x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 1

acessos 286

Afastamento por INSS

Bruno Xavier Santos

Bruno Xavier Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2020 | 15:44

Recentemente passei mau com sintomas de COVID 19 o médico me atestou por 8 dias (02/11 a 09/11) CID Z29.0 afastamento - porém fiz o teste no sus como pedido pelo médico do particular e a médica do sus me atestou por mais 14 dias (05/11 a 18/11) CID B34 - isolamento por infecção ao corona vírus .

a minha empresa quer que eu escolha entre o primeiro atestado ou afastamento pelo inss 

mas eu não quero entrar no inss !
sou obrigado a entrar ?
não posso cumprir os 22 dias de atestado sem entrar no inss ?

São CIDS IGUAIS ?

minha supervisora pediu para que eu rasgasse o atestado de 14 dias do sus ! 

o que eu faço ?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2020 | 17:16

Bruno Xavier Santos, boa tarde.

Os dois atestados possuem dias que se coincidem, portanto, eles não se somam, apenas se completam, ou seja, não são 22 dias, são 17 dias de afastamento.

É obrigação da empresa te pagar 15 dias. Os outros 2 dias (ou mais, caso você venha pegar mais atestados) é de responsabilidade do INSS.

Se você não quiser entrar, ok, a decisão é sua, só não terá direito de receber nenhum salário a partir do 16º dia de afastamento.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.