando o trabalho de meus colegas.  O que eu gostaria de saber, simplesmente, são os valores usados como referência. Ao calcular o custo da minha perícia com base nas tabelas dessas associações, achei que estariam em demasia elevados, e fiz com que o valor de uma hora que custava R$435,00 custasse R$75,00, pois o calculo não era tão complexo assim. Enfim, agradeço se alguém que passou pela mesma experiência puder contribuir.

"De nada adianta crescermos como profissionais se antes não nos tornarmos melhores como seres humanos."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.